Investimentos no esporte garantiram a melhor classificação de Araraquara na história dos Jogos Abertos
A 84ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que neste ano foram sediados na cidade de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, terminou no último sábado (15) com Araraquara na 5ª posição da classificação geral. A cidade ficou à frente de cidades maiores como São José do Rio Preto (6ª), Franca (13ª) e Jundiaí (23ª) e superou sua maior colocação na história dos Jogos, que foi a 8ª posição, em 2019.
A secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli, avalia que a participação de Araraquara nos Jogos Abertos foi excelente e destacou a dedicação de todos os atletas e comissões técnicas. “O empenho da equipe de apoio também foi fundamental para garantir a alimentação e transporte para todas as modalidades. Tendo em vista o deslocamento do alojamento para os ginásios que eram em torno de 1h30 a 2 horas. Tornou-se muito cansativo e desgastante para todos. Mesmo assim, Araraquara brilhou em São Sebastião”.
Milena acredita que um dos diferenciais para a conquista, foi que mesmo após os dois anos de pandemia, as equipes se mantiveram treinando e recebendo ajuda de custo por meio do programa “Adote um atleta”. “A Prefeitura de Araraquara e a Fundesport não interromperam a ajuda de custo para os atletas nesse período de pandemia e os atletas continuaram treinando”.
Segundo a secretária, a expectativa é melhorar ainda mais a classificação da cidade nos próximos jogos. “A expectativa para os próximos anos é que possamos ir com todas nossas modalidades e com isso, quem sabe, ficar em 1° ou 2 ° lugar”.
A presidente da Fundesport, Roseli Gustavo, reforçou o papel da Fundação como amparo ao esporte da cidade, além dos investimentos da Prefeitura na área. “O diferencial é o investimento que a Prefeitura está fazendo no esporte para garantir estrutura e dar condições para os atletas treinarem, competirem, se desenvolverem e evoluírem”.
Roseli também destacou a importância do prefeito Edinho na conquista, por ser um gestor que realmente investe e acredita no esporte. “Ele mostrou isso na pandemia, a gente manteve o programa “Adote um atleta”, que é a verba dedicada aos atletas, então todos os atletas receberam e tiveram condições de se manterem treinando e acho que isso foi o diferencial, que fez com que a gente ficasse entre os 5 melhores do estado”.
Segundo ela, investir em esporte não é simplesmente investir em equipamentos, mas também investir em pessoas e isso está sendo feito em Araraquara. “A gente fica muito feliz, pois hoje nós temos uma grande equipe de apoio formada por um médico especialista em esporte, fisioterapeutas, psicólogos. É um grupo muito grande de pessoas trabalhando direta e indiretamente pelo esporte”.
Para a gestora, a carreira dos profissionais do esporte também é um diferencial da cidade. “Hoje temos os monitores, temos os técnicos, temos preparadores físicos, que são servidores contratados. Aqui na cidade, o profissional que trabalha no esporte tem tranquilidade para fazer o trabalho a curto, a médio e a longo prazo, porque ele tem uma carreira”.
Ela avalia que a cidade é hoje uma referência no esporte para todo o estado. “Para você se ter uma ideia, o pessoal de Sorocaba que ficou na nossa frente, me pediu informações sobre a fundação, como funciona o programa “Adote um atleta”, como que nossos profissionais são contratados, então, algumas cidades vêm até Araraquara para ver a gestão do esporte. Acredito que estamos no caminho certo”.
O coordenador de Esportes de Alto Rendimento, Édio Lopes, avalia que a participação da cidade neste Jogos Abertos ficou marcada na história. “Foi uma importante conquista não só para os atletas que participaram, mas também para o esporte de Araraquara em geral, que ganhou destaque em uma competição de alto nível como são os Jogos Abertos”.
Para ele, o diferencial da cidade é que a administração municipal investe e da estrutura para o esporte em geral. “A partir do momento que vim para Secretaria e entendi o esporte, passei a ver a importância do investimento nos três eixos do esporte. O primeiro é o programa Escolinhas de Esportes, que é uma oportunidade de inclusão social para as mais de 5 mil crianças e jovens inscritos. O segundo eixo são as equipes de base, que dão oportunidade para os atletas se iniciarem profissionalmente no esporte. E por fim, o alto rendimento, no qual damos todas as condições para os atletas competirem grandes competições e esses atletas se tornam um espelho para as crianças e jovens”.
Logística e alimentação
O gerente do Parque Pinheirinho, Márcio de Almeida Janazzi, que foi um dos responsáveis pela logística durante os Jogos Abertos, acredita que o planejamento feito pela Secretaria foi essencial para o bom desempenho da cidade. “Ao ser comunicada que os Jogos Abertos iam ser em São Sebastião, a equipe da Secretaria se reuniu no meio de agosto para fazer o planejamento das equipes que iam, como seria o transporte, onde as equipes iriam ficar alojadas e toda parte de documentação dos atletas”.
Segundo ele, as viagens anteriores feitas pela equipe da Secretaria a São Sebastião, garantiram uma boa estrutura para os atletas. “Fizemos da melhor forma possível para que o atleta tivesse condições para estar disputando os jogos, para que o seu rendimento fosse o melhor possível e que tudo estivesse em ordem para ele disputar as partidas, as competições, sem nenhum cansaço e sem nenhuma dificuldade também”.
Márcio também salientou a preocupação com a alimentação dos atletas, que tiveram acesso a cinco refeições diárias. “As compras foram feitas de fornecedores de São Sebastião, com produtos frescos, nada de congelados, comprados de um dia para o outro, tanto na parte de verduras, legumes, frutas, açougue, pão, carnes e outros”.
O gestor de unidade, José Roberto Bento, o Zé Bento, que há alguns anos comanda a equipe responsável pela alimentação dos atletas e de toda a delegação de Araraquara, reforçou que o cardápio é sempre elaborado com ajuda de uma nutricionista. “Temos sempre a preocupação e o cuidado de que todos os alimentos sejam preparados com toda higiene, produtos frescos e como todo carinho da nossa equipe para com os nossos atletas”.
Jogos Abertos do Interior
Considerada a maior competição esportiva da América Latina envolvendo cidades, os Jogos Abertos contaram com a participação de 195 cidades e 13 mil atletas, que competiram em 28 modalidades esportivas.
A delegação araraquarense contou com 280 integrantes, entre atletas e comissões técnicas, e 20 integrantes de equipes de apoio, totalizando 300 pessoas. A cidade competiu 32 categorias e pontuou com as seguintes equipes:
Atletismo Masculino: 6º
Basquete Feminino Livre: 1°
Basquete Masculino Livre: 1°
Biribol: 4°
Ciclismo Masculino Livre: 8°
Ciclismo Feminino Livre: 8°
Damas Feminino Livre: 6°
Futebol Feminino Livre: 2°
Futsal Feminino Livre: 2°
Ginástica Artística Feminino Livre: 1°
Ginástica Artística Masculino até 16 anos: 1°
Handebol Feminino Livre: 4°
Handebol Masculino até 21 anos: 6°
Kickboxing Feminino: 6°
Kickboxing Masculino: 7°
Tênis Masculino Livre: 2°
Tênis Feminino Livre: 5°
Taekwondo Feminino: 7°
Tênis de Mesas Masculino até 21 anos: 4°
Tênis de Mesas Feminino Livre: 6°
Voleibol Feminino até 21 anos: 4°
Voleibol Masculino Livre: 3°
Xadrez Masculino: 3°