Prefeitura inaugura posto de atendimento na região do Selmi Dei - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Prefeitura inaugura posto de atendimento na região do Selmi Dei

O Posto de Atendimento do Jardim Roberto Selmi Dei foi inaugurado oficialmente na noite de sexta-feira (8), depois de duas semanas de funcionamento ao público. No mesmo evento, também foi sancionada a lei de autoria do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) que nomeia o espaço de “Orlando Carlos da Silva”.

O posto, vinculado à Secretaria Municipal de Administração, oferece à população daquela região — mais de 50 mil habitantes — todos os serviços disponíveis no Paço Municipal, no Centro, a 8 km de distância. O posto fica na Rua Doutor José Logatti, nº 1008, no Jardim Adalberto Roxo I.



Em sua fala no evento, o prefeito Edinho recordou o histórico de formação da região do Selmi Dei, que teve loteamento aprovado em 1978 e entrega das casas a partir de 1981. Uma região com mais de 40 anos de história e que lutou muito, ao longo do tempo, para receber asfalto, iluminação, rede de água e esgoto e toda a infraestrutura necessária para os moradores.

“Foi um sofrimento imenso. Depois foi asfaltado, fizeram a creche e o posto de saúde, a escola, e o bairro foi se desenvolvendo. Quando assumi a Prefeitura, em 2001, tinha asfalto até o Selmi Dei 4 e dali para a frente não tinha. Depois fizeram o Adalberto Roxo, também sem asfalto, sem iluminação e rede de água. Depois vieram o Jardim Indaiá, o São Rafael e a região do Valle Verde. Toda essa região tem 52 mil pessoas morando. O que estamos fazendo aqui hoje é reconhecer que a maior aglomeração urbana de Araraquara é a região norte”, disse Edinho.

“O que é a região norte? É quando a gente passa do Córrego do Serralhal para cá, até a pista de Américo Brasiliense e a linha do trem. Nesse pedaço, são 52 mil pessoas morando. É uma região que precisa muito do poder público. Este posto de atendimento não vai resolver todos os problemas dessa região, mas é uma forma de reconhecermos a importância dela e de trazermos a Prefeitura para mais perto do povo que mora aqui. Queremos que a população entenda que aqui é um local para atendermos as demandas de vocês e que vocês tragam o que é importante para a região”, complementou o prefeito.

Autor da lei que nomeia o posto de atendimento, Guilherme Bianco recordou em sua fala a memória do ex-vereador Edno Pacheco (2001-2008), que faleceu no final de março, aos 65 anos, e era um importante líder comunitário da região do Selmi Dei. “Este posto está de pé hoje porque o Pacheco lutou muito”, declarou. O vereador ainda parabenizou a Prefeitura. “Um governo bom batalha para resolver os problemas, está no dia a dia dialogando e ouvindo a população. Hoje é uma vitória de cada morador da região norte.”



Representando também a Câmara Municipal, a vice-presidente Thainara Faria (PT) declarou que o evento simboliza uma conquista para os moradores da região do Selmi Dei. “A gente inaugura hoje esse espaço e vai continuar lutando todos os dias para que o melhor serviço seja prestado ao povo de Araraquara”, pontuou.

Cumprindo agendas em Araraquara e presente no evento, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) parabenizou o prefeito Edinho pela iniciativa. “É um governo que se preocupa com a vida das pessoas. A ideia deste posto de atendimento é uma lógica utilizada em governos que escutam a população. É a descentralização da administração”, disse o deputado.

O secretário de Administração, Adriano Altieri, destacou que o local também é um espaço para ouvir os moradores. “Sei a importância desse espaço para o bairro. A Prefeitura está chegando mais próxima de vocês. É um espaço que atenderá demandas da região, para que vocês não precisem se deslocar até o Paço Municipal, mas vocês também podem trazer o que pensam de sugestões de melhoria para os bairros. Queremos ouvir vocês e levar para a administração as carências da região”, explicou.

O gerente de atendimento do novo posto, Danilo de Souza Jardim, relatou o trabalho de escolha do melhor local para atender a população e de adequação do imóvel, além dos próximos desafios. “A gente entrega um espaço adequado, confortável, bem iluminado, arejado, mas o que vai refletir nosso sucesso é o nosso trabalho de hoje em diante, que é atender bem e ouvir as demandas de todos vocês”, declarou.

