Edinho acompanha vacinação contra Covid em crianças sem comorbidades - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho acompanha vacinação contra Covid em crianças sem comorbidades

O prefeito Edinho e a secretária de Saúde, Eliana Honain, acompanharam nesta terça-feira (25) a vacinação infantil contra a Covid-19 na unidade de saúde Dr. Marcelo Edgar Druet, no Jardim América. Nesta terça, a Prefeitura iniciou a imunização em crianças sem comorbidades com idades entre 5 anos e 11 anos, 11 meses e 29 dias.

As crianças com 5 anos sem comorbidades são vacinadas com o imunizante Pfizer, enquanto as crianças de 6 a 11 anos recebem a Coronavac. O recebimento das remessas dos imunizantes da Coronavac que são utilizados para este público (13.300 doses) ocorreu no último sábado (22).

Os polos de vacinação são as mesmas unidades que já estavam atendendo a vacinação de crianças com comorbidades: unidades de saúde do Jardim Iguatemi, do Melhado, do Adalberto Roxo, do Jardim América e o Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), com horário das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira. Recomenda-se que as crianças estejam acompanhadas por um adulto responsável ou apresentem termo de assentimento.

“Quero agradecer muito a você que tem nos apoiado e que sabe a importância da vacina. Nós só temos uma arma para enfrentarmos a pandemia, principalmente neste momento crítico da variante ômicron e do crescimento das contaminações: é a vacina. Quem está vacinado está contribuindo para que a gente possa derrotar a pandemia. Vamos vacinar os adultos e as crianças para, de forma unida, derrotar a pandemia”, disse Edinho em transmissão ao vivo nas redes sociais.

Vale destacar que o Centro de Referência de Testagem para Covid-19, instalado no Hospital da Solidariedade (hospital de campanha), passou a contar na semana passada com atendimento pediátrico, que é oferecido diariamente, das 7h às 19h, para crianças assintomáticas ou com sintomas leves. Já as crianças com sintomas graves como cansaço, febre persistente e falta de ar devem ser conduzidas à UPA Central, localizada na Via Expressa.

O Centro de Referência de Testagem para Covid-19 foi criado no início deste mês de janeiro para reforçar a estrutura de testagem implantada em outras 8 unidades de saúde do município. O local funciona das 7h às 19h, todos os dias, inclusive aos sábados e domingos. É obrigatória apresentação de CPF e comprovante de endereço.

Avanço da vacinação
Até a tarde desta terça-feira, segundo o Vacinômetro do Governo do Estado, Araraquara já havia aplicado 489.481 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 202.499 da primeira dose (85% da população), 198.880 da segunda dose e dose única (83%) e 88.102 doses da terceira dose (37%).

A vacinação contra a Covid-19 para os outros públicos prossegue de segunda-feira a sábado no drive thru do Cear, das 8h às 16h. O atendimento também é feito nos polos de vacinação habituais, que são as unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrada, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. No Sesa, são distribuídas 200 senhas diárias.

As informações completas sobre o esquema vacinal são atualizadas no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br) e no material divulgado nas redes sociais.

WhatsApp Edinho Prefeito