Prefeitura e órgãos de segurança pública abordam ações para combate a furtos de fiações elétricas - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Prefeitura e órgãos de segurança pública abordam ações para combate a furtos de fiações elétricas

O prefeito Edinho, secretários e coordenadores municipais e órgãos de segurança pública que integram o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) se reuniram na quarta-feira (30) e abordaram ações para o combate à criminalidade em Araraquara.

Criado em 2017, o grupo realiza reuniões periódicas para avaliação dos índices criminais e para a definição de medidas conjuntas. Na reunião de quarta-feira, o principal assunto abordado foi o crescimento no número de furtos de fiações elétricas em prédios públicos, praças, parques e áreas de lazer, o que traz prejuízos para a Prefeitura e para a própria população.

No ano passado, a Guarda Civil Municipal registrou 20 boletins de ocorrência em razão dos furtos de fiações, o que inclui casos em bairros e na região central. Representantes da CPFL Paulista estiveram na reunião e relataram a existência do mesmo tipo de ocorrência também em outras cidades da região.

“As forças de segurança presentes na reunião, junto com a Prefeitura, irão intensificar as fiscalizações e as ações para coibir os furtos e as revendas desses materiais. Segurança Pública é uma política pública conjunta, e essa união de esforços é fundamental”, declarou o prefeito Edinho.

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, destacou que o número de furtos cresceu 23% no ano passado em relação a 2020, o que também reflete os casos de furtos de fios e cabos.

“O tema principal da reunião foi um problema que se instalou desde meados do ano passado, que é o furto de fiação dos equipamentos públicos do município, trazendo não só prejuízo financeiro, mas também social para a nossa população. Essa reunião tem o objetivo de reunir todos os responsáveis pela área da segurança pública para articular ações de prevenção e identificação dos criminosos”, afirmou João Alberto.

Os órgãos de segurança irão ampliar a fiscalização para encontrar os criminosos e os locais que podem estar comprando os produtos furtados. “Foi uma reunião muito produtiva. Todos estão se articulando para combater esses criminosos que estão organizados para a prática desses delitos”, complementou o secretário.

Além de Edinho e dos secretários, coordenadores e gestores municipais, também participaram da reunião representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Federal, da Guarda Municipal, da Gerência de Fiscalização de Trânsito e da CPFL Paulista.

WhatsApp Edinho Prefeito