Missa da Unidade reúne fiéis católicos de toda a região no Gigantão - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Missa da Unidade reúne fiéis católicos de toda a região no Gigantão

O Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão, recebeu na manhã de domingo (24) a Missa da Unidade, realizada pela Diocese de São Carlos e celebrada pelo bispo diocesano, Dom Luiz Carlos Dias, e pelo bispo auxiliar, Dom Eduardo Malaspina. O prefeito Edinho e secretários municipais estiveram presentes.

A missa reuniu católicos de toda a região: 129 paróquias de 29 cidades e 13 distritos que compõem a Diocese de São Carlos. Foi o primeiro encontro de fiéis, padres e religiosos após a pandemia e após a posse do novo bispo — em dezembro do ano passado, Dom Luiz Carlos sucedeu a Dom Paulo Cezar Costa, que assumiu a Arquidiocese de Brasília e recentemente foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco.

Foi a primeira vez que a Missa da Unidade foi realizada na Diocese de São Carlos, e a intenção é que ela se repita todos os anos, cada vez em uma cidade diferente. O objetivo do evento foi expressar a unidade através da comunhão de todos em uma única celebração, a participação de cada fiel para um tempo novo e o envio para a missão de cada comunidade católica na retomada de seus trabalhos.

Em sua fala na abertura da missa, Edinho agradeceu à Diocese de São Carlos por escolher Araraquara para sediar a celebração. “É uma imensa alegria para Araraquara estar recebendo vocês aqui. Desde o início da pandemia, o nosso Gigantão não recebia tanta gente. Fico feliz em ver o ginásio repleto e muita gente também nos acompanhando pelos veículos de comunicação e pela internet. Aqui é a celebração da vida. Vivenciamos a maior tragédia humanitária da história brasileira. Não há nada semelhante à pandemia na história brasileira. Este ginásio repleto significa a vitória da vida sobre a morte”, declarou o prefeito.

“Parabéns ao bispo Dom Luiz pela iniciativa e a todos os padres que trabalharam na organização da celebração. Nós precisamos de unidade. Nunca o mundo precisou tanto de unidade. Estamos à beira da ‘terceira guerra mundial’, com um conflito que se inicia na Ucrânia sem nenhuma justificativa. E o mundo todo fica em sinal de alerta. Estamos vivendo um período de ódio, intolerância, estímulo à violência. Tudo isso é contraditório ao Evangelho de Jesus Cristo. A unidade é sinal de diálogo, de convergência, de amor”, complementou Edinho.

Também estiveram presentes na celebração o vereador João Clemente (PSDB); a secretária de Saúde, Eliana Honain; a secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; o prefeito de Américo Brasiliense, Dirceu Pano (PSDB); além de outras autoridades de toda a região.



WhatsApp Edinho Prefeito