Prefeito Edinho recepciona novos integrantes do “Jovem Cidadão” - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Prefeito Edinho recepciona novos integrantes do “Jovem Cidadão”

A Biblioteca Municipal Mário de Andrade recebeu na manhã desta quinta-feira (2) a cerimônia de recepção dos 55 novos integrantes do programa municipal “Jovem Cidadão”. A solenidade respeitou os protocolos de prevenção ao coronavírus e teve transmissão ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook, onde o vídeo se encontra disponível para visualização.

O programa foi criado no primeiro mandato do governo Edinho entre 2001 e 2008 e retomado em 2017, novamente por Edinho. Seu propósito é oferecer aos estudantes do ensino médio, técnico, profissionalizante e superior a oportunidade de aprimoramento e prática dos conhecimentos teóricos por meio de estágios supervisionados na administração direta e indireta e em órgãos públicos conveniados com a Prefeitura.

Os integrantes do programa também farão um curso de formação sobre o funcionamento da administração pública, os direitos e deveres e temáticas voltadas aos direitos humanos. As atividades serão coordenadas pelas Secretarias de Direitos Humanos e Participação Popular, de Administração, de Justiça, Modernização e Relações Institucionais e pela Escola Municipal de Governo.

O prefeito Edinho ministrou a aula inaugural com o tema “Esperançar com a primeira oportunidade”. Para ele, o grande diferencial do programa é fazer com que os jovens tenham a primeira oportunidade de emprego sem precisar abandonar os estudos. “Esse programa é importante porque gera a oportunidade de estágio e mantém uma porta aberta para que vocês aprendam a lidar com o trabalho. Isso por si só faz do Jovem Cidadão um programa importante, mas é mais importante ainda quando ele mantém o aluno estudando, quando ele, por meio dessa ajuda financeira, impede que o aluno abandone o ensino médio ou a faculdade”, explicou.

Edinho valorizou a iniciativa como um grande gerador de oportunidades. “Na minha avaliação, o que faz a diferença na vida é uma palavrinha chamada oportunidade. As pessoas terem ou não oportunidade faz total diferença. Eu acredito, e vivo em função disso, de que todos os seres humanos são capazes. Todo mundo nasce com capacidade, inteligência, capacidade criativa e talento. Alguns exercitam tudo isso e outros não. Não é por incompetência, que é uma palavra que não deveria existir porque ela é injusta. As pessoas desenvolvem suas potencialidades se elas tiverem oportunidade”, acrescentou o prefeito.



A vereadora Fabi Virgílio (PT), que representou a Câmara Municipal, falou sobre as oportunidades que aproveitou em seus primeiros empregos e valorizou o propósito do Jovem Cidadão. “A juventude é o momento dos erros e dos acertos, da preparação. É o momento em que vocês têm a oportunidade de errar, porque é o tempo certo, mas vocês também vão acertar no tempo certo. Não deixem que a sociedade quebre vocês. Peguem tudo o que está acontecendo nesse mundo, olhem com fé, com fato, com coragem e vão. Nada pode parar a vontade de vocês de superar dia a dia, todos os obstáculos que individualmente cada um sabe o seu. E o programa Jovem Cidadão é o primeiro passo da emancipação civil de vocês”, aconselhou.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, desejou sucesso aos novos integrantes do programa. “É um prazer muito grande para mim e para todos nós do governo estarmos aqui hoje. Vocês foram não só beneficiados, mas privilegiados por estarem aqui e têm que agarrar com toda força essa oportunidade. A própria iniciativa privada não tem um programa como esse e isso é muito importante para vocês. Esperamos que daqui a um ano vocês possam falar sobre a experiência que tiveram de forma muito positiva”, mencionou.

O secretário municipal de Administração, Antonio Adriano Altieri, lembrou que entrou como estagiário na Prefeitura, onde completará 42 anos de trabalho. Para ele, o Jovem Cidadão tem a capacidade de proporcionar novas histórias como a sua. “Esse programa gera transformações de vida. Talvez muitos possam achar que é só mais uma oportunidade e não é. A bolsa-auxílio, para muitos, é muito significante, enquanto para outros não. Mas não é só isso. É a vida que está dando a oportunidade a todos vocês, e haverá essa transformação com certeza para vocês também”, comentou.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, também destacou o perfil transformador do programa. “É muito importante essa experiência que vocês vão viver. É para além da vida de vocês. É a história de vocês, que começam com essa oportunidade, mas o que vocês causam também na rotina do serviço público é transformador. Agradeço a vocês por estarem conosco e contem com a gente. São várias pessoas disponíveis para que possamos caminhar juntos”, ressaltou.

A coordenadora de Recursos Humanos da Prefeitura de Araraquara, Flávia Dotoli, falou sobre a missão do programa de direcionar as pessoas para o mercado de trabalho. “Estou na Coordenadoria desde 2017 e vi esse programa resgatar muitas vidas, resgatar dignidade e salvar muitas vidas. Muitos jovens que eu pude conversar estavam desistindo de si porque não encontravam nenhuma luz para continuar ou iniciar sua faculdade. Esse programa vem resgatando muitos jovens e muitas vidas, porque temos pessoas adultas também no Jovem Cidadão”, apontou.

A assessora de Políticas para a Juventude, Steyce Chaves, comentou sobre o pensamento do jovem de buscar um caminho em um momento de insegurança na vida. “Antes de estar no governo, de fazer parte do governo, eu estudava no São Rafael e lá tinha muita vazão de alunos. A escola não sabia o que fazer e tentava de todas as maneiras trazê-los de volta. De repente os alunos começaram a voltar por conta do programa Jovem Cidadão. Eu fui procurar saber e vi que eles conseguiam ajudar em casa e ao mesmo tempo estudar. É um programa muito importante e fico muito feliz por estarmos lançando uma turma nova”, declarou.

A cientista social Lígia Maria, que passou pelo programa e hoje atua como assessora parlamentar, recordou sua experiência e revelou que o programa foi o diferencial em sua vida. “São muitas pessoas que compõem esse programa e vocês estão muito bem respaldados por essas pessoas, da mesma forma que eu me senti muito acolhida. Esse programa me deu base para hoje fazer um trabalho que eu acredito ser muito bom. Eu acho que isso também vai ser muito bom para a vida de vocês”, relatou.

Também estiveram presentes na cerimônia os vereadores Paulo Landim (PT), Guilherme Bianco (PCdoB) e Emanoel Sponton (Progressistas); a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; a secretária de Governo, Planejamento e Finanças, Juliana Agatte, além de coordenadores, gestores e assessores do governo.

WhatsApp Edinho Prefeito