Prefeitura e coletivos de moradores assinam parceria para gestão de áreas de esporte e lazer - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Prefeitura e coletivos de moradores assinam parceria para gestão de áreas de esporte e lazer

O prefeito Edinho, o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), e representantes de moradores de cinco bairros assinaram o Termo de Permissão de Uso de cinco áreas de lazer e de esporte municipais para associações de bairros, clubes de esporte amador e coletivos locais. O ato de assinatura ocorreu no Centro Internacional de Convenção, na noite de segunda-feira (14).

Essa iniciativa foi transformada em projeto de lei aprovado pela Câmara e atende indicação do presidente do Legislativo, Aluisio Boi. O termo assinado inclui os grupos de moradores na administração e na manutenção desses locais.

Nesta primeira fase, são cinco áreas que serão administradas pelos coletivos de moradores: Área de Lazer e Centro Esportivo Carlos Guilherme Eduardo Fischer (Jardim Nova Época), Área de Lazer Antônio José Paterniani “Tonzé” (Jardim América), Área de Lazer Benedicto Primani (Vila Melhado), Área de Esporte e Lazer Ernani Salvador Volpe (Jardim Esplanada) e Área de Esporte e Lazer Adair Pavanelli (Jardim Florença). A permissão de uso será revisada a cada dois anos.



“Na prática, isso significa que a gestão dos espaços será feita em parceria com as associações de moradores, contribuindo para a conservação dos locais e para a zeladoria. Acredito muito no que estamos fazendo. Estamos fortalecendo o futebol amador e o lazer nos bairros. Agradeço a todos os grupos de moradores que estão conosco e acreditam nessa iniciativa”, disse o prefeito Edinho.

Aluisio Boi agradeceu aos vereadores pela aprovação da proposta e à Prefeitura pela implantação. Para o presidente da Câmara Municipal, a assinatura dos termos de permissão de uso é um momento marcante para o município.

“A lei aprovada pelos vereadores não está dizendo que aquele espaço é de vocês [associações], mas que vocês vão mostrar que o espaço é de todos. Todo bairro merece um olhar diferenciado da administração. Com certeza, as associações vão dar esse retorno para a Prefeitura. Hoje é um dia marcante para a Câmara, para mim e para as pessoas de bem que saem de casa para fazer a diferença na nossa cidade”, avaliou Boi.

O coordenador de Esportes e Lazer de Alto Rendimento, Edio Lopes, destacou que a parceria da Prefeitura com os grupos de moradores tem objetivo de preservar a estrutura das áreas esportivas e atrair a população para utilizá-las.

“Essa parceria é para vocês que moram no bairro, conhecem a realidade do bairro, não deixarem as pessoas irem lá e destruírem os espaços. Esse espaço é coletivo. Quando a comunidade se envolve, tem compromisso, esse espaço vai estar cheio de gente e bem conservado. Tenho certeza de que esses cinco espaços assinados hoje serão pioneiros”, afirmou Edio.

O presidente do Jardim América Futebol e Socialização, Cido Andrade, representando todos os coletivos de moradores dos bairros, deu o exemplo da área de lazer “Tonzé” para mostrar que a comunidade pode cuidar desses locais.

“Ali é um lugar muito bem cuidado pelas mãos dos nossos colaboradores. E agora estamos recebendo esse ‘presente’ do governo de Araraquara. É uma vitória. Nós não vamos deixar de trabalhar. Enquanto não vermos o Jardim América estruturado do jeito que a gente sonha, e não só na área esportiva, nós não vamos deixar de trabalhar”, declarou Cido.

Também estiveram presentes no ato de assinatura as vereadoras Thainara Faria (PT) e Fabi Virgílio (PT) e os vereadores Paulo Landim (PT) e Emanoel Sponton (Progressistas); a secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; o coordenador de Participação Popular, Anderson Morfy; e representantes da associação de moradores do Jardim América e dos coletivos de moradores do Jardim Nova Época, da Vila Melhado, do Jardim Florença e do Jardim Esplanada.

WhatsApp Edinho Prefeito