Instituto de Química da Unesp lança curso de pós-graduação em Tecnologia Cervejeira - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Instituto de Química da Unesp lança curso de pós-graduação em Tecnologia Cervejeira

O prefeito Edinho participou nesta quinta-feira (10) da aula inaugural do curso de especialização em Tecnologia Cervejeira, que está sendo lançado pelo Instituto de Química da Unesp Araraquara na modalidade de pós-graduação lato sensu.

O evento também teve presença da secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, e de outras autoridades municipais, da universidade e de representantes de cervejarias.

“Araraquara vive momento muito especial com a chegada da Estrella Galicia e o anúncio de novos investimentos pelo Grupo Heineken. Vamos nos tornar o maior polo de produção de cerveja do Brasil. Isso significa geração de emprego e renda e fortalecimento da nossa economia”, disse o prefeito.

“A iniciativa do novo curso do Instituto de Química, em Tecnologia Cervejeira, é mais um passo do IQ para uma concepção de universidade moderna, que se preocupa com o desenvolvimento econômico da cidade e com o bem estar da comunidade. São várias as parcerias da Unesp com a Prefeitura de Araraquara. Tenho certeza de que serão formados profissionais de altíssima qualidade e competência. Minha gratidão à Unesp e ao Instituto de Química por estarem em sintonia com os desafios da cidade”, complementou Edinho.

As inscrições para as 40 vagas do curso começam em junho, com as aulas iniciando em agosto deste ano e terminando em maio de 2024. Podem participar do curso profissionais formados em diversas áreas, como Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Agronomia, Química, Biologia, entre outras.

Os participantes aprenderão desde conteúdos teóricos até aspectos práticos, que envolvem, por exemplo, o passo a passo para a produção de uma cerveja, elaboração de receitas, análises da qualidade do produto, estudo das matérias-primas que dão origem à bebida, harmonização e boas práticas de fabricação.

A especialização também capacitará os profissionais a lidarem com o processo de registro e regulamentação da cerveja produzida, além de ensinar noções de marketing e técnicas para a comercialização do produto.

As aulas serão ministradas no prédio onde são realizadas as atividades do curso de Engenharia Química do IQ, dentro do campus da Unesp.

A secretária estadual Patrícia Ellen parabenizou a Unesp de Araraquara pela iniciativa do novo curso e destacou a importância dos investimentos em ensino e pesquisa. “São R$ 21 bilhões em ciência, tecnologia e inovação. É o maior orçamento da história do Governo do Estado em ciência”, disse.



O professor doutor Sidney José Lima Ribeiro, diretor do Instituto de Química, também parabenizou os docentes do IQ pela criação do curso. “Tenho certeza de que o curso não vai só fornecer profissionais para a área, mas vai também ser o início de uma série de cursos que vamos realizar”, pontuou.

A professora doutora Dulce Helena Siqueira Silva, assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e presidente da Comissão de Rankings da Unesp, representando o reitor da Unesp, Pasqual Barretti, destacou o histórico do IQ. “O Instituto de Química é um instituto de excelência e que deu contribuições excelentes que impactam a sociedade. O IQ está sempre ousando, querendo fortalecer suas ligações com a sociedade”, avaliou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) ressaltou as parcerias do poder público, do setor privado e da universidade. “Araraquara está no caminho certo, salvando vidas e gerando empregos.”

Também estiveram presentes o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; o vice-diretor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Rafael Orsi; o professor Leinig Perazolli, coordenador do curso de Tecnologia Cervejeira; o mestre cervejeiro João Fernando Sacilotto, coordenador técnico do curso; Décio Novaes, representando o Grupo Heineken; o diretor industrial da Heineken Araraquara, Cássio Montenegro; Rodrigo Sawamura, representando a Estrella Galicia do Brasil; a secretária municipal de Governo, Planejamento e Finanças, Juliana Agatte; o superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Donizete Simioni; o diretor-presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações, Manoel de Araújo Sobrinho; entre outras autoridades.

Visita à Escola Industrial
Depois da agenda na Unesp, o prefeito Edinho acompanhou a secretária estadual Patrícia Ellen em visita à Etec Professora Anna de Oliveira Ferraz, a Escola Industrial, no Centro.

Eles foram recebidos pelo diretor da Etec, Célio Tiago Marcato, pela vice-diretora superintendente do Centro Paula Souza, Emilena Lorenzon Bianco, pelos professores e pelos alunos da unidade.

Patrícia Ellen conheceu as instalações da Escola Industrial e conversou com os estudantes do 1º ano de Mecatrônica. Os alunos da Etec estão retomando agora as aulas presenciais em sala de aula, devido à vacinação contra a Covid-19.

“A Escola Industrial é uma unidade muito importante para Araraquara, com 72 anos de história e pertencendo ao Centro Paula Souza há 20 anos. São cerca de 1.500 alunos em ensino técnico e ensino médio integrado ao técnico. O desenvolvimento econômico de Araraquara e a formação profissional dos nossos estudantes passam pela Etec. Agradeço a todos da unidade pela recepção e pelo carinho”, disse Edinho.

WhatsApp Edinho Prefeito