Edinho recebe selo de 'Prefeito Empreendedor' do Sebrae-SP - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho recebe selo de ‘Prefeito Empreendedor’ do Sebrae-SP

O prefeito Edinho recebeu o selo de “Prefeito Empreendedor” do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no 11⁰ Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor “Mário Covas”, edição 2021/2022. O evento foi realizado na Fundação Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista, na noite de quinta-feira (9), e reuniu mais de 200 prefeitos e representantes de municípios de todo o estado.

Araraquara foi premiada em razão dos programas de incentivo ao cooperativismo e à economia criativa e solidária. “Agradeço muito ao Sebrae por esse reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Araraquara. Também agradeço ao gerente regional do Sebrae em Araraquara, Luiz Andia Filho, às analistas Luciane Girasolo e Natália Bessa, além de toda a equipe do escritório regional pelas parcerias com a Prefeitura”, declarou o prefeito Edinho.

Edinho esteve acompanhado no evento pelo vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, e pela coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle.

O evento ainda teve presenças do governador Rodrigo Garcia (PSDB); do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB); do presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles; do diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit; do diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni; da presidente do CEAME (Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas), Dalva Cristofoletti; e de outros diretores do Sebrae-SP, autoridades políticas e empresariais.



Sobre o prêmio
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que está na 11ª edição, reconhece e homenageia os administradores públicos municipais que tenham realizado ações com foco no incentivo ao empreendedorismo e suporte aos pequenos negócios, favorecendo o desenvolvimento socioeconômico da região e a modernização da gestão pública.

Os prefeitos que apresentaram projetos consistentes, focados na melhoria do ambiente de negócios por meio de políticas públicas de base empreendedora, foram homenageados com o Selo Prefeito Empreendedor.

Araraquara se inscreveu no prêmio com o programa municipal Coopera Araraquara, implantado em 2021 e que, junto com a IPECS – Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária, incentiva a criação, o desenvolvimento e a expansão de empreendimentos econômicos solidários no município.

O programa está vinculado à Coordenadoria Executiva do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e é executado de forma intersetorial com os demais órgãos da Administração direta e indireta do Município.

Sete iniciativas de economia solidária deram andamento por meio do apoio da Prefeitura, incluindo cooperativas de catadores, egressos do sistema prisional, alimentação, multisserviços, costura e arte, combate à fome e agricultura familiar.

As novas cooperativas beneficiam diretamente cerca de 450 pessoas organizadas por meio do empreendedorismo coletivo. Ao todo, Araraquara possui mais de 20 empreendimentos solidários (associações e cooperativas) apoiados pelo Programa de Economia Solidária.

Entre eles estão a Cooperativa Acácia (criada em 2001 e destaque nacional na coleta e reciclagem de resíduos), a Vitória Multisserviços, a Panelas Unidas (vencedora de chamamento público para operacionalizar e administrar os Restaurantes Populares 1 e 2), Sol Nascente, Costura e Arte, Morada Express e Coomappa (destaque nacional com o aplicativo de transporte Bibi Mob), entre outras cooperativas.

WhatsApp Edinho Prefeito