Câmara Municipal entrega título de Cidadão Araraquarense a Marco Vinholi
Ex-deputado estadual, ex-secretário de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado e presidente estadual do PSDB, Marco Vinholi recebeu da Câmara Municipal na noite de sexta-feira (6) o título de Cidadão Araraquarense, em homenagem de autoria da Mesa Diretora. O prefeito Edinho participou da sessão solene e enalteceu a trajetória de Vinholi e suas parcerias com a cidade de Araraquara.
“Na gestão de João Doria [ex-governador], Vinholi foi o secretário estadual que mais olhou para o interior de São Paulo. Defendeu os municípios e atendeu todos os prefeitos sempre que foi necessário. Teve atuação fundamental na pandemia orientando os municípios, ajudando na liberação de recursos, na ampliação de leitos, na compra de insumos, entre outras ações”, afirmou o prefeito.
“Esse título entregue pela Câmara é um imenso gesto de carinho e de gratidão da população de Araraquara, além de materializar aquilo que mais queremos da política: que o interesse público esteja acima de tudo, independentemente de partidos políticos”, complementou Edinho.
Representando o Legislativo, o presidente da Câmara, Aluisio Boi (MDB), destacou a atuação de Vinholi como secretário estadual, principalmente no enfrentamento da pandemia e na vinda da cervejaria Estrella Galicia para Araraquara — o maior investimento privado da história da cidade. “O título de Cidadão Araraquarense tem uma importância muito forte. Sei o quanto o Marco Vinholi representa para toda a região. E hoje recebemos você como legítimo filho desta terra”, declarou Boi.
Marco Vinholi agradeceu a todos pelo título recebido e disse ter carinho especial por Araraquara. “Araraquara é diferente. A classe política sempre disputou com fervor as eleições, mas, passadas as eleições, um partido único se estabelece, chamado Araraquara. É por isso que vocês orgulham tanto o estado de São Paulo, a região e este novo filho que, com muita honra, vem aqui nesta noite. Além da honraria, o título traz a responsabilidade de seguir atuando e tendo ação permanente pelos municípios”, disse o homenageado.
Também estiveram na sessão solene os vereadores João Clemente (PSDB), Rafael de Angeli (PSDB), Lucas Grecco (União Brasil) e Edson Hel (Cidadania); os prefeitos Luizinho Noli (Santa Lúcia), Tenente Rodrigues (Rincão), Adriano Marçal (Gavião Peixoto), Dr. Eduardo (Tabatinga), Padre Osvaldo (Catanduva) e Vladimir Adabo (Borborema); o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Roselei Françoso; o ex-prefeito de Araraquara e ex-deputado estadual Roberto Massafera; o vice-presidente da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Walcynir Bragatto; o diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS 3), Jeferson Yashuda; o diretor regional da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Benedito dos Santos; o presidente do PSDB de Araraquara e diretor do Escritório de Desenvolvimento Regional, Jorge Bedran; entre diversas outras autoridades e lideranças políticas de Araraquara e região.
O homenageado
Marco Antonio Scarasati Vinholi nasceu em São Paulo, em 18 de setembro de 1984. Ele é filho de Geraldo Vinholi, ex-deputado estadual (1999-2012) e ex-prefeito de Catanduva/SP (2013-2016).
Marco Vinholi foi deputado estadual (2017-2018) e líder do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo. Assumiu em janeiro de 2019 a cadeira de secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, no governo de João Doria (PSDB), e se afastou do cargo no início de abril. Também é presidente do PSDB-SP.
O homenageado nasceu e cresceu na capital paulista, onde estudou no Colégio Madre Cabrini e no Colégio Presbiteriano Mackenzie. Estudou o ensino médio na Ocean Township High School, em Nova Jersey, nos EUA, e se graduou em Administração de Empresas pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
Durante a pandemia da Covid-19, Marco Vinholi foi o interlocutor para a criação de Consórcios Intermunicipais para o enfrentamento da pandemia e a defesa dos demais interesses dos municípios, contribuindo muito para a liberação de recursos para toda a região. O Concen (Consórcio de Municípios da Região Central do Estado de São Paulo), oficializado no ano passado, é presidido pelo prefeito de Santa Lúcia, Luizinho Noli (PL).
Vinholi também foi fundamental para a liberação de recursos do Governo do Estado para Araraquara no enfrentamento da pandemia. Foram verbas destinadas para custeio, compra de insumos, abertura de novos leitos e apoio para o funcionamento do Hospital da Solidariedade, o hospital de campanha que serviu de modelo no combate ao coronavírus para todo o Brasil.
Em fevereiro de 2021, quando a variante Delta chegou a Araraquara, sobrecarregando os serviços de saúde, Vinholi esteve na cidade em duas oportunidades, visitou o hospital de campanha e, junto com o secretário de Saúde do Governo do Estado, Jean Gorinchteyn, anunciou a abertura de novos leitos para o Hospital da Solidariedade, a Unidade de Retaguarda do Melhado, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) e o Hospital Nestor Goulart Reis (também de Américo).