Prefeitura, CBF e FPF lançam em Araraquara o projeto Gol do Brasil - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Prefeitura, CBF e FPF lançam em Araraquara o projeto Gol do Brasil

Em solenidade realizada nesta sexta-feira (20), no campo da Praça Scalamandré Sobrinho, foi lançado oficialmente em Araraquara o projeto social Gol do Brasil, que é uma parceria da Prefeitura com a Federação Paulista de Futebol (FPF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltada para crianças e adolescentes, meninos e meninas, de 6 a 17 anos. O evento teve transmissão ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook, onde o vídeo encontra-se disponível para visualização.

O projeto visa promover educação e cidadania de crianças e adolescentes através do futebol, utilizando o esporte como meio de transformação social, juntamente com a metodologia exclusiva de ensino da CBF. O projeto será desenvolvido na Secretaria de Esportes e Lazer e com o suporte da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, além das demais políticas públicas do município. No encontro desta sexta foram distribuídos os uniformes para 117 crianças que começam nesta primeira turma. O projeto tem capacidade de atender até 240 alunos entre 6 e 17 anos e que precisam de apoio da Prefeitura.

O prefeito Edinho agradeceu à CBF e a FPF pela parceria e enalteceu o conceito do projeto. “Araraquara já tem as Escolinhas de Esportes, maior projeto esportivo de inclusão social do interior de São Paulo, que até a pandemia contava com 7.300 crianças e adolescentes participantes. E agora também recebemos o Gol do Brasil. Espero muito que todos os alunos, caso não se tornem jogadores e jogadoras profissionais, sejam pessoas que aprendam muito com o esporte. O esporte ensina a jogar coletivamente, ensina a ganhar e a levantar depois de uma derrota. O esporte traz aprendizados para a vida”, destacou.

A vereadora Thainara Faria (PT), que representou a Câmara Municipal na solenidade, falou sobre a questão social que envolve o projeto. “Pais e mães, nós temos aqui uma oportunidade sem igual para essas crianças. Infelizmente, apesar de ser um número bem grande de alunos, cada um de vocês é selecionado, mas são 240 crianças em um universo de tantas outras que gostariam de estar aqui. Daqui vocês podem vir a competir em outras cidades, em outros estados, em outros países, e daqui vocês podem viver seus sonhos e de suas famílias também”, mencionou.

O coordenador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Bruno Abrão Rosell, lembrou que o projeto também irá desenvolver habilidades para a vida, que estão especificadas em temas que ilustram cartazes colocados no campo: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, empatia, lidar com sentimentos, lidar com estresse, comunicação eficaz, pensamento crítico, pensamento criativo, tomada de decisão e resolução de problemas. “Nosso objetivo aqui não é formar um jogador. Obviamente que pode sair daqui um jogador, uma jogadora, naturalmente acontece, mas o que queremos é trazer para vocês esses valores que estão nas faixas. Tenho certeza de que essas habilidades de vida vão transformar vocês e transformar a sociedade em uma sociedade muito melhor”, pontuou.

O vice-presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Mauro Silva, não pôde comparecer, mas enviou uma mensagem em áudio para os participantes. “Estou muito feliz com a quantidade de crianças, adolescentes e familiares que estão participando do Gol do Brasil, que é um projeto muito bacana. Estou feliz pelo engajamento e pela participação de todos vocês”, explanou.

O diretor de Integração e Desenvolvimento da Federação Paulista de Futebol, Renato Almeida, salientou o papel do esporte no processo de educação. “Nós  percebemos, vindo a Araraquara, que está na vocação desta cidade e que está no carisma dessa gestão do prefeito Edinho garantir o direito ao esporte. Eu acho que isso é fantástico e ficamos muito felizes de hoje estarmos aqui e poder ver esse projeto se iniciando. Aos pais e mães, eu gostaria de dizer que nunca deixem de encorajar seus filhos e filhas à prática esportiva, nunca deixem de criar essa oportunidade porque o esporte transforma vidas”, apontou.

A gerente de Projetos Esportivos da Secretaria de Esportes e Lazer, Giovana Carvalho, agradeceu pelo empenho de todos que atuaram para que o projeto fosse concretizado na cidade. “O projeto vai muito além de uma bola no campo e visa a transformação social na vida de vocês. Que vocês sejam muito bem vindos. Todos nós trabalhamos muito para que esse projeto acontecesse. Meu muito obrigado vai para a todos e fica também para a administração, que lutou para que esse campo funcionasse da melhor forma, como vocês merecem”, comentou.

Também estiveram presentes o as secretárias Milena Pavanelli (Esportes e Lazer) e Jacqueline Barbosa (Assistência e Desenvolvimento Social); e a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo; além dos professores e alunos do projeto.

Cronograma de aulas
As aulas serão ministradas às terças e quintas, com três turmas em cada período. Pela manhã, a primeira turma, formada por meninos com idade sub-7 e sub-9, terão suas aulas realizadas das 8h30 às 9h15. A segunda turma, que terá aulas das 9h30 às 10h15, envolve os alunos sub-11 e sub-13. A terceira turma, composta por alunos sub-15 e sub-17, terão suas aulas das 10h30 às 11h15. À tarde, a primeira turma (sub-15 e sub-17) terão suas aulas realizadas das 14h às 14h45, a segunda (sub-11 e sub-13) das 15h às 15h45, e a terceira (sub-7 e sub-9) das 16h às 16h45.





WhatsApp Edinho Prefeito