Programa Frentes da Cidadania recepciona 8ª turma e chega a 274 famílias beneficiadas - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Programa Frentes da Cidadania recepciona 8ª turma e chega a 274 famílias beneficiadas

A 8ª turma do PIIS (Programa de Incentivo à Inclusão Social) – Frentes da Cidadania foi recepcionada nesta terça-feira (30), em solenidade na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, pelo prefeito Edinho e por vereadores, secretários municipais e outras autoridades. A turma é composta por 25 pessoas e, desde 2018, o programa já beneficiou 274 famílias.

O objetivo central do projeto é o combate à exclusão social, oferecendo uma bolsa para que os beneficiários se insiram em cursos profissionalizantes e exerçam práticas profissionais nas áreas em que estejam se qualificando.

Os novos beneficiários participarão de Formação Cidadã (com técnicos da Prefeitura) e depois farão outros cursos ao longo do programa, como o de finanças pessoais, economia doméstica e preparação para o mercado de trabalho, além de cursos técnicos e formação sobre cooperativismo e economia solidária.

O programa é coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo com o Senac.

No mesmo evento de recepção à nova turma, também foi feito o lançamento do livro “Receitas e Memórias Afetivas”, produzido pelos beneficiários das Frentes da Cidadania com o apoio de diversas secretarias da Prefeitura.

“A diferença na vida é de quem tem oportunidade e de quem não tem oportunidade. Todo mundo nasce com talento e com aptidões diferentes, mas alguns têm oportunidade e outros não. Este programa é uma oportunidade para quem precisa recomeçar a vida”, disse o prefeito Edinho.

“É um programa que chega no momento mais difícil da vida de vocês para dar um apoio para que vocês possam caminhar. Mas o mais importante é vocês acreditarem. Estudem, façam cursos, invistam em vocês. Vocês poderão olhar para trás e ver as dificuldades fazendo parte do passado”, complementou o prefeito.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, deu as boas-vindas aos novos participantes e parabenizou os beneficiários que elaboraram o livro de receitas. “É uma satisfação muito grande estar aqui com vocês hoje e ver a alegria que vocês estão. Isso vai valer por toda a vida. Parabéns a todos que participaram do livro. Levem isso para o resto da vida. E que a nova turma siga em frente. Daremos todo o apoio”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), elogiou a iniciativa da Prefeitura. “O poder público não pode virar as costas para quem mais precisa. Esse projeto é fundamental para que vocês possam se fortalecer, erguer a cabeça e dar a volta por cima, além de semear essa oportunidade a outras pessoas que precisam também”, declarou o vereador.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, disse que é perceptível a mudança que as Frentes da Cidadania causam na vida de quem participa. “Vocês estão donos de vocês. É possível perceber pelo jeito de falar, pela autoestima. Aos que estão chegando, que vocês possam se olhar, acreditar em cada um de vocês e caminhar. Contem conosco”, afirmou Jacqueline.

Camila Capacle, coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, ressaltou algumas das experiências que os novos participantes terão. “Vocês terão oportunidade de voltar a estudar, fazer cursos de qualificação, além de cursos de cidadania e direitos humanos. Uma série de conhecimentos que vão além da qualificação profissional. É um programa maduro, que deu certo e veio para ficar.”

A coordenadora de Agricultura, Silvani Silva, explicou detalhes da elaboração do livro de receitas e também enalteceu a importância do programa. “Mesmo em tempos de pandemia, é preciso sonhar. Quando dadas as oportunidades, podemos ser autores da nossa história”, declarou.

Superação
Uma das beneficiárias que já passaram pelo programa, Ingrid Iani Vidal deu o seu testemunho de como as Frentes da Cidadania mudaram sua vida. “Agradeço pela oportunidade que tive. Desejo que vocês desfrutem ao máximo essa jornada. Graças ao programa, hoje sou funcionária de uma grande empresa, estudo Ciências Sociais na Unesp e também sou estudante do curso técnico de Eletroeletrônica. Sempre me mantive forte buscando o que eu queria. Sempre vai ter algo para atrapalhar, que vai fazer vocês pensarem em desistir, mas vocês não podem permitir isso. Vocês têm que dizer ‘eu quero, eu posso, eu consigo’”, disse Ingrid.

Outros dois beneficiários, Luís Fernando Sérgio Ferreira e Marciana Dadério, que participaram da elaboração do livro de receitas, também deixaram seus depoimentos no evento. “O projeto foi muito importante na minha vida. Agregou muito conhecimento e inclusão social”, disse Luís Fernando.

“Entrei sem esperança nenhuma, mas hoje digo que o programa muda totalmente a vida da gente. Ajuda a pessoa que pensa estar no fundo do poço. A equipe é uma família que te abraça e te dá esperança”, relatou Marciana.

Ainda estiveram presentes no evento a vereadora Thainara Faria (PT) e os vereadores Paulo Landim (PT) e Emanoel Sponton (Progressistas); as secretárias Juliana Agatte (Governo, Planejamento e Finanças) e Teresa Telarolli (Cultura); entre outros coordenadores e gestores municipais e beneficiários do programa.



WhatsApp Edinho Prefeito