Nelson Vicente Júnior, gestor do posto de atendimento, comemorou a inauguração do novo espaço. “Hoje é um dia de festa para a população da região norte de Araraquara. É especial a inauguração desse espaço. Esse sonho perpassou gerações e hoje é realidade”, destacou.



Humberto Luiz da Silva, filho de Orlando Carlos da Silva, utilizou a palavra em nome da família e agradeceu à Prefeitura pela homenagem. “A gente nunca pensou em sair do Selmi Dei. Aqui foi construída a nossa história. Saber que meu pai foi lembrado e o nome dele estará aqui nesta conquista do Selmi Dei é motivo de orgulho. Estar aqui, para nós, é muito importante”, relatou.

Também estiveram na inauguração a vereadora Fabi Virgílio (PT) e o vereador Paulo Landim (PT); secretários e coordenadores municipais; o superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Donizete Simioni; e familiares do homenageado Orlando Carlos da Silva: Maria Helena (viúva), Orlando (filho), Renata (filha) e Renato (filho), entre outros representantes da família.

Serviços disponíveis
Os moradores de toda a região dos bairros Selmi Dei, Adalberto Roxo e Valle Verde podem utilizar o posto de atendimento para informações, protocolos e requerimentos diversos; negociação de débitos com o município (inclusive em casos como processo judicial); parcelamentos ou emissão de boletos à vista; atualização de boletos municipais vencidos; solicitação de remissões e isenções de impostos, inclusive aquelas fundamentadas na Lei 884/2018 (Lei do Câncer); requerimento de cancelamentos de inscrições, suspensão ou baixa de alvarás; cadastramentos e alterações de endereço de entrega de carnês de impostos; revisões de IPTU; solicitação do Desconto Residência Própria para IPTU conforme legislação vigente; apresentação de recursos administrativos; solicitação de baixa de débitos eventualmente pagos ou compensações financeiras e restituição após revisão ou pagamento em duplicidade.

A unidade também pode ser acionada para requerer os mais diversos serviços de zeladoria, como tapa-buracos, podas e remoções de árvores, sinalizações de trânsito, entre outros. Há no local também atendimentos do Daae, que orientará os moradores sobre ligações de água, parcelamentos de débitos, termos, segundas vias, entre outros.



O homenageado
O posto de atendimento do Selmi Dei leva o nome de Orlando Carlos da Silva, morador conhecido da comunidade. Nascido em 1949, em Araraquara, Orlando dedicou seu trabalho à população araraquarense enquanto soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sendo a primeira equipe a prestar serviços no bairro do Selmi Dei após a inauguração do posto policial. O Selmi Dei também foi seu local de residência após o ano de 1981.

Orlando prestou concurso da Polícia Militar na década de 1970, após alguns anos trabalhando em uma gráfica. Após ser aprovado, dedicou uma temporada fora de Araraquara, formando-se policial militar em Taubaté e, posteriormente, iniciando sua carreira em Barretos e em Ribeirão Bonito. Logo que possível, Orlando retornou a Araraquara e construiu sua história junto à população, pela qual se tornou querido e lembrado com honra por todo seu zelo e competência.

Orlando, filho de Aparecida dos Santos Silva e de Carlos José da Silva, casou-se com Maria Helena da Silva e deu continuidade à sua família através dos filhos Orlando Carlos da Silva Junior, Humberto Luiz da Silva, Carlos José da Silva Neto, Renato Cezar da Silva e Renata Fernanda da Silva. Quando faleceu, em 1997, Orlando havia completado 48 anos.

O homenageado tornou-se querido no Selmi Dei pela forma como tratava as pessoas, principalmente crianças e adolescentes. De forma carinhosa e fraterna, ganhou a confiança dos pais para que seus filhos brincassem e desfrutassem das ruas em segurança. Através dos olhos de Orlando, muitas crianças cresceram sendo protegidas pela sua presença e aconselhadas pelos seus ensinamentos.

WhatsApp Edinho Prefeito