Desaparecimento de crianças é tema de fórum realizado na Unesp - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Desaparecimento de crianças é tema de fórum realizado na Unesp

O prefeito Edinho participou na noite de terça-feira (24), na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara, da solenidade de abertura do 1⁰ Fórum Social Internacional de Redes Protetivas e Buscas Efetivas às Crianças Desaparecidas.

O evento prossegue até sexta-feira (27) e é organizado por docentes, alunos de graduação e pós-graduação do curso de Administração Pública da Unesp, pelo Projeto Rota Cidadã YPY e pela ONG Mães da Sé, com apoio da Prefeitura de Araraquara e de outras instituições.

O objetivo é promover a socialização de saberes e práticas a fim de oferecer visibilidade às experiências bem-sucedidas na temática do desaparecimento de crianças e adolescentes. Ao final, o fórum promoverá a inclusão dessa temática na pauta dos movimentos sociais organizados, dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e órgãos autônomos de fiscalização, com o surgimento de um novo protocolo de atendimento e enfrentamento para esse problema. Uma Carta de Araraquara será redigida e apresentada na conclusão do evento.

A solenidade de abertura foi marcada por um depoimento emocionante da fundadora e presidente da ONG Mães da Sé, Ivanise Esperidião, que relatou os detalhes de quando sua filha Fabiana, de 13 anos, desapareceu em dezembro de 1995.

Uma história de dor, esperança e uma procura incessante que já dura quase 27 anos. “Nenhuma mãe ou nenhum pai está preparado para perder um filho nessa circunstância. Quando tem um velório, um enterro, você sabe que a pessoa morreu. Quando ela desaparece, é muito pior. Você vive a dor da incerteza”, declarou Ivanise. “Minha filha hoje teria 40 anos, e eu me pergunto como ela estaria. É uma dor que não tem remédio, um luto inacabado, mas a esperança é o que me mantém viva”, complementou.

Depois de uma reportagem na imprensa, outras mães, pais e familiares que viviam com a mesma dor, procurando seus filhos desaparecidos, juntaram-se a Ivanise, o que deu origem à ONG. O ponto de encontro foi na Praça da Sé. “Tinha mais de 100 pessoas ali na praça. A partir daquele momento, transformei a minha dor em luta. Mais de 11 mil mães passaram por mim e pela ONG”, afirmou Ivanise. A presidente da ONG relatou que mais de 5 mil pessoas já foram encontradas com o auxílio da instituição.

Em sua fala no evento, o prefeito Edinho ressaltou a história de superação da presidente da ONG Mães da Sé e disse estar ainda mais comprometido com essa causa. “Todos nós sairemos daqui mais tocados e transformados. Isso nos torna ainda mais comprometidos com essa causa, com as medidas de prevenção e de busca de crianças desaparecidas. A história de Ivanise ficará em minha memória pelo resto da vida”, afirmou o prefeito.

Edinho parabenizou a Unesp e todos os responsáveis pela organização do fórum. “Desejo que os próximos dias de evento sejam de debates e trocas de experiências muito proveitosas e que se transformem em novas políticas públicas para resolução desse problema enfrentado pela sociedade”, complementou.

O vice-diretor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Prof. Dr. Rafael Alves Orsi, destacou que o evento levanta uma pauta pouco abordada no dia a dia. “O fórum traz uma questão fundamental. Uma temática de extrema importância, mas que permanece invisível na sociedade. Que daqui saiam grandes discussões e importantes encaminhamentos”, salientou.

Também estiveram na abertura do fórum diversas outras autoridades: o pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura da Unesp, Prof. Dr. Raul Borges Guimarães; a Profª. Dra. Patrícia Borba Marchetto, do Departamento de Administração Pública e coordenadora da Rede Estratégica de Enfrentamento ao Desaparecimento de Crianças; Carlos Nascimento, ex-vereador, bacharel em Direito e ativista dos Direitos Humanos, representando a Rota Cidadã YPY; o juiz de Direito Titular da Vara da Infância e Juventude e do Idoso da Comarca de Araraquara, Dr. Marco Aurélio Bortolin; a promotora de Justiça da Infância e Juventude e do Idoso da Comarca de Araraquara, Dra. Noemi Corrêa; Walkiria Maria do Amaral, representando o Comcriar (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente); Dr. Marcos Henrique Caetano, defensor público do Estado de São Paulo; o capitão PM Adilson José Gardim, representando o 13⁰ BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior); a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; entre outras lideranças.

Mais informações sobre o evento, como inscrições, programação e lista de palestrantes, podem ser conferidas em http://www.even3.com.br/1fsiredescriandesaparecidas2022.

WhatsApp Edinho Prefeito