Orçamento Participativo escolhe reforma e ampliação da unidade de saúde do Assentamento Bela Vista - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Orçamento Participativo escolhe reforma e ampliação da unidade de saúde do Assentamento Bela Vista

A população da Região 10 do Orçamento Participativo, reunida em plenária na tarde de sábado (6), escolheu como investimento prioritário a reforma e ampliação da USF (Unidade de Saúde da Família) Dr. Elias Zakaib, do Assentamento Bela Vista.

A votação foi realizada na Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz, a Escola Industrial, no Centro, e reuniu moradores do distrito de Bueno de Andrada, do Assentamento Bela Vista, do Horto de Bueno, do Rosa Martins e do Assentamento Monte Alegre (setores 3 e 6).

As melhorias na unidade de saúde do Bela Vista venceram votação apertada: 38 votos contra 37 para a reforma e ampliação da USF “Dirce Ragassi Cândido”, do Assentamento Monte Alegre. Outras 26 pessoas votaram na reforma e ampliação da Emef Eugênio Trovatti, de Bueno de Andrada.

“Foi uma plenária lindíssima e com defesas de projetos importantes. E, no final, passou como proposta vitoriosa a reforma e ampliação da unidade de saúde do Assentamento Bela Vista. O Orçamento Participativo funciona e é para valer. São R$ 80 milhões em obras escolhidas pelo Orçamento Participativo. Ele não é uma ‘varinha de condão’ que resolve todos os problemas da cidade. É um modelo de administração em que o povo diz o que é importante. Você tem um planejamento daquilo que a Prefeitura vai fazer. Esse planejamento sai da nossa população”, afirmou o prefeito Edinho em transmissão pelas redes sociais.



Maria Aparecida de Oliveira, moradora do Assentamento Bela Vista, fez a defesa da proposta vencedora na plenária e falou sobre a conquista à página da Prefeitura no Facebook. “Nós estamos muito felizes com a nossa vitória para a reforma e ampliação do nosso posto de saúde, o que é fundamental para melhorar a qualidade no atendimento das pessoas do campo”, declarou.

Além do prefeito Edinho e dos moradores da Região 10, a plenária contou com a presença de secretários municipais, coordenadores, gestores e da equipe de organização do Orçamento Participativo.

Plenária da Cidade
Fechando o OP 2022, a Plenária da Cidade está marcada para esta quarta-feira (10), às 19h, também na Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz. Os temas Bem-Estar Animal, Cultura e Segurança Pública venceram a votação do OP Digital no site da Prefeitura e serão levados para debate, apresentação de propostas e votação de investimento prioritário na plenária presencial.

A Plenária da Cidade é uma oportunidade em que a população vota por um investimento que traga benefícios para todo o município de Araraquara. O modelo é diferente das plenárias regionais e das demais temáticas, que elegem prioridades para cada região e para segmentos da sociedade (Idosos, Juventude, Mulheres, LGBTQIA+, População Negra e Pessoa com Deficiência).



Depois de o Orçamento Participativo ser retomado pelo prefeito Edinho, em 2017, a Plenária da Cidade escolheu como obras prioritárias a reabertura do Pronto-Socorro do Melhado (já em funcionamento), uma nova sede para o NGA 3 – Núcleo de Gestão Ambulatorial (obra em andamento) e a reforma da Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (projeto pronto, a ser executado em parceria com o Governo do Estado). Em 2020 e 2021, em razão da pandemia da Covid-19, o Orçamento Participativo não foi realizado.

Coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, o OP permite que a população de Araraquara escolha investimentos para que a Prefeitura inclua no Orçamento, faça o planejamento e execute. Desde a retomada, são R$ 80 milhões investidos nas obras e nos programas escolhidos pelos moradores.

Plenária da Cidade fecha o Orçamento Participativo 2022:

10/8 – quarta-feira – 19h (propostas dentro dos temas Bem-Estar Animal, Cultura ou Segurança Pública)
Local: Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial)
Endereço: Avenida Bandeirantes, nº 503, Centro

WhatsApp Edinho Prefeito