Prefeitura empossa novos integrantes do Compua - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Prefeitura empossa novos integrantes do Compua

Os novos integrantes do Compua (Conselho Municipal de Planejamento e Política Urbana Ambiental de Araraquara) foram empossados pelo prefeito Edinho em solenidade na noite de segunda-feira (31), na Prefeitura.

Formado por 28 pessoas do poder público e da sociedade civil, o Compua tem o objetivo de fiscalizar as ações do Executivo e formular políticas, planos, diretrizes, programas e projetos relacionados à política urbana e ambiental.

“O Compua foi criado em 2002, no meu primeiro mandato como prefeito, e foi muito importante nas mudanças da legislação, na elaboração do Plano Diretor de 2005 e na regularização dos loteamentos antes da comercialização, obrigando a execução das obras de infraestrutura necessárias para a habitação com qualidade de vida”, afirmou Edinho.

“Esse conselho tem papel histórico na mudança do desenvolvimento urbano da nossa cidade, e hoje buscamos o crescimento de forma sustentável. O Compua deve ter autonomia para garantir que Araraquara cresça de forma equilibrada. Desejo ótimo mandato aos conselheiros”, complementou o prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz, que também preside o Compua, ressaltou que o conselho deve acompanhar e debater o desenvolvimento da cidade de forma integrada, buscando “uma cidade que possa crescer para todos, mas sem perder de vista questões importantes, como o meio ambiente”. “Esse conselho diz ‘sim’ ou ‘não’ para determinadas ações. É deliberativo. Decide por onde a cidade vai crescer e como a cidade vai crescer”, disse Sálua.

Amanda Vizoná, secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, desejou um bom mandato aos conselheiros. “Tenho certeza de que vocês farão uma excelente gestão. O desenvolvimento do futuro de Araraquara está em excelentes mãos. Ótimo trabalho para todos vocês”, afirmou.

Walter Logatti, integrante do conselho, falou em nome da sociedade civil que faz parte do Compua. “Eventos como este trazem a certeza da participação da sociedade civil junto com a Prefeitura nessas ações de melhoria da nossa querida Araraquara. Gostaria de saudar os novos colegas que tomam posse. Vamos em frente e vamos somar ao nosso Compua”, disse Logatti.

E a vereadora Fabi Virgílio (PT), representando a Câmara Municipal, citou recentes tragédias causadas pelas chuvas em municípios do estado de São Paulo, recorrentes durante o período de chuvas, e abordou o papel do conselho no desenvolvimento do município. “Qual a cidade que a gente quer? A cidade que desvia o olhar do meio ambiente e constrói moradias irregulares? Uma cidade que impermeabiliza todo o solo? Uma cidade que vai valorizar seus cursos de água? A participação popular, trazendo esses temas, é determinante para o futuro das nossas cidades”, opinou a parlamentar.

Também participaram da posse o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, e coordenadores e gestores municipais, além dos conselheiros do Compua.

WhatsApp Edinho Prefeito