‘O racismo é uma doença que precisa ser curada’, destaca Edinho no 20 de Novembro - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

‘O racismo é uma doença que precisa ser curada’, destaca Edinho no 20 de Novembro

O 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra e dos Orixás e Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, no último sábado, foi marcado por muita reflexão e luta por uma sociedade mais justa e sem preconceitos. O prefeito Edinho e autoridades municipais participaram das atividades, na Vila Xavier.

No período da manhã, na Praça Popular, houve apresentações culturais e a concentração de uma marcha que seguiu pela Avenida Padre Antônio Cezarino em direção à Rua 13 de Maio, até a Escola Antônio Lourenço Corrêa.

Na Rua 13 de Maio (que marca o Dia da Abolição da Escravatura) foi realizado um ato de contra-narrativa da nomenclatura da via, reforçando o simbolismo e a importância do 20 de Novembro (data de morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares).

A marcha integrou a programação “Araraquara, Morada do Sol, e não do racismo”, promovida pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, com o objetivo de combater amplamente o racismo estrutural existente e o racismo institucional que ainda ocorre em diversos espaços.

Para além de despertar para reflexão, a ideia da programação de novembro é envolver a população em geral para uma ação prática e efetiva, seja por impacto visual, estímulo à conscientização coletiva, mas principalmente para a valorização da identidade e da cultura afro-brasileira.

“É um dia marcado por muita simbologia. Infelizmente, nós ainda temos manifestações racistas na nossa sociedade. Essa é uma doença que precisa ser curada. Se nós estamos vencendo uma pandemia, vencendo um vírus que significou a maior tragédia humanitária da história brasileira, se unimos a sociedade para superar esse momento, é possível também superarmos o racismo. É possível derrotarmos o racismo”, declarou o prefeito Edinho.

“Uma sociedade verdadeiramente livre e democrática é uma sociedade sem homofobia, sem machismo, sem racismo, sem qualquer forma de preconceito. Que o 20 de novembro seja um momento de reflexão e inspire todos os demais dias do ano. Que possamos, brancos e negros, todos juntos, derrotarmos o racismo e todas as formas de preconceito, além de construirmos uma sociedade justa e igualitária”, complementou Edinho.

Também estiveram na Marcha da Consciência Negra as vereadoras Thainara Faria (PT) e Filipa Brunelli (PT) e os vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e João Clemente (PSDB), representando a Câmara Municipal; a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo; o coordenador de Direitos Humanos, Renato Ribeiro; entre outros coordenadores, assessores e gestores municipais.

Dia Nacional de Zumbi
Instituído no Brasil em 2011, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra – feriado em Araraquara – tem a intenção de estimular o debate e a reflexão mais pontuada em torno de todas as questões que envolvem a população negra no Brasil, focando na busca de mais respeito, reconhecimento de todo legado negro para a formação histórica, cultural, religiosa, gastronômica, esportiva, política, econômica e social na construção do país; e fortalecer o combate à discriminação e ao racismo que ainda permeiam as diversas relações sociais que compõem a dinâmica cotidiana da vida.

A data de 20 de novembro foi definida por se tratar do dia da morte de Zumbi dos Palmares, considerado um dos maiores líderes negros da luta pela libertação do sistema escravagista.







WhatsApp Edinho Prefeito