Mulheres elegem padaria comunitária no Assentamento Bela Vista em plenária temática do OP - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Mulheres elegem padaria comunitária no Assentamento Bela Vista em plenária temática do OP

A plenária temática de Mulheres do Orçamento Participativo, realizada no Centro de Referência da Mulher, na noite de sexta-feira (8), elegeu como investimento prioritário a implantação de uma padaria comunitária no Assentamento Bela Vista.

A proposta vencedora foi apresentada por mulheres que integram a Associação de Mulheres Camponesas em Ação do Assentamento Bela Vista (AMCA) e recebeu 109 votos dos 175 votos totais da plenária.

O investimento será colocado no Orçamento da Prefeitura de 2023 para planejamento e execução. Todo esse processo é acompanhado pelo Conselho do Orçamento Participativo (COP), formado por representantes eleitos nas plenárias regionais e temáticas.

“A ‘Padoka’, a padaria comunitária do Assentamento Monte Alegre, que virou um ponto turístico, foi uma obra do Orçamento Participativo lá em 2008. Agora, as mulheres do Bela Vista vieram e escolheram como prioridade a construção de uma padaria comunitária. É a população de Araraquara definindo o futuro da cidade. É o poder saindo das mãos de poucos e indo para as mãos do povo”, afirmou o prefeito Edinho em transmissão nas redes sociais.



A presidente da AMCA, Edna Andrade Lacerda, agradeceu todas as mulheres do assentamento pela mobilização. “Isso vai nos garantir que a gente possa produzir muito mais, com muito mais qualidade. E vai ser um espaço de todas as mulheres do Assentamento Bela Vista. A gente vai poder receber mais pessoas. As pessoas, muitas vezes, vão ao assentamento e não encontram um local adequado para sentar-se à mesa, conversar, conhecer adequadamente o assentamento. A padaria nos dá a oportunidade de mostrar o que é a reforma agrária, o que é ser assentada. Isso nos deixa muito felizes”, disse Edna em entrevista à página da Prefeitura no Facebook.

Também estiveram na plenária as vereadoras Thainara Faria (PT) e Fabi Virgílio (PT) e o vereador Paulo Landim (PT); a deputada estadual Márcia Lia (PT); secretários, coordenadores e gestores municipais; além da equipe de organização do Orçamento Participativo e da população presente.

Próximas plenárias
O Orçamento Participativo prossegue nesta semana com a plenária da Região 5, a ser realizada no CER Leonor Mendes de Barros (no Parque Infantil), na quinta-feira (14), às 19h.

A Região 5 inclui as sub-regiões do Centro e do Santa Angelina. Estão incluídos também os bairros São Geraldo, Jardim das Oliveiras, Vila Ferroviária, Jardim Maracanã, Vila Godói, Jardim Nova América, Vila Higia, Domingos Sávio I e II, Conj. Hab. Prof. Hermínio Pagotto, Residencial Parque da Fonte, Fonte, Vila Del Fiori, Jardim Biagioni, Vila do Servidor, Jardim Dom Pedro, Vila Girassol, Jardim Independência, Vila Harmonia, Jardim Primavera, Vila José Bonifácio, Jardim Residencial Barbugli, Vila Nina, Jardim Santa Rita de Cássia, Vila Yamada, Jardim Tangará, Loteamento Eldorado e Loteamento São Francisco.

Já no sábado (16), às 9h, será a vez da plenária temática de Idosos, agendada também para o CER Leonor Mendes de Barros, no Parque Infantil, região central.

Realizado pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, o OP permite que a população compareça e escolha investimentos para que a Prefeitura inclua no Orçamento, faça o planejamento e execute.

Entre 2017 e 2019, 139 plenárias foram realizadas, com 55 obras eleitas. São R$ 70 milhões investidos pela Prefeitura nas obras e nos programas escolhidos pelos moradores de Araraquara e que já foram entregues ou estão em andamento. Depois de interrupção em razão da pandemia, o programa retornou neste ano.

Para mais informações sobre o OP, como horários, datas e locais das plenárias, é indicado que o interessado em participar consulte sempre o site (www.araraquara.sp.gov.br) e as redes sociais da Prefeitura.

WhatsApp Edinho Prefeito