Edinho assina ordem de serviço para reforma e ampliação na EMEF Rafael de Medina - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho assina ordem de serviço para reforma e ampliação na EMEF Rafael de Medina

Na tarde desta sexta-feira (26), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rafael de Medina recebeu uma solenidade que marcou a assinatura da ordem de serviço para início das obras de reforma e ampliação da unidade escolar localizada no Jardim Eliana.

A escola, que atende 656 alunos, passará por reforma e construção de sanitários, reforma geral do refeitório, dos sanitários do pátio dos alunos, reforma das salas administrativas, construção de sanitários no piso superior das salas de aulas e pintura geral do prédio. A obra é uma demanda eleita no Orçamento Participativo e contará com o investimento de R$ 1.214.228,48 via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O prazo de execução é de 150 dias.

Diante dos alunos que ocuparam as arquibancadas do ginásio, o prefeito Edinho chamou à frente a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, e revelou aos alunos que ela foi aluna da escola. 

Ele aproveitou para explicar aos alunos sobre o funcionamento do Orçamento Participativo. “O Orçamento Participativo é importante e vocês vão entender isso cada vez mais, porque quem decide o que é importante para a cidade não é o prefeito, não são os vereadores, nem os secretários. Quem decide é o povo de Araraquara, que vai às reuniões e diz onde a Prefeitura tem que gastar o dinheiro. É por isso que nós estamos aqui investindo na reforma da Rafael de Medina, para que ela fique cada vez mais uma escola melhor, mais estruturada, mais bonita “, completou o prefeito.

A vereadora Thainara Faria (PT), que representou a Câmara Municipal, também usou uma linguagem didática para conversar com os alunos e propôs um “pacto” para as crianças cuidarem da escola. “Hoje eu quero saudar cada um, cada uma, todos envolvidos nesse processo, todos os adultos e todas as crianças que usam desse espaço”, mencionou.

A secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, que representou todos os secretários da Prefeitura, valorizou dois pontos que marcam o anúncio da obra. “É extremamente importante que a gente possa conciliar duas potências. Uma é a educação, com sua capacidade de mobilizar e construir passos e caminhos para o exercício da cidadania. E a outra potência é o Orçamento Participativo, com intervenções por dentro do Estado e da máquina pública, decidindo efetivamente o que é, onde, quando e quanto é que vamos investir como poder público nas obras, nas reformas, nas políticas públicas e naquilo que o cidadão e a cidadã considerem essencial para a cidade garantir qualidade de vida para todos e cada um”, salientou.

A diretora Valéria da Cruz Melo Rapatão ressaltou a importância da obra. “Graças ao projeto democrático que é a marca deste governo, que preza pela participação popular e decisões coletivas, foi possível a realização desta obra nessa escola. Essa obra é muito esperada para que possamos trabalhar e receber nossos alunos em um ambiente agradável e acolhedor”, declarou.

Angela Aparecida Luvizutto Tasso da Silva, que representou a comunidade escolar e o Orçamento Participativo na solenidade, também ressaltou a relevância da reforma para seus frequentadores. “É um momento muito importante para nossa escola e para todos nós que convivemos nela todos os dias. Chegou o dia que marca o início da renovação, o momento em que nossa escola vai mudar um pouquinho de cara para conseguir receber com um pouco mais de aconchego e ficar muito mais bonita para nossos alunos”, pontuou.

Outras reformas
Vale destacar que em 2021 a Prefeitura já entregou obras de reforma e ampliação no CER Padre Bernardo Plate (Jardim Santa Lúcia), CER Rosa Ribeiro Stringhetti (Jardim América), CER José Pizani (Yolanda Ópice) e CER Professora Honorina Comelli Lia (Jardim Imperador). Em 2020, foram inaugurados o CER Prefeito Clodoaldo Medina, a EMEF Vereador Edmilson de Nola Sá, o CER Professor José Ênio Casalecchi e o CER Professora Lourdes Apparecida Carvalho Prada, todos no Valle Verde. Em 2019, foram reformados o CER Cyro Guedes Ramos (Santa Angelina), o CER Professora Maria Enaura Malavolta Magalhães (Vale do Sol) e o NEJA Irmã Edith. De 2019 a 2021 a Prefeitura investiu um total de R$ 16.791.622,68 nessas unidades.

Também estão previstas obras de reforma e ampliação do CER Jacomina Filippe Sambiase, EMEF Hermínio Pagotto e do CER Waldir Alceu Trigo, CER José do Amaral Velosa, CER Anunciata Lia David, EMEF José Roberto de Pádua Camargo, CER Álvaro Waldemar Colino, CER Adelina Leite Amaral, CER Rosa Broglio Zanin, CER Leonor Mendes de Barros, CER Carmelita Garcez, além da reforma e adequação do prédio para o Cursinho Popular e a construção de um CER e uma EMEF no Valle Verde e um CER no São Rafael.



WhatsApp Edinho Prefeito