‘É preciso chegar comida na mesa de quem precisa’, reforça Edinho em recepção da 4ª turma do Bolsa Cidadania - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

‘É preciso chegar comida na mesa de quem precisa’, reforça Edinho em recepção da 4ª turma do Bolsa Cidadania

Na recepção às 138 famílias da 4ª turma do Bolsa Cidadania, nesta quinta-feira (18), o prefeito Edinho reforçou que “o princípio básico da vida é a alimentação”. O programa atende famílias em vulnerabilidade social com objetivo de transferir renda para a compra de alimentos e ofertar oportunidades de qualificação profissional e geração de renda.

“Sempre acreditei que a gente deveria ter um programa de segurança alimentar. A gente tem que fazer chegar comida na mesa de quem precisa de comida. Todo mundo quer ter um emprego, pegar o salário e comprar o que precisa em casa. Quando isso não é possível, essas pessoas precisam de ajuda”, disse Edinho no evento, realizado no Centro Internacional de Convenção.

Com a entrada da nova turma, serão 275 famílias beneficiadas ativas pelo Programa Municipal de Combate à Fome e Incentivo à Inclusão Produtiva – Bolsa Cidadania. Desde o início do programa, em 2019, 879 famílias já participaram.

Edinho destacou que mais de 600 famílias se reinseriram no mercado de trabalho e devolveram os cartões, não precisando mais continuar no programa. “O Bolsa Cidadania é uma mão estendida até que vocês retomem suas vidas”, declarou.



O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, deu as boas-vindas aos participantes do programa e pediu para que eles aproveitem essa oportunidade. “Participem com os Cras, engajem-se nesse programa. Aproveitem muito. Coloquem isso na cabeça e no coração de vocês. É um projeto muito bom para vocês. Queremos ver vocês saindo do programa e empregados”, afirmou.

Em uma apresentação ao público, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, mostrou que o número de famílias de Araraquara inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal passou de 14.430 em 2020 para 20.047 famílias neste ano, em razão da crise da pandemia.

“O Bolsa Cidadania faz parte de uma lista de programas que a Prefeitura oferece para que as famílias tenham um colchão social e consigam enfrentar essa situação de vulnerabilidade”, explicou Jacqueline.

Camila Capacle, coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, destacou que o programa resgata a dignidade das famílias. “Vocês estão recebendo a autonomia de escolherem os alimentos e produtos que vão para a casa de vocês. Isso é o resgate da dignidade”, afirmou a coordenadora.

Representando a Câmara Municipal, que aprovou a criação do programa em 2019, a vereadora Thainara Faria (PT) lembrou que o Bolsa Cidadania é uma política pública que deve ser permanente. “Se estivermos ou não no governo, o Bolsa Cidadania tem que continuar. Defendam governos que estão comprometidos com a causa social. Que este seja o início de grandes sonhos na vida de vocês”, declarou.

Em nome de todos os beneficiários do programa, Melissa Ribeiro da Silva fez um discurso emocionado e agradeceu à Prefeitura. “Eu nem sempre precisei [do programa], mas a pandemia veio e, junto com ela, o desemprego e a fome. Dói muito ver o filho pedir uma coisa que você já pôde um dia comprar e, hoje, não consegue mais. O Bolsa Cidadania vai recuperar a minha dignidade”, disse.

Também estiveram na recepção à nova turma o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), a vereadora Filipa Brunelli (PT) e os vereadores Paulo Landim (PT), Guilherme Bianco (PCdoB) e Lucas Grecco (PSL); o chefe de gabinete, Alan Silva; as secretárias Juliana Agatte (Governo, Planejamento e Finanças), Amanda Vizoná (Direitos Humanos e Participação Popular) e Milena Pavanelli (Esportes e Lazer) e os secretários coronel João Alberto Nogueira Júnior (Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública) e Sérgio Pelícolla (Obras e Serviços Públicos); entre outros coordenadores e gestores municipais.

O programa
Os eixos do Bolsa Cidadania são a segurança alimentar e nutricional, a qualificação profissional e inclusão produtiva e o acompanhamento da situação familiar (Assistência Social, Saúde e Educação).

Executado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e pela Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Bolsa Cidadania conta também com um Comitê Municipal responsável por avaliar as isenções e desligamentos dos beneficiários de acordo com os critérios do programa.

Uma Comissão Externa de Acompanhamento também realiza controle externo sobre a realização do programa e recomenda ajustes que entendem serem necessários para torná-lo mais eficiente.

Frentes da Cidadania
Também dentro da área social, a Prefeitura irá recepcionar a 8ª turma do PIIS (Programa de Incentivo à Inclusão Social – Frentes da Cidadania) no próximo dia 30, às 9h, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

O objetivo central do projeto é o combate à exclusão social, oferecendo uma bolsa para que os beneficiários se insiram em cursos profissionalizantes e exerçam práticas profissionais nas áreas em que estejam se qualificando.

A 8ª turma beneficiará 25 pessoas que participarão de formações com técnicos da Prefeitura e cursos como Finanças Pessoais e Economia Doméstica e Cooperativismo e Economia Solidária. Com a nova turma, serão 79 beneficiários ativos no PIIS, sendo que 274 pessoas já passaram pelo programa.

O PIIS é coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo e com o Senac Araraquara.

WhatsApp Edinho Prefeito