Edinho empossa novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho empossa novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

O prefeito Edinho empossou os novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Araraquara em solenidade na Prefeitura, no final da tarde de segunda-feira (14).

O órgão é formado por 35 membros titulares e seus suplentes, incluindo representantes do poder público e da sociedade civil. Criado em 1993, o conselho é vinculado à Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo e tem caráter consultivo, deliberativo e normativo.

“Esse é um dos conselhos municipais mais antigos e que faz parte da nossa história. Mesmo com a diversificação da economia de Araraquara nas últimas décadas, a agroindústria ainda tem um peso muito importante na geração de riquezas e na arrecadação do Município”, destacou Edinho.

“Nós só vamos entender a história econômica de Araraquara se entendermos a agroindústria e o desenvolvimento rural. O conselho empossado hoje tem uma importância muito grande nesse processo. Desejo um ótimo mandato a todos os conselheiros”, complementou o prefeito.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, destacou algumas ações da Prefeitura no Desenvolvimento Rural nos últimos anos, como a realização de conferências municipais de Segurança Alimentar e Nutricional e de Desenvolvimento Rural Sustentável, além da criação do PMAIS (Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social). “Para nós, esse conselho é muito importante. Sejam bem-vindos e contem com a nossa secretaria”, disse.

A secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, também enalteceu o papel do conselho. “É inestimável o valor da presença de vocês aqui. Construam diretrizes, uma conferência, um plano municipal. Não deixem de participar de uma reunião sequer”, ressaltou.

O coordenador de Participação Popular, Anderson Morfy, recepcionou os novos conselheiros. “Estamos à disposição de vocês para dar todas as condições para que possam trabalhar”, declarou Morfy.

A coordenadora de Agricultura, Enedina Ferreira de Andrade, elogiou a postura atuante e participativa do conselho. “Nossa gratidão e muito obrigado aos companheiros que estavam no conselho e aos que estão chegando. A missão de produzir não é fácil. Ora chuva, ora geada, ora estiagem, mas nós estamos lá produzindo. Que a gente abrace junto essa empreitada”, afirmou.

E o presidente do Sindicato Rural de Araraquara, Nicolau de Souza Freitas, em nome de todos do conselho, falou sobre os desafios do setor agroindustrial nos últimos anos. “Os últimos dois anos foram complicados para a agricultura. Além da pandemia, tivemos outras situações complicadas que levaram os preços nas alturas. Nós temos que nos preparar para isso e a população tem que entender a dificuldade que se tem para produzir. Precisamos ultrapassar essas dificuldades e, juntos, faremos isso”, explicou o representante do conselho.

WhatsApp Edinho Prefeito