Prefeitura lança programa para reforço educacional no pós-pandemia - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Prefeitura lança programa para reforço educacional no pós-pandemia

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação, lançou nesta terça-feira (21) o programa “Educa Mais Araraquara”, organizado com objetivo de reduzir o déficit educacional causado pelo período mais crítico da pandemia da Covid-19.

O programa visa garantir um conjunto de ações voltadas às aprendizagens e ao desenvolvimento educacional dos alunos da rede municipal, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Entre as ações previstas estão a realização de aulas aos sábados para garantir as aprendizagens essenciais em Língua Portuguesa e Matemática aos alunos iniciais do Ensino Fundamental; a contratação de novos professores com foco na alfabetização, incluindo a de alunos adultos; aulas de reforço e recuperação em Português e Matemática em turnos estendidos; ações para incentivo do estudo e de pesquisas em casa; ações para ampliar a leitura; mais proximidade entre a escola e a família; formação continuada para professores e educadores; novos computadores para escolas municipais e laptops para professores aprimorarem suas aulas; e incentivo às práticas de leitura, contação de histórias e do cantar para todas as etapas da Educação Infantil.

“Esse é o nosso único caminho: um projeto que resgate os alunos e as alunas que hoje sofrem com a ausência do processo educacional. Fica a minha gratidão às educadoras e aos educadores, às nossas profissionais e aos nossos profissionais que vão executar o programa, e à secretária Clélia Mara dos Santos, que teve a sensibilidade do momento histórico que estamos vivendo. Não haverá justiça social sem igualdade de oportunidades. E não haverá igualdade de oportunidades sem investimento na Educação”, afirmou o prefeito Edinho na solenidade de lançamento, realizada na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira.

Para Edinho, o fechamento das escolas no surgimento da pandemia foi uma medida emergencial para evitar o contágio da Covid-19, mas acabou prejudicando muito a alfabetização e a aprendizagem escolar.

A secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, ressaltou o empenho de toda a equipe da secretaria na elaboração do programa e também reforçou os prejuízos causados pela pandemia na aprendizagem.

“Todos nós sofremos. Todos nós tivemos inúmeros prejuízos com a pandemia. Mas não dá para refutar a tese de que foram as crianças e os jovens fora da escola que mais sofreram, que mais prejuízos tiveram, que mais deverão ser amparados suas dificuldades, em especial nas suas dificuldades pedagógicas e de aprendizagem”, declarou a secretária.

Representando a Câmara Municipal, a vereadora Fabi Virgílio (PT) fez elogios à equipe da Secretaria da Educação e aos professores e educadores pelo trabalho de alfabetização e educação em meio aos desafios da pandemia.

“Vocês, coordenadores, diretores, servidores da Educação, foram aguerridos, enfrentaram tantos desafios no dia a dia. A pandemia foi muito cruel para todos nós. Imagino para vocês, que precisam desse afeto, dessa troca diária dentro de uma sala de aula”, disse a vereadora.

O vídeo da solenidade de lançamento do “Educa Mais Araraquara”, com todos os detalhes sobre a elaboração do programa, está disponível na íntegra na página da Prefeitura no Facebook: www.facebook.com/prefeituraararaquara.

Também participaram do evento a vereadora Filipa Brunelli (PT) e os vereadores Gerson da Farmácia (MDB), Edson Hel (Cidadania) e Marchese da Rádio (Patriota); as secretárias Amanda Vizoná (Direitos Humanos e Participação Popular) e Jacqueline Barbosa (Assistência e Desenvolvimento Social), além de coordenadores e gestores municipais; e a vice-presidente do Conselho Municipal da Educação, Ana Paula Freitas Ribeiro Alves, representando a sociedade civil.

WhatsApp Edinho Prefeito