Edinho assina ordem de serviço da reforma da Emef Luiz Roberto Salinas Fortes - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho assina ordem de serviço da reforma da Emef Luiz Roberto Salinas Fortes

O prefeito Edinho esteve na Emef Luiz Roberto Salinas Fortes, no Jardim Paraíso, na tarde desta quinta-feira (2), para participar da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para início das obras de reforma da unidade. A obra, orçada em R$ 1.018.386,73, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vai beneficiar 619 alunos matriculados na Emef do Jardim Paraíso e foi eleita pela comunidade daquela região no Orçamento Participativo (OP) de 2019.

O serviço será executado pela empresa Tecnocon Engenharia e Construções Ltda EPP, representada na cerimônia por Beatriz Massafera.

Estão previstos no projeto a reforma e recolocação de todos os vitrôs das salas de aulas, reforma do telhado, reforma de canaletas para melhor escoamento de águas pluviais e pintura geral do prédio.

“Essa escola foi construída em 2004 também através do OP; nesta região só havia o CAIC do Vale do Sol, então, a população se organizou e escolheu como prioridade a construção dessa unidade, que foi entregue como uma das mais modernas da época. O tempo passou e agora o prédio precisa de recuperação. Mais uma vez a comunidade conseguiu a reforma. Mais uma conquista alcançada por meio do OP, que é a forma do povo participar das decisões do governo”, declarou Edinho durante a solenidade. “É assim que funciona o orçamento participativo e é assim que o povo pode participar das decisões sobre as políticas públicas e os investimentos. Sugiro que a gente comece aqui com vocês, numa próxima ocasião, um projeto de OP Mirim, para que vocês possam entender melhor como funciona o OP. Vamos organizar isso e eu faço questão de voltar para participar; se der certo aqui, lançamos o OP Mirim em outras escolas. O que acham? Enquanto isso, o OP grandão vai garantir pouco mais de R$ 1 milhão para transformar a escola de vocês”, acrescentou o prefeito, falando aos alunos da escola que estavam presentes.

E a transformação da escola está realmente sendo muito aguardada pela comunidade escolar, segundo declarou Heloisa Cruz Alves, diretora da Emef Luiz Roberto Salinas Fortes, que foi a anfitriã da cerimônia de ontem. Ela falou aos presentes em nome de toda a equipe diretiva e funcionários da unidade. “Estávamos ansiosos por este dia desde a eleição desta nossa demanda na plenária do OP. Lutamos muito, nos unimos para conseguir essa conquista, esse sonho. Essa reforma é muito benvinda, porque temos a escola como a nossa casa e queremos oferecer o melhor para os nossos alunos. Só tenho a agradecer, principalmente ao prefeito Edinho. Lutamos e conseguimos. E já aproveito para convidar todos vocês para voltarem no dia da entrega da reforma”, destacou a diretora.

Em seguida, Joana D´Arc Pereira, agente educacional e mãe de aluna do Emef, fez uso da palavra, em nome da comunidade escolar. “Sabíamos da necessidade da reforma e sabíamos também que a nossa união na plenária do OP seria determinante para que ela pudesse acontecer. Nesse momento, nossa unidade está sendo contemplada e eu acredito que este investimento vai ser um marco para toda a comunidade escolar; servidores, pais e alunos”, afirmou.

Presente no evento, a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, saudou a comunidade escolar e as autoridades. Ela também mencionou que a unidade é fruto da decisão da comunidade no OP de 2004 e enfatizou a importância de mais essa conquista, já que a reforma vai garantir melhores condições para as crianças, principalmente num momento em que a pandemia prejudicou tanto a educação, afastando os alunos das salas de aula. “É mais do que urgente e necessário garantir o direito de aprender a essas crianças e para isso precisamos de boas escolas. Que seja uma boa obra e que, em breve, a gente exercite um novo Salinas Fortes”, finalizou.

O vereador Emanoel Sponton (Progressistas), que falou em nome da Câmara Municipal, também saudou os presentes e conversou com as crianças, destacando a importância do OP. “É uma honra estar aqui hoje representando a Câmara Municipal. Estamos hoje dando um pontapé inicial para que, futuramente, vocês possam ver essa escola transformada. A união traz transformações e, por isso, o orçamento participativo é tão importante. A educação muda vidas”, ressaltou o vereador.

Para encerrar, as autoridades participaram do ato de assinatura da ordem de serviço.

Também estiveram na cerimônia a vereadora Fabi Virgílio (PT) e o vereador Paulo Landim (PT); as secretárias Amanda Vizoná (Direitos Humanos e Participação Popular) e Sálua Kairuz (Desenvolvimento Urbano) e o secretário Sérgio Pelícolla (Obras e Serviços Públicos), além do coordenador de Participação Popular, Anderson Morfy.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a atividade teve um público reduzido, seguindo os protocolos de segurança sanitária preconizados pelo Comitê de Contingência do Coronavírus. A população pode acompanhar a assinatura ao vivo pela transmissão no canal da prefeitura no Facebook.

WhatsApp Edinho Prefeito