Plenária da Cidade elege como prioridade construção de Casa do Hip Hop - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Plenária da Cidade elege como prioridade construção de Casa do Hip Hop

A Plenária da Cidade do Orçamento Participativo escolheu como investimento prioritário a construção de uma Casa do Hip Hop. A última plenária do OP 2022 foi realizada na noite de quarta-feira (10), na Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz, a Escola Industrial, no Centro.

A proposta vencedora da Plenária da Cidade será colocada na Lei Orçamentária Anual da Prefeitura para passar pelo processo de elaboração do projeto e execução das obras. O planejamento e o andamento da obra são acompanhados pelo COP (Conselho do Orçamento Participativo), formado por representantes da população eleitos em cada uma das plenárias regionais e temáticas.

A Plenária da Cidade receberia sugestões de investimentos dentro dos temas Cultura, Bem-Estar Animal e Segurança Pública, eleitos no OP Digital. Duas propostas foram colocadas em votação. A Casa do Hip Hop recebeu 130 votos e derrotou a proposta de construção de uma nova sede para a Coordenadoria de Bem-Estar Animal (47 votos). Nenhum morador de Araraquara presente na plenária apresentou propostas na área da Segurança Pública.

“Foi muito bonito, um show de democracia. E duas propostas ficaram na reta final: a construção de uma nova sede para o Bem-Estar Animal e a construção da Casa do Hip Hop para a manifestação do hip hop e as Oficinas Culturais. Venceu a Casa do Hip Hop. Eu me emociono de ver todo mundo debatendo e conversando sobre o que é prioridade para a cidade. É um show da democracia”, afirmou o prefeito Edinho em transmissão pelas redes sociais, após a plenária.



O projeto da Casa do Hip Hop apresentado inclui espaços para diversas linguagens artísticas, como breaking, DJs/MCs, beat, graffiti e uma sala para culturas unidas. O hip hop é um movimento artístico e cultural originário nos EUA e que mistura música, dança, moda, graffiti e diversos outros elementos.

O cientista social e arte educador Gabriel Shinobi, um dos defensores da proposta ganhadora na plenária, falou sobre os impactos de uma Casa do Hip Hop na sociedade. “Você pode perguntar para qualquer pessoa que tenha uma Casa do Hip Hop na sua cidade. Ela muda culturalmente, economicamente, politicamente, socialmente. E é pluriversal no sentido dos setores: contempla cultura, esporte, lazer, saúde, bem-estar. O hip hop não é para contemplar a si próprio, é para contemplar o todo”, disse em entrevista à página da Prefeitura no Facebook.

Além do prefeito Edinho, a Plenária da Cidade também contou com presenças das vereadoras Thainara Faria (PT), Fabi Virgílio (PT), Luna Meyer (PDT) e do vereador Guilherme Bianco (PCdoB), de secretários, coordenadores e gestores municipais e da equipe de organização do Orçamento Participativo.

Balanço
Em 45 plenárias realizadas pelo Orçamento Participativo neste ano, sendo 27 sub-regionais, 11 regionais e sete temáticas, foram 4.339 pessoas participantes. E o OP Digital, fase online que antecedeu a Plenária da Cidade, registrou 3.266 votos.

Em entrevista ao “Canal Direto com a Prefeitura”, na quarta-feira (10), a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, fez um balanço positivo do OP 2022.

“Tivemos uma plenária histórica na região do Selmi Dei, com quase 400 pessoas presentes, com a pauta da educação. No Vale do Sol também tivemos mais de 200 pessoas presentes, assim como na região do Cruzeiro do Sul e Hortênsias, com mais de 300 pessoas, e no Parque São Paulo, que foi lindo de ver, com quase 300 pessoas presentes. E tivemos as plenárias temáticas também, que têm todo um brilho especial porque a ideia delas é incluir os mais vulneráveis na agenda do governo, ou seja, possibilitar a participação de pessoas que sempre estiveram fora da participação política na sociedade. A Plenária das Mulheres foi linda, com quase 200 mulheres que elegeram uma obra no campo, no assentamento. Foi muito bonito ver as mulheres da cidade olhando para as mulheres rurais. Tivemos recentemente a Plenária dos Idosos, que também foi muito bonita. São plenárias que mobilizam e que mostram que o OP é o caminho certo e que a população se sente representada pelo OP”, declarou Amanda.

Desde o retorno do programa, em 2017, 184 plenárias foram realizadas, somando 25 mil participantes. São 73 obras eleitas e 32 delas já entregues. Com obras e programas eleitos no OP entregues e em andamento, a Prefeitura já investiu R$ 80 milhões.

Confira abaixo a relação de investimentos eleitos no Orçamento Participativo 2022:

Plenárias regionais
Região 1 – Reforma e ampliação do complexo do Caic Ricardo Caramuru de Castro Monteiro, do Vale do Sol
Região 2 – Reforma e ampliação do CER Eunice Bonilha Toledo Piza, do Jardim Brasília
Região 3 – Reforma e ampliação da Emef Altamira Amorim Mantese, do Selmi Dei
Região 4 – Reforma e ampliação do CER Concheta Smirne Mendonça, do Quitandinha
Região 5 – Construção de Centro Dia do Idosos na região do Santa Angelina
Região 6 – Construção de CEU das Artes, com unidade do Cras, no Jardim América
Região 7 – Reforma e ampliação do CER Antônio Tavares Pereira Lima, do Jardim Pinheiros
Região 8 – Reforma e ampliação do CER Maria Barcarolla Filié, na Vila Melhado
Região 9 – Reforma e ampliação da USF Dr. José Nigro, do Jardim das Hortênsias
Região 10 – Reforma e ampliação da USF Dr. Elias Zakaib, do Assentamento Bela Vista
Região 11 – Construção de sede própria para o Cras da região do Valle Verde

Plenárias temáticas
Pessoa com Deficiência – Melhorias no espaço da equoterapia no Parque do Pinheirinho
População Negra – Memorial da história e cultura da população negra em Araraquara
Juventude – Revitalização da Praça Scalamandré Sobrinho com construção de skate park
LGBTQIA+ – Programa de redistribuição de renda e qualificação profissional
Mulheres – Padaria comunitária para o Assentamento Bela Vista
Idosos – Construção de Centro Dia do Idoso na região norte
Cidade – Construção da Casa do Hip Hop





WhatsApp Edinho Prefeito