Região 1 do Orçamento Participativo elege reforma e ampliação do Caic do Vale do Sol - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Região 1 do Orçamento Participativo elege reforma e ampliação do Caic do Vale do Sol

A plenária da Região 1 do Orçamento Participativo, a primeira da fase regional em 2022, elegeu como investimento prioritário a reforma e ampliação do complexo do Caic Engenheiro Ricardo Caramuru de Castro Monteiro, o Caic do Vale do Sol. A plenária foi realizada na noite de quinta-feira (12), na sede do Caic.

A Região 1 engloba cerca de 30 bairros das sub-regiões do Vale do Sol, do Jardim Maria Luiza e da Chácara Flora/Parque Planalto. Dos 215 votos totais da plenária, 177 foram na proposta vencedora.

Outras 36 pessoas optaram pela pavimentação de mais vias da Chácara Flora e manutenção das vias de acesso ao Recanto dos Nobres. Dois votos foram dados para a preservação de áreas verdes próximas ao Córrego do Cupim. A continuidade da pavimentação em vias do Cidade Jardim foi retirada da votação por opção dos próprios moradores que defendiam a proposta.

“Foi uma mobilização grande. Venho trabalhando com a comunidade desde o início do ano em todas as reuniões de pais. Foi muito gratificante a gente ter ganho essa reforma, que é de uma grande importância para os alunos e para a comunidade. Precisamos da reforma e da ampliação para atender a comunidade de uma forma mais eficaz”, afirmou a diretora da Emef do Caic do Vale do Sol, Ana Paula da Silva, que defendeu a proposta vencedora na plenária.

Durante o discurso de defesa, Ana Paula explicou que a unidade educacional (que engloba um CER e uma Emef) começou suas atividades em 1998 e desde então, há 24 anos, ainda não passou por uma grande reforma, mas somente por adequações pontuais. A diretora ainda listou necessidades estruturais e o crescimento dos bairros da região para justificar a eleição no OP.

O prefeito Edinho ressaltou que o Orçamento Participativo é um instrumento de gestão democrática para resolução dos problemas de Araraquara. “Várias demandas importantes e justas foram apresentadas, mas o Orçamento Participativo é isso: a Prefeitura se compromete a realizar a primeira prioridade. A população veio e demonstrou a necessidade de reforma e ampliação do Caic. A construção é da década de 1990. A população se organizou e colocou essa obra como prioridade. Em vez de o prefeito, o vereador ou o secretário escolher a obra, são os moradores que dizem para a Prefeitura ‘a prioridade é essa, o que é mais importante é isso’. E a Prefeitura, de forma democrática, vai resolvendo os problemas de Araraquara”, afirmou Edinho.



Além da escolha da obra vencedora, a população também elegeu representantes da região para integrarem o COP (Conselho do Orçamento Participativo), órgão que acompanha a elaboração dos projetos e fiscaliza a execução das obras e dos investimentos aprovados.

Também estiveram na plenária a vereadora Thainara Faria (PT) e o vereador Emanoel Sponton (Progressistas), representando a Câmara Municipal; a deputada estadual Márcia Lia (PT); secretários, coordenadores e gestores municipais e a equipe de coordenação do Orçamento Participativo.

Próxima plenária
O Orçamento Participativo 2022 prossegue no próximo dia 20, sexta-feira, às 14h, com a plenária temática de Pessoas com Deficiência. O encontro está previsto para a sede do Instituto dos Cegos Santa Luzia, na Avenida Padre Antônio Cezarino, nº 875, na Vila Xavier.

Mais informações sobre o Orçamento Participativo podem ser consultadas no site www.araraquara.sp.gov.br.

WhatsApp Edinho Prefeito