Edinho empossa novos integrantes do Conselho Municipal de Cultura - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho empossa novos integrantes do Conselho Municipal de Cultura

O prefeito Edinho empossou na segunda-feira (7), em solenidade na Prefeitura, os 38 novos integrantes do Conselho Municipal de Cultura, órgão que estabelece as prioridades do orçamento destinado às políticas públicas de cultura e fiscaliza a aplicação desses recursos.

O órgão é consultivo, fiscalizador e deliberativo, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, e tem a finalidade de formular políticas públicas, promover a participação autônoma organizada de todos os segmentos da sociedade integrantes da ação cultural do Município e implementar ações destinadas ao fortalecimento das atividades culturais na cidade de Araraquara.

Em sua fala no evento, Edinho destacou que os conselhos são um patrimônio da democracia direta. “São os fiscais mais ferrenhos das políticas públicas. Os conselhos têm que funcionar, pois os gestores escolhidos pela sociedade vão passar, mas as políticas públicas vão permanecer. Acredito muito nos conselhos e cobro diariamente para que eles funcionem”, afirmou.

“E o Conselho Municipal de Cultura é fundamental nesse processo democrático. A cultura é um instrumento que chega, muitas vezes, onde outras políticas públicas não chegam. A cultura faz parte do processo educacional e transforma vidas. Defender a cultura é defender a democratização das oportunidades. Desejo que o novo conselho dê sequência ao belo trabalho feito pelos membros que estão deixando a função e mantenha a dedicação e o compromisso com a cultura de Araraquara”, complementou Edinho.

A secretária de Cultura, Teresa Telarolli, destacou que a gestão do prefeito Edinho oferece autonomia para os conselhos desempenharem seu papel fiscalizador. “Os conselhos não são figurativos. Os conselhos são, de fato, um espaço de interlocução deliberativa. Essa é uma política de governo e que tira todos da gestão da zona de conforto”, afirmou.

O coordenador de Participação Popular, Anderson Morfy, desejou sucesso aos novos integrantes do conselho. “Parabéns a todos os conselheiros que estão deixando o mandato e boa sorte aos novos conselheiros. O espaço do Conselho Municipal de Cultura é de extrema responsabilidade. Somos representantes de vários segmentos e representamos os sonhos de muita gente.”

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Márcio Pontes, apresentou um balanço das ações do conselho, destacou que a atuação do órgão deve objetivar sempre o interesse coletivo e reforçou a defesa das políticas culturais. “Deixamos um legado de muito trabalho. Esperamos que seja o ponto de partida para uma atuação na defesa da cultura e na continuidade dos avanços obtidos”, disse.

E a vereadora Fabi Virgílio (PT), representando a Câmara Municipal, também deu boas-vindas aos empossados. “Vocês, conselheiros, têm a oportunidade de serem propositivos nesta gestão, e não somente fiscalizatórios. A cultura é uma das maiores transformadoras sociais que temos. Cultura é cura. Cura para a ignorância, para os desmandos. Quero que vocês cheguem chegando, cheguem propositivos.”

Também participaram da posse o vereador Paulo Landim (PT); a secretária de Governo, Planejamento e Finanças, Juliana Agatte; a diretora executiva da Fundart, Gilsamara Moura; o vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Wilton Vital; entre outros gestores municipais e integrantes do conselho.

A íntegra da transmissão ao vivo da cerimônia de posse do conselho está no Facebook da Prefeitura: https://www.facebook.com/prefeituraararaquara/.





WhatsApp Edinho Prefeito