Arrastão retira mais de 10 toneladas de inservíveis do Jardim Veneza e Adalberto Roxo - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Arrastão retira mais de 10 toneladas de inservíveis do Jardim Veneza e Adalberto Roxo

O arrastão contra a dengue realizado no último sábado (2) nos bairros do Jardim Veneza e do Jardim Adalberto Roxo retirou 10.290 quilos de materiais inservíveis dos quintais das residências, de terrenos e de áreas de mananciais daquela região.

Com a participação das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, Administração, Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública e também do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), os trabalhos seguiram das 7h às 13 horas, com cerca de 150 pessoas em ação, entre agentes de controle de vetores da Vigilância Epidemiológica, agentes comunitários de saúde, fiscais municipais, supervisores e os atiradores do Tiro de Guerra de Araraquara, que realizaram uma varredura por possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com balanço da ação, dos 2.099 imóveis visitados, os agentes tiveram acesso a metade: 1.033 foram abertos e 1.066 estavam fechados. Nesses, 1.033 vistoriados, 29 recipientes com larvas do Aedes foram retirados.

O prefeito Edinho esteve na tarde desta segunda-feira (4), vistoriando o material retirado na ação de limpeza, no Aterro Municipal, acompanhado de Eliana Honain, secretária municipal de Saúde; Rodrigo Ramos, coordenador da Vigilância em Saúde, demais funcionários de outras secretarias envolvidas e do Daae. Ele agradeceu o empenho dos envolvidos e chamou a atenção para a grande quantidade de possíveis criadouros de larvas que foram retiradas somente no sábado.

“Em um único dia de mutirão de limpeza foram retiradas mais de 10 toneladas de lixo; são criadouros do mosquito. É chocante a quantidade de lixo retirado”, ressaltou o prefeito. “É uma montanha de lixo retirada em um único dia. É isso que propicia que a dengue continue se alastrando pela cidade. E eu quero agradecer demais todos que estão envolvidos nesses mutirões de limpeza. As equipes estão nas ruas, limpando, fiscalizando e nós vamos continuar trabalhando. Mas sem o apoio da população, sem você entender que a dengue mata, vai ser impossível vencermos a dengue; precisamos da participação de todos na limpeza de seus quintais, porque não conseguimos estar dentro de todos os quintais, em todas as residências. Você tem que ser o fiscal do seu quintal”, enfatizou o prefeito, em live nas redes sociais realizada do Aterro Municipal.

Os próximos bairros a receberem o arrastão serão o Jardim Indaiá e o São Rafael, em ação marcada para o sábado seguinte, dia 9 de abril.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica, que é o 0800-7740440, ou no WhatsApp da Prefeitura, o (16) 99760-1190.

Ações de combate
Os trabalhos de combate ao mosquito Aedes continuam no decorrer da semana e a participação da população em geral é fundamental.

Nesta terça-feira (5), equipes de bloqueios estarão circulando pelo Jardim das Estações, Jardim Universal e Santa Angelina. A nebulização será feita no Centro, próximo ao Parque Infantil, e o fumacê será realizado no Parque São Paulo, nos períodos da manhã e da noite.

Números da epidemia
Segundo a Vigilância, o ano de 2022 foram registrados 2.208 casos confirmados de dengue. Foram 150 casos em janeiro, 678 casos em fevereiro e 1.380 em março. Neste ano, seis óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara.

Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

Atendimento
O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 21h. E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue – os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e as UPAs, 24 horas por dia.

Vale acrescentar que a UPA da Vila Xavier, que desde o início da pandemia de Covid-19 atendia exclusivamente casos da síndrome gripal, já retomou o atendimento de outras patologias, inclusive dengue.

WhatsApp Edinho Prefeito