Edinho vistoria obras em unidades escolares do Assentamento Monte Alegre - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho vistoria obras em unidades escolares do Assentamento Monte Alegre

Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito Edinho vistoriou as obras da reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria de Lourdes da Silva Prado e da reforma do CER Irmã Maurina Borges da Silveira, no Assentamento Monte Alegre. A obra foi eleita em segundo lugar nas plenárias da Região 10 do Orçamento Participativo, programa governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos decidirem sobre os orçamentos públicos.

Edinho valorizou o fato da obra ter sido escolhida pela população do assentamento e enalteceu os esforços da Prefeitura para executá-la mesmo com todos os obstáculos impostos pela pandemia. “Essa é uma obra que a comunidade sempre quis. As moradoras e moradores usuários da nossa EMEF e do nosso CER foram por diversas vezes nas reuniões do Orçamento Participativo para reivindicar essa obra, que é de altíssima qualidade”, destacou.

O valor da obra é de R$ 1.123.056,29, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O prefeito enalteceu a qualidade do serviço e do projeto executado nas duas unidades. “A educação pública tem que oferecer para as crianças e para os adolescentes o que tem de melhor porque eles merecem. É isso o que estamos fazendo aqui, investindo para que a nossa escola e o nosso CER tenham aquilo que é de melhor em termos de estrutura para que, melhorando a nossa estrutura, possamos melhorar também as condições de trabalho das nossas educadoras e educadores. Isso significa, lá no final, melhoria das condições educacionais, para que nossas crianças possam aprender e possam se desenvolver naquilo que têm de melhor. A educação se faz sim com qualidade pedagógica, e nós temos muita qualidade pedagógica, mas educação se faz também com infraestrutura, com condições adequadas, e nós temos que trazer para o ensino público aquilo que existe de melhor”, ressaltou.

A EMEF Maria de Lourdes da Silva Prado, que atende um total de 117 alunos, contará com a construção de um novo refeitório, além da reforma e adequação da cozinha experimental para se tornar a cozinha geral da unidade. O local também passará por reforma do barracão em frente à escola para se tornar espaço de oficinas da educação integral. Já o CER Irmã Maurina Borges da Silveira, que conta com 59 crianças matriculadas, passará por uma troca de pisos.

Para Edinho, trata-se de uma reforma que vai melhorar as condições de aprendizado das unidades e cumprir o que foi determinado como prioridade no OP. “O Orçamento Participativo é uma forma de governar que a população é que diz onde o dinheiro público tem que ser gasto, é a população que diz o que é importante, e nós corremos atrás, como fizemos aqui. No meio da pandemia, estamos realizando uma obra transformadora no Assentamento Monte Alegre. Inclusive nós teremos aqui um prédio só para educação complementar. Teremos um similar à Escola Municipal de Dança que temos em Araraquara”, concluiu.

Também participaram da visita a vereadora Thainara Faria (PT); a secretária da Educação, Clélia Mara Santos; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio José Pelícolla; a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; o coordenador de Participação Popular, Anderson Morfy; e a diretora das unidades, Lúcia Helena Granzoto Pani.



WhatsApp Edinho Prefeito