Obras de reforma do Teatro Municipal estão em fase de finalização - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Obras de reforma do Teatro Municipal estão em fase de finalização

O prefeito Edinho e secretários municipais visitaram nesta sexta-feira (29) as obras de reforma e revitalização do Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina, no Jardim Primavera. O espaço recebe investimento de mais de R$ 5 milhões, em recursos próprios da Prefeitura, e será reinaugurado até o final do ano.

“É uma obra muito complexa em razão das características arquitetônicas do Teatro Municipal, inaugurado em 1977. Também tivemos problemas durante a pandemia, pois a Prefeitura precisou remanejar recursos para montar a estrutura de saúde e salvar vidas. Mesmo assim, estamos vencendo os desafios e concluindo as reformas”, afirmou Edinho.

O prefeito ressaltou que essa é a maior obra que o Teatro Municipal já recebeu desde sua inauguração. “Recuperamos a parte estrutural, camarins, a parte técnica de som e iluminação, cadeiras, piso, parede acústica, a praça externa e a iluminação. O setor cultural de Araraquara voltará em breve a ter o seu maior símbolo”, complementou.

Também estiveram na visita a secretária de Cultura, Teresa Telarolli; a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; a presidente da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Araraquara), Gilsamara Moura; o coordenador de Cultura, Carlinhos Fonseca; o coordenador de Planejamento Urbano, Cristiano Tiago; além de gestores municipais, engenheiros e arquitetos da Prefeitura.

As obras
Já foram executadas no Teatro Municipal as obras de reforço da parte estrutural do prédio, reforço da fundação, substituição da marcenaria, troca do mobiliário, instalação de louças e metais dos sanitários, instalação de projeto do revestimento acústico da plateia, instalação de equipamentos de iluminação cênica e sonorização, troca de vidros, implantação de projeto de combate a incêndio (incluindo revestimento com verniz antichama no palco), além de dedetização e descupinização, impermeabilização da laje técnica e pintura.

Nesta fase final, ainda em execução, são feitos paisagismo, recuperação do piso em pedra portuguesa na entrada, instalação de ar-condicionado, troca do piso vinílico interno, instalações elétricas e hidráulicas, recuperação das escadas, pintura e outras intervenções de acabamento.

A remodelação e a melhoria de todo o sistema de iluminação da Praça Lívio Abramo, incluindo a marquise do Teatro Municipal, também foram feitas pela Prefeitura, por meio do programa “Ilumina Araraquara”. O projeto contemplou uma nova rede com instalações de 53 novos postes padronizados, equipados com 169 luminárias com tecnologia LED. O investimento foi de R$ 315.897,00 (via CIP, Contribuição da Iluminação Pública).

WhatsApp Edinho Prefeito