Campeãs do basquete feminino são homenageadas na Prefeitura - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Campeãs do basquete feminino são homenageadas na Prefeitura

Nesta quinta-feira (2), a sala de reuniões da Prefeitura de Araraquara recebeu uma homenagem às atletas, comissão técnica e diretoria do Sesi Araraquara, time que conquistou o título do Campeonato Paulista de Basquete Feminino na última quarta-feira (1) ao superar o Santo André no Ginásio Parque Celso Daniel, em Santo André. O evento desta quarta respeitou os protocolos de prevenção ao coronavírus e teve transmissão ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook, onde o vídeo se encontra disponível para visualização.

Esse foi o terceiro jogo da série melhor de três da grande final. A vitória araraquarense foi de virada, já que o Sesi perdeu em casa no primeiro duelo por por 45 a 35. No segundo jogo, no ABC, o time araraquarense se reabilitou ao vencer por 62 a 55. No terceiro e decisivo duelo, o Sesi Araraquara venceu por 62 a 53 e levantou a taça na casa do adversário.

Durante a homenagem na Prefeitura, o prefeito Edinho se mostrou emocionado e lembrou do início do projeto, quando tentou por várias vezes convencer o presidente do Sesi, Paulo Skaf, a patrocinar o time de basquete feminino de Araraquara. “Não é simples manter o projeto fora das quadras e a gente mantém com muita garra, muita vontade e por acreditar muito. O projeto precisava disso, precisava de um título, de um resultado esportivo, para que possamos estruturá-lo e dar a ele uma outra dimensão. Ontem eu fiquei muito emocionado porque você começa a olhar para trás e lembrar desde o primeiro contato com o Skaf até esse título, e foi uma longa jornada”, revelou.

Edinho destacou a superação do time, que teve quatro atletas convocadas para a Seleção Brasileira, que são Aline Moura, Gabriela Sossô, Juliana Maria e Bia. “Um time que entra desacreditado e sai com o título e com quatro meninas na Seleção Brasileira não é qualquer coisa. Estou muito feliz, feliz pelo projeto, feliz por vocês, feliz pela superação de vocês, feliz pela vitória pessoal e pela vitória coletiva que representa esse título. Eu já tive muitas emoções enquanto prefeito no esporte, mas essa com certeza foi a mais forte porque sei o que ela efetivamente representa e o tanto que lutamos para que ela existisse”, completou.

O vereador Paulo Landim (PT), que falou em nome da Câmara Municipal, enalteceu o espírito de luta do grupo. “Quem não tem história não chega a lugar nenhum. Vocês são campeãs porque merecem e esse título é fruto do trabalho de todos vocês. Só vocês sabem o quanto foi difícil e sem sacrifício não chegamos a lugar nenhum. Vocês estão de parabéns”, afirmou.

Milena Pavanelli, secretária de Esportes e Lazer, falou sobre a relevância da conquista. “Vocês com certeza construíram uma história no basquete da cidade de Araraquara. Quero agradecer ao nosso prefeito Edinho, que não mede esforços para o fortalecer o nosso esporte. E aqui está o resultado, tanto do basquete, como da ginástica e das outras modalidades”, apontou.

A presidente da Fundesport, Roseli Gustavo, descreveu a emoção ocasionada pela conquista estadual. “Essa é uma equipe resiliente, que passou por muitas adversidades nessa temporada. Sabemos o quanto essa equipe se superou. Tenho que agradecer as meninas porque o que fizeram nesse campeonato foi sensacional. A torcida era muito grande por esse projeto que tem quatro anos e há quatro anos tínhamos esse grito de campeão preso. Hoje eu vejo que tudo o que passamos valeu a pena”, articulou.

O coordenador de Alto Rendimento da Secretaria de Esportes e Lazer, Édio Lopes, valorizou a participação do prefeito Edinho na implantação da equipe. “Tudo isso só foi possível porque temos um prefeito que acredita, incentiva e quer ver a cidade de Araraquara ser a capital do esporte. Ele incentiva, tem o apoio da Câmara Municipal e da população. Araraquara, se não foi a única, foi uma das únicas cidades que não deixaram de pagar o incentivo do esporte. Então esse é um reconhecimento da secretaria, das atletas, da cidade e de todas as outras modalidades”, explanou.

Adelmo Franzoni, coordenador de qualidade de vida do Sesi, que representou o diretor Alexandre Minghin, também elogiou o empenho do poder público no projeto. “Em nome do Sesi de Araraquara, não podemos deixar de evidenciar a parceria com a Prefeitura, com a Secretaria de Esportes. Eu acho que quando o projeto tem um propósito maior, naturalmente ele que se encaixa”, ponderou.

Em sua fala, o técnico Fábio Appolinário destacou o orgulho que sente de suas comandadas. “É um momento muito especial para nós. Conseguimos fazer história com o basquete em Araraquara. Nem nos nossos melhores sonhos imaginávamos isso. Nem nossos familiares e nem os nossos torcedores poderiam esperar que estivéssemos aqui hoje. Mas mesmo diante das piores dificuldades, nós acreditamos e trabalhamos muito. E quando se trabalha da maneira como nós trabalhamos, se entregando, livres de egoísmo e de vaidade, o resultado não poderia ser diferente”, resumiu.

A ala Gabriela Sossô, cestinha do campeonato, falou sobre o momento especial em sua carreira. “Esse é o melhor time que eu já joguei e quero agradecer o apoio de todos, da Prefeitura, do Sesi e do nosso técnico, que acreditou no nosso trabalho. Estou muito feliz por ajudar a trazer esse troféu para Araraquara”, exaltou.

A ala/armadora Erika Leite revelou que antes mesmo de jogar em Araraquara já admirava o projeto. “É um prazer fazer parte dessa equipe. Sempre, de fora, eu via esse projeto como muito bom e quando tive a oportunidade de vir para cá, me senti muito feliz. Conviver no dia a dia com esse time fez mudar todas as nossas perspectivas e fomos muito felizes nessa caminhada”, resumiu.

Capitã do time, a pivô Aline Moura aproveitou seu discurso para citar o nome de todas as jogadoras do elenco e agradeceu o comprometimento do grupo. “Quero dizer, em nome de todas, que estamos muito felizes por esse momento e agradecer pelo trabalho de todos que estiveram juntos, tanto aqueles que nos apoiam, quanto aqueles que estão no nosso dia a dia. Sabemos o quanto foi difícil, o quanto de dificuldades que tivemos, mas todos fomos guerreiros e estamos aqui hoje”, completou.

A solenidade contou ainda com a presença dos vereadores Fabi Virgílio (PT) e Lucas Grecco (PSL).

WhatsApp Edinho Prefeito