Edinho apresenta ações de cooperativismo em Araraquara para vice-presidenta da Espanha - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho apresenta ações de cooperativismo em Araraquara para vice-presidenta da Espanha

Em encontro na sede da Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, nesta sexta-feira (1⁰), o prefeito Edinho apresentou as ações de Araraquara na área do cooperativismo para a vice-presidenta da Espanha e ministra do Trabalho e Economia Social, Yolanda Díaz, e para lideranças das principais centrais sindicais brasileiras.

Em sua fala na reunião, Edinho relatou a “linha do tempo” do cooperativismo em Araraquara, começando em 2001, com a organização da Cooperativa Acácia, responsável pela coleta seletiva e reciclagem, até as mais recentes cooperativas criadas com incentivo da Prefeitura (de costura, alimentação, limpeza, motoristas, entregadores, egressos do sistema prisional, entre outras).

Também foram citados os casos do “Bibi Mob”, aplicativo de transporte utilizado pelos motoristas da Coomappa (Cooperativa dos Motoristas de Aplicativos de Araraquara) que retorna mais de 90% dos valores das corridas para o trabalhador, além da Cooperativa Panelas Unidas, que assumiu a produção de refeições dos Restaurantes Populares, entre outros exemplos.

“O cooperativismo é uma forma de organização do trabalho em que o trabalhador é protagonista. Acredito que a economia solidária, incluindo o cooperativismo, deve ser uma política de governo perene, permanente, que combata o desemprego, mas também incentive a auto-organização dos trabalhadores e das trabalhadoras”, afirma o prefeito.

Yolanda Díaz abordou detalhes da reforma trabalhista realizada pela Espanha, com foco na capacidade do diálogo social, reunindo empresários, trabalhadores e governo. A vice-presidenta ressaltou que “não existe construção democrática sólida sem protagonismo dos trabalhadores e dos sindicatos”.

“Esse processo gerou um dos maiores pactos da história da Espanha. Debater o desenvolvimento econômico colocando na mesma mesa empresários, trabalhadores e governo foi uma vitória histórica da sociedade espanhola”, avaliou Edinho.

O prefeito de Araraquara agradeceu ao presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloízio Mercadante, e ao diretor, Artur Henrique, e a todos da fundação pelo convite para a reunião.

Edinho também agradeceu à vice-presidenta da Espanha, Yolanda Díaz, e ao secretário espanhol do Emprego e Economia Social, Joaquín Pérez Rey, “por todas as experiências apresentadas para nós e pela valorização internacional das políticas públicas de Araraquara”.

WhatsApp Edinho Prefeito