Unidades educacionais do Assentamento Monte Alegre serão reformadas - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Unidades educacionais do Assentamento Monte Alegre serão reformadas

Na manhã desta terça-feira (07), o Assentamento Monte Alegre recebeu a solenidade que marcou a assinatura da ordem de serviço para início das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria de Lourdes da Silva Prado e no Centro de Educação e Recreação (CER) Irmã Maurina Borges da Silveira, ambas localizadas no assentamento. A atividade respeitou os protocolos de prevenção à Covid-19 e contou com transmissão ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook, onde o vídeo se encontra disponível para visualização.

As obras são uma conquista da população, que se organizou em plenária do Orçamento Participativo. O investimento será de R$ 1.123.056,29 por meio de recursos próprios da Secretaria da Educação. O prazo para entrega das obras é de 180 dias.

A EMEF, que atende um total de 117 alunos, passará por reforma e ampliação, com a construção de novo refeitório e reforma e adequação da cozinha experimental para se tornar a cozinha geral da unidade, além de reforma do barracão em frente à escola para se tornar espaço de oficinas da educação integral. Já o CER, que conta com 59 crianças matriculadas, passará por reforma e troca de pisos.

Em sua fala, o prefeito Edinho lembrou que a obra nas unidades escolares ficou em segundo lugar na plenária do Orçamento Participativo, porém a necessidade de reformas fez com que a Prefeitura se mobilizasse para concretizá-las também. “Estar aqui hoje é bem emocionante para nós, que acompanhamos de perto a luta do Assentamento Monte Alegre nas plenárias do Orçamento Participativo. Sempre dizemos que o primeiro lugar a Prefeitura tem obrigação de executar e o segundo vamos lutar muito para levantar os recursos. Eu sabia que a escola precisava de reformas porque eu vim visitar recentemente, andei aqui e vimos que precisava de obras urgentes, por isso, no dia em que foi votado na plenária e a escola ficou em segundo lugar, eu falei para as lideranças que eu trabalharia muito para realizar essas obras. Nós trabalhamos muito para que pudéssemos levantar os recursos e conseguimos”, revelou o prefeito, que também anunciou a implantação de uma Escola Municipal de Dança na unidade.

O vereador Marchese da Rádio (Patriota), que representou a Câmara Municipal na solenidade, também valorizou a luta da comunidade em torno das reformas. “Essas obras são uma conquista da população, que se organizou e elegeu como prioridade no Orçamento Participativo. Eu fico muito contente, a Câmara Municipal também está à disposição de todos vocês, e agradeço a Prefeitura Municipal por esse investimento. Espero estar na inauguração dessa linda escola que vai ficar mais linda ainda”, mencionou.

A secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, falou sobre a importância da obra para a comunidade. “Vamos entregar um belíssimo novo espaço de articulação, de educação e cultura, fortalecendo os laços entre o processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento integral pleno nas crianças e adolescentes que aqui estão, porque vocês merecem. Longe de achar que por estarmos em uma comunidade rural, de assentados, significa que temos que fazer o processo de concessão, como se fosse um favor para vocês. Nada disso é favor e sim concretude de direitos, porque todas essas crianças que aqui estão são sujeitos de direitos e têm o pleno direito de garantir que o seu processo de ensino e  aprendizagem seja intenso, seja correto e que saiam daqui aprendendo tudo o que têm para aprender, sem nenhum direito a menos”, apontou.

A diretora Lúcia Helena Granzoto Pani demonstrou muita alegria com as reformas. “É um momento muito feliz para a comunidade, para os funcionários, para os nossos alunos, para os pais. Isso é fruto de muita luta, de acreditar, de sonhar com uma escola sempre melhor. A estrutura que nós temos nessa escola do campo é excelente, é uma escola linda, gostosa, com equipe maravilhosa, uma unidade fantástica, mas é claro que pode melhorar”, salientou.

Luana Luiza dos Santos Pereira, que é funcionária da escola e mãe dos alunos Enzo (CER) e João Vítor (EMEF), representou a comunidade escolar e o Orçamento Participativo. “Como mãe de alunos e em nome da comunidade, posso dizer que estamos todos felizes com essa obra”, resumiu.

O evento contou com uma apresentação dos alunos do primeiro ano, que fizeram um canto coletivo em libras com o título “A Paz”, em uma exibição coordenada pela intérprete de libras Malena e pela professora Maísa. O Grupo de Catira “Bem ti vi” também apresentou um número, sob a coordenação da professora de artes cênicas Pâmela.

Também estiveram na cerimônia a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio José Pelícolla; o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; o coordenador de Participação Popular, Anderson Morphy; a coordenadora de Segurança Alimentar, Silvani Silva; a coordenadora executiva de Agricultura, Enedina Ferreira de Andrade; e André Braga, da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP).

WhatsApp Edinho Prefeito