Região 6 do Orçamento Participativo escolhe construção de CEU das Artes no Jardim América - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Região 6 do Orçamento Participativo escolhe construção de CEU das Artes no Jardim América

A plenária da Região 6 do Orçamento Participativo votou como prioridade a construção de um CEU das Artes na região do Jardim América. O encontro foi realizado na noite de quinta-feira (7), no CE (Centro de Educação Complementar) Piaquara “Profª Lectícia Vitta Filpi”, na Vila Xavier, e reuniu cerca de 180 pessoas.

A proposta vencedora, que recebeu 112 votos, engloba a construção de uma sede para o CEU (nos moldes do CEU das Artes do Jardim Indaiá) que inclua atividades esportivas, culturais e uma unidade do Cras (Centro de Referência da Assistência Social). Também foram apresentadas na plenária as propostas de reforma do CE Piaquara (37 votos) e a reforma do CER Dona Cotinha de Barros (27 votos).

O investimento escolhido como prioritário será colocado no Orçamento de 2023 da Prefeitura para posterior planejamento e execução das obras. Todo esse processo será acompanhado pelo COP (Conselho do Orçamento Participativo), formado por pessoas escolhidas durante as plenárias regionais e temáticas.

“De fato, o Jardim América é uma região que não tem Cras, que não tem um equipamento público da área da Assistência Social para atender toda essa região. Do Jardim Pinheiros até o Parque Gramado, não tem um Cras. A população veio para cá e defendeu um modelo como o CEU das Artes, com Cras, estrutura de esportes e de cultura. Todas as propostas apresentadas são importantíssimas. A Prefeitura se compromete com a prioridade número 1 [vencedora da plenária] e vai cumprir, mas, se tiver alguma folga orçamentária, nós também vamos olhar para as demais prioridades”, disse o prefeito Edinho em transmissão ao vivo nas redes sociais.



O presidente da associação Jardim América Futebol e Socialização (JAFS), José Aparecido Andrade dos Santos, agradeceu a presença dos moradores do bairro e falou sobre a iniciativa apresentada na plenária. “Nós temos uma estrutura que é a mesma de 50 anos atrás. E hoje temos nove condomínios em andamento na região, o que representa a mesma população do Jardim América. Não poderíamos deixar de trazer um projeto social como esse para o Jardim América. Hoje foi uma vitória para a população da nossa região que será atendida”, declarou em entrevista ao Facebook da Prefeitura.

Estiveram presentes na plenária o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB); secretários, coordenadores, gestores municipais e a equipe de organização do Orçamento Participativo.

O programa
Realizado pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, o OP permite que a população compareça e escolha investimentos para que a Prefeitura inclua no Orçamento, faça o planejamento e execute.

Entre 2017 e 2019, 139 plenárias foram realizadas, com 55 obras eleitas. São R$ 70 milhões investidos pela Prefeitura nas obras e nos programas escolhidos pelos moradores de Araraquara e que já foram entregues ou estão em andamento. Depois de interrupção em razão da pandemia, o programa retornou neste ano.



Após a realização da plenária temática das Mulheres, na noite desta sexta-feira (8), no Centro de Referência da Mulher, o Orçamento Participativo prossegue na próxima semana, com a plenária da Região 5, a ser realizada no CER Leonor Mendes de Barros (no Parque Infantil), na quinta-feira (14), às 19h. A Região 5 inclui as sub-regiões do Centro e do Santa Angelina.

Para mais informações sobre o OP, como horários, datas e locais das plenárias, é indicado que o interessado em participar consulte sempre o site (www.araraquara.sp.gov.br) e as redes sociais da Prefeitura.

WhatsApp Edinho Prefeito