Edinho vistoria obras da Praça Inclusiva no Parque do Pinheirinho
O prefeito Edinho e secretários municipais vistoriaram nesta sexta-feira (30) as obras da Praça Inclusiva do Parque do Pinheirinho e da adaptação das piscinas. As melhorias foram escolhidas pela população na plenária temática de Pessoas com Deficiência do Orçamento Participativo.
O investimento nas obras é de R$ 1.284.887,54, por meio do Finisa (financiamento junto à Caixa Econômica Federal). “É uma obra revolucionária, transformadora. Estamos cumprindo uma plenária do Orçamento Participativo: a plenária das pessoas que vivem com deficiência. Essa plenária escolheu que Araraquara tivesse uma praça que fosse inclusiva, adaptada para as pessoas com deficiência. Em diálogo com as mães, com as pessoas que vivem com deficiência, escolhemos o Pinheirinho. É um projeto dialogado com as entidades, instituições, com os familiares e as pessoas com deficiência”, disse Edinho em transmissão ao vivo pelas redes sociais.
“Araraquara terá um projeto pioneiro no estado de São Paulo e no Brasil. Araraquara será uma cidade mais inclusiva, mais democrática. Uma cidade que se dispõe a ser democrática é uma cidade que pode ser utilizada por todas e por todos. Uma cidade de todos tem que pensar na pessoa com deficiência”, destacou.
Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado, Araraquara possui 15.762 pessoas com deficiência: são 5.595 pessoas com deficiência visual, 5.338 com deficiência motora, 2.540 com deficiência auditiva e 2.288 com deficiência mental/intelectual.
Também participaram da vistoria a secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; o secretário interino de Direitos Humanos e Participação Popular, Renato Ribeiro; o coordenador de Participação Popular, Anderson Morfy; além de outros gestores municipais.
Detalhes da obra
O projeto prevê a construção de uma praça inclusiva, ao lado da atual pista de skate, dotada de recursos e equipamentos que permitam seu uso integral por pessoas com diferentes condições físicas e etárias.
Dentro da área do projeto há um conjunto de sanitários existentes que será ampliado e totalmente remodelado para abrigar sanitários e vestiários adaptados para uso por pessoas com deficiência de todas as idades, de crianças a idosos, em conjunto com pessoas sem deficiência física.
Ao lado desse prédio, uma rampa suave e sinuosa conduzirá o usuário até a nova portaria das piscinas, que garantirão lazer e hidroterapia, com foco principal nos grupos de pessoas com deficiências físico-motoras.
Estão previstos ainda uma nova rampa e o reescalonamento dos pisos e profundidade das duas piscinas, de modo a permitir diferentes atividades a públicos diversos. Ao lado das piscinas está prevista a construção de um abrigo coberto para acompanhantes e usuários das piscinas.
O local também contará com playground inclusivo, contando com balanço, gangorra e carrossel adaptados, para atender crianças e adolescentes com ou sem deficiências físico-motoras.
As duas piscinas serão alvo de reformas e adaptações: a piscina menor deverá passar completa revisão e troca de ladrilhos e impermeabilização; a piscina maior terá todos os seus ladrilhos removidos e o seu contrapiso adaptado para as novas exigências de profundidade variável; esta piscina receberá a construção de uma nova rampa, com inclinação de 10%, de forma a possibilitar seu uso por pessoas com deficiências físico-motoras, além do público em geral.
A escada de acesso à piscina maior será mantida, com troca dos ladrilhos e nova impermeabilização; após a remoção dos ladrilhos, reparos e adaptações no contrapiso existente e da construção da rampa, paredes e pisos da piscina serão impermeabilizados, inclusive a rampa de acesso.
Também fazem parte da obra um novo sistema de iluminação para o local, bem como revisão e reparos gerais em todo o sistema elétrico, hidráulico, de motobombas e filtros das piscinas.