Edinho parabeniza Dimas Ramalho, empossado novo presidente do TCESP - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho parabeniza Dimas Ramalho, empossado novo presidente do TCESP

O prefeito Edinho acompanhou de forma online, nesta terça-feira (1º), a posse do conselheiro Dimas Ramalho na presidência do TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) para o exercício de 2022.

Autoridades acompanharam a solenidade por videoconferência, por causa da pandemia, e o evento foi transmitido no YouTube do Tribunal de Contas.

Além do presidente Dimas Ramalho, o evento também marcou a transmissão dos cargos de vice-presidente do TCESP ao conselheiro Sidney Beraldo e de corregedor ao conselheiro Renato Martins Costa.

O novo presidente ocupa o posto deixado pela conselheira Cristiana de Castro Moraes e passa a gerir o órgão de controle externo da administração pública paulista. Membro do TCESP desde 2012, quando foi indicado pela Assembleia Legislativa, Dimas Ramalho já exerceu a presidência no ano de 2016. Dimas voltou ao comando do Tribunal após eleição unânime no último mês de dezembro.

“Dimas Ramalho é uma importante liderança da nossa cidade, além de um grande ser humano. Assim como ocorreu em 2016, tenho certeza de que Dimas fará uma ótima gestão à frente do órgão. Desejo um ótimo mandato a ele nesta nova passagem pela presidência do Tribunal de Contas, instituição que tem papel fundamental na fiscalização e na orientação aos gestores públicos. Hoje, Dimas escreveu uma bela página nos anais daquele Tribunal com uma fala de posse histórica, que traduz o nosso momento histórico e os nossos desafios como poder público e sociedade”, afirma o prefeito Edinho.

Em sua fala, Dimas Ramalho recordou momentos de sua trajetória e falou sobre os desafios na nova função. “Assumo a presidência deste Tribunal com muita seriedade, maturidade e firmeza, pronto para cumprir a missão que me foi confiada, levando comigo sempre a transitoriedade das funções públicas. Aliás, se a própria vida é transitória, imagine as funções e cargos públicos. É preciso honrar e exercer, sim, a oportunidade que temos de presidir uma presidência de um órgão tão importante como este. Por fim, estimo que precisamos de paz para o Brasil e para todos nós. Precisamos respeitar as diferenças, respeitar a inclusão e, evidentemente, precisamos de muito trabalho. Portanto, vamos ao trabalho”, concluiu o presidente do TCESP.

Além da presença dos conselheiros do Tribunal no plenário do TCESP, a solenidade foi acompanhada por videoconferência pelo governador João Doria (PSDB), pelo vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) e pelo presidente da Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari (PSDB), entre outras autoridades políticas e do meio jurídico.

Trajetória
Natural de Taquaritinga e com histórico de atuação política na região de Araraquara, Dimas Ramalho é formado na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), foi membro do Ministério Público do Estado de São Paulo e ocupou os cargos de promotor e procurador de Justiça.

Sua carreira também inclui mandatos de deputado federal e deputado estadual, além dos cargos de secretário de Habitação do Estado de São Paulo e secretário de Serviços da Prefeitura de São Paulo. Também é comentarista do “Jornal da Cultura”, da TV Cultura, e professor de Direito.

Sobre o TCESP O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo é responsável por analisar as contas anuais do governador do Estado e dos prefeitos de todos os municípios paulistas, exceto da capital. A instituição ainda julga as contas dos órgãos estaduais e municipais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além das autarquias.

Também é competência da Casa o julgamento individualizado de contratos administrativos, parcerias do poder público com o terceiro setor e atos de pessoal.

WhatsApp Edinho Prefeito