Festival Internacional de Dança de Araraquara democratiza a cultura, destaca Edinho
O prefeito Edinho acompanhou a programação do 22⁰ FIDA (Festival Internacional de Dança de Araraquara) no Quilombo Rosa, na região do Valle Verde, na noite de sexta-feira (23), e destacou o papel do FIDA na democratização da cultura.
O festival é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Araraquara), com apoio do Sesc e da Unesp e aporte do programa Juntos pela Cultura.
Na noite de sexta, no Quilombo Rosa, o público pôde assistir à apresentação “Calungas & Mungangueiros: uma insolência para um rei mal coroado”, coordenada pelo professor, pesquisador e artista Denny Neves, e a um ritual Toré, com Pawanã, Kajaby, Yrú, Kayã, Crody e Kayony, da Aldeia Kariri Xocó.
A proposta temática do FIDA 2022 é “Quando Insolentes Dançam…”, dividida nos segmentos: Residências Selvagens, Debates Selvagens, Workshops Selvagens e Danças Selvagens.
A programação vai até sexta-feira (30) e é composta por atividades gratuitas, com a curadoria da idealizadora do festival, Gilsamara Moura, e do líder indígena Ailton Krenak, além de assistência de curadoria de Douglas Emílio.
“Parabenizando a Gilsamara Moura, idealizadora do festival, curadora e presidente da Fundart, e o líder indígena Ailton Krenak, também curador do FIDA, parabenizo toda a organização desse evento que democratiza a cultura e faz parte da história cultural de Araraquara”, declarou o prefeito Edinho.
Além de Edinho, Gilsamara e Ailton Krenak, estiveram presentes também a vereadora Fabi Virgílio (PT), representando a Câmara Municipal; a secretária de Cultura, Teresa Telarolli; e coordenadores e gestores da Cultura e da Fundart.
A programação completa do FIDA pode ser consultada no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br).