Prefeitura entrega 400 aparelhos auditivos a pacientes do Centro Especializado em Reabilitação - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Prefeitura entrega 400 aparelhos auditivos a pacientes do Centro Especializado em Reabilitação

A Prefeitura entregou nesta sexta-feira (8), no Centro Especializado em Reabilitação Dr. Eduardo Lauand, 400 aparelhos auditivos que irão beneficiar 200 pacientes cadastrados no setor de Reabilitação Auditiva da unidade de saúde.

Os aparelhos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 270 mil e liberada pelo deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), após intermediação do vereador Guilherme Bianco (PCdoB).

Desde 2017, já foram entregues 5.246 aparelhos aos pacientes de Araraquara e de 24 municípios da região que são atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação.

Em sua fala no evento, o prefeito Edinho agradeceu a Orlando Silva e a Guilherme Bianco pelo apoio e pela sensibilidade. “Em um momento de dificuldade financeira, nós estamos tendo a oportunidade de comprar aparelhos que irão fazer a diferença na vida das pessoas”, disse Edinho, que ainda reforçou a luta “por uma cidade mais inclusiva, que trate com respeito às pessoas que possuem deficiência”.

O deputado Orlando Silva elogiou o atendimento do Centro Especializado em Reabilitação e do Centro de Referência do Autismo (que fica ao lado). “Fiquei impactado com a qualidade do atendimento. Cuidar das pessoas aquece o nosso coração. Ver o brilho no olhar de quem recebe uma melhoria na sua condição de saúde”, declarou. Outros R$ 2,6 milhões em emendas parlamentares do deputado estão em andamento nas áreas da saúde, da infraestrutura e do esporte.

O vereador Guilherme Bianco, representando a Câmara Municipal, ressaltou o diálogo com o deputado Orlando para a obtenção dos recursos para a compra dos aparelhos. “A gente fala muito com os nossos deputados para trazer recursos para o nosso município. E o Orlando Silva é um grande defensor do SUS. Agradeço muito pelo o que ele tem feito por Araraquara e pelo Brasil. Hoje estamos contemplando 200 pessoas com aparelhos de qualidade”, disse o vereador.

Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, lembrou que Araraquara investiu 45% do Orçamento em Saúde no ano passado — quando o mínimo exigido pela Constituição é de 15% — e agradeceu ao deputado e ao vereador pela liberação de mais esses recursos. “Obrigado pela sensibilidade com Araraquara. Essa compra dos aparelhos é muito importante e vai mudar a vida das pessoas, que vão voltar a ouvir os sons mais básicos e recuperar um sentido fundamental como a audição”, afirmou Eliana.

Luiz Armando Garlippe, gerente de Reabilitação, também fez agradecimentos ao deputado e ao vereador pela emenda parlamentar destinada a Araraquara.

E Amanda Carolina da Silva, em nome de todos os pacientes beneficiados, deu um testemunho pessoal. Ela relatou que descobriu a deficiência auditiva aos 5 anos, quando educadores da escola notaram algo diferente em sua aprendizagem. “Muitas vezes, a gente não sabe que tem direito ao aparelho auditivo. Quero agradecer muito pela verba liberada que dá direito de a gente receber esses aparelhos”, opinou.

Também estiveram no evento as vereadoras Thainara Faria (PT) e Fabi Virgílio (PT) e o vereador Gerson da Farmácia (MDB); o coordenador de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Mizael Henrique Emílio; a gerente do Centro de Referência do Autismo, Karina Maia; além de outras autoridades e pacientes atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação.

WhatsApp Edinho Prefeito