Parceria entre Prefeitura e CBF traz projeto Gol do Brasil para Araraquara - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Parceria entre Prefeitura e CBF traz projeto Gol do Brasil para Araraquara

O prefeito Edinho participou na manhã desta quarta-feira (16) do lançamento oficial do projeto “Gol do Brasil”, no Cear. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A Unesco no Brasil reforça a ação desse projeto por meio de um acordo de cooperação internacional.

O projeto visa promover a educação e a cidadania por meio do futebol, proporcionando uma compreensão diferenciada e efetiva da questão socioambiental, oferecendo oportunidades de desenvolvimento de crianças e adolescentes em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural; para isso, são seguidos os critérios das dez habilidades de vida estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), agência ligada à ONU: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, manejo de emoções, manejo de estresse e comunicação eficaz.

O prefeito Edinho aproveitou a oportunidade para agradecer a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Paulista de Futebol (FPF) pela parceria, “Quando nos procuraram eu não tive nenhuma dúvida que seríamos a sede desse projeto no estado, porque desde 2001 nós escolhemos um caminho para o desenvolvimento da educação complementar ancorado no esporte e na cultura”.

Edinho destacou que a iniciativa vem para somar ao projeto “Escolinhas de Esportes” que atende crianças e adolescentes em mais de 40 pontos da cidade. “Nosso programa é sem dúvida nenhuma o maior projeto de desenvolvimento educacional e inclusão social por meio do esporte em todo interior de São Paulo e parcerias como essa apenas fortalecem nossas iniciativas”.

Ainda de acordo com o prefeito Edinho, os investimentos no esporte fizeram com que Araraquara se tornasse a cidade do seu porte com maior número de equipes de alto rendimento. “Talvez sejamos a única cidade do estado que criou um plano de carreira para os profissionais envolvidos em todas as modalidades esportivas”. Ele reforçou que a parceria com a CBF e a FPF vem ao encontro de uma vocação instituída da cidade, na qual o esporte é política pública estruturante e perene. “Nós acreditamos no esporte, não como algo momentâneo e passageiro, acreditamos que o esporte é o maior instrumento de educação complementar que pode existir, acreditamos que o esporte desenvolve talentos sim, mas os talentos que muitas vezes não prosperam, viram cidadãos conscientes, mulheres e homens comprometidos com novos conceitos e valores na sociedade”.

O coordenador da Confederação Brasileira de Futebol, Bruno Rosell, ressaltou que a escolha de Araraquara se deu pela certeza do sucesso do projeto no município. “Desde o primeiro contato a gente percebeu o entusiasmo, a força e a potência que a cidade tem para o esporte”. Bruno agradeceu a estrutura disponibilizada pela cidade e salientou que o principal objetivo do projeto é deixar um legado para as próximas gerações. “Nosso projeto é financiado pelo Fundo da Copa do Mundo de 2014, nosso principal objetivo é deixar um legado para as crianças, para cidade, para os profissionais e que, a partir daí, a gente possa utilizar o futebol como ferramenta de transformação social”, concluiu.

A ação irá atender 240 crianças e adolescentes, meninas e meninos, de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social. Nesta primeira etapa 40 professores estão sendo capacitados pela CBF para atuar no projeto. É a maior iniciativa nesta área em todo interior de São Paulo e vem para somar aos tantos outros projetos voltados à inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte.

Também estiveram presentes no evento o diretor de Integração e Desenvolvimento da Federação Paulista de Futebol, Renato Almeida, a secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli, a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo, a vereadora e vice-presidente da Câmara, Thainara Faria, que representou a instituição no evento.

WhatsApp Edinho Prefeito