Lúcia Ortiz recebe título de Cidadã Araraquarense na Câmara Municipal - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Lúcia Ortiz recebe título de Cidadã Araraquarense na Câmara Municipal

A diretora executiva da Fungota (Fundação Municipal Irene Siqueira Alves), Lúcia Ortiz, recebeu na sexta-feira (16) o título de Cidadã Araraquarense da Câmara Municipal. O prefeito Edinho participou da sessão solene de homenagem, indicada pelo vereador Paulo Landim (PT) e aprovada pelos demais parlamentares.

Uma das principais lideranças da cidade durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19, Lúcia Ortiz é natural de Marília e trabalha na Saúde de Araraquara desde 1985, quando entrou para a rede municipal como enfermeira. Desde então, passou por diversas funções, incluindo secretária de Saúde, e ocupa a diretoria executiva da fundação desde 2017.

A Fungota faz a gestão da Maternidade Gota de Leite, das três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento Central, da Vila Xavier e do Valle Verde), da Unidade de Retaguarda às Urgências e Diagnósticos, no Melhado, e da estrutura de enfrentamento da pandemia — que também incluiu o Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus (instalado por 2 anos e 10 meses na UPA da Vila Xavier) e o Hospital da Solidariedade (hospital de campanha).

Em sua fala na sessão, Edinho destacou que Araraquara desenvolveu um modelo de saúde pública anterior ao SUS (Sistema Único de Saúde), instituído na Constituição de 1988, e que Lúcia Ortiz participou dessa construção.

“Poucas pessoas conhecem o sistema de Vigilância em Saúde como Lúcia Ortiz conhece. E nossa cidade hoje faz justiça a Lúcia dando visibilidade para sua trajetória e sua dedicação para a construção de um sistema de saúde de qualidade em Araraquara. Mesmo nos momentos mais difíceis, como foi a pandemia, você não recuou. Você sempre liderou, porque esse é seu perfil”, afirmou o prefeito.

O autor da homenagem, Paulo Landim, parabenizou Lúcia Ortiz por seu trabalho. “A Lúcia é uma pessoa humana, que trata todas as pessoas com muita atenção e empatia, que se coloca no lugar do outro. Nós temos dois pilares na Saúde de Araraquara: você, Lúcia, e a Eliana Honain. Esses pilares são a fortaleza da nossa Saúde e do governo Edinho, que é referência mundial no combate à Covid-19”, declarou o vereador.

A secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, relembrou que trabalha com Lúcia Ortiz desde seu início na Prefeitura e destacou o papel da homenageada na construção da Saúde do município.

“O pior momento que nós enfrentamos foi nos últimos dois anos: trabalhar no desconhecido. Lúcia soube chefiar e comandar no período mais difícil que a gente teve, que foi o enfrentamento da pandemia. O desafio de ter uma unidade exclusiva para atendimento, de ter um hospital de campanha, de enfrentar noites e dias de angústias de pacientes que não sabíamos onde colocar. Por isso, tenho muito orgulho de ter trabalhado com a Lúcia desde meu início na Prefeitura. Nada mais justo e merecido que homenagear formalmente uma pessoa que é araraquarense há 37 anos. Hoje, Araraquara tem uma nova filha brilhante, dedicada, capaz, da qual sempre vai se orgulhar”, disse a secretária.

Lúcia agradeceu à Câmara Municipal pela homenagem e a todos os colegas de Fungota e Prefeitura, além de ressaltar sua história com Eliana Honain desde que as duas entraram para a rede municipal de Saúde e destacar o desafio enfrentado na pandemia.

“Como diretora da Divisão de Saúde Pública, tendo Eliana Honain na mesa ao lado como diretora da Divisão de Serviços de Saúde, começamos nossa caminhada para implantar um novo projeto chamado Sistema Único de Saúde. Nunca poderíamos imaginar o que nos aguardava. Quando achávamos que não teríamos mais grandes desafios a enfrentar, vem um ‘tsunami’ que coloca o mundo de joelhos. Apesar de diferentes, Eliana, penso que nos completamos. Sob a liderança do prefeito Edinho, soubemos agregar nossas equipes. E essa harmonia, com certeza, evitou muitas mortes e sofrimentos à nossa população”, recordou Lúcia.

“O sentimento que me vem ao coração é gratidão. Gratidão por essa cidade que tanto amo ter me acolhido com tanto carinho. Aos 61 anos de idade, depois de ser funcionária por 37 anos nesta cidade que tanto amo, tenho a certeza de que tudo valeu a pena”, concluiu a diretora executiva da Fungota.

Também estiveram na sessão solene a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; diretores e servidores da Fungota; o superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Donizete Simioni; coordenadores e gestores municipais; além de familiares de Lúcia Ortiz.

Biografia
Lúcia Ortiz saiu do interior do estado e mudou-se para São Paulo para cursar Enfermagem na USP (Universidade de São Paulo). Concluído o curso, foi aprovada em 1985 no curso de habilitação em Enfermagem de Saúde Pública, também da USP, e realizou estágio no Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), unidade da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Foi aprovada em concurso público da Prefeitura de Araraquara e ingressou no Executivo em 1985, inicialmente como enfermeira substituta do Centro Municipal de Saúde do Jardim América, sendo efetivada em março de 1986 nessa mesma unidade de saúde. A partir daí, Lúcia não parou de buscar conhecimento na área de formação e foi alcançando outros cargos e funções na Prefeitura.

Em 1989, assumiu o cargo de coordenadora técnica da Área de Estatística e Programação de Serviços de Saúde, onde iniciou sua atuação de planejamento dos serviços de saúde no município.

Após aprovação em concurso interno, em 1992, assumiu o cargo de diretora da Divisão de Saúde Pública. Nessa função, Lúcia participou da implantação de Serviço de Combate à Dengue, Serviço de Vigilância Sanitária, Central de Ambulância (serviço que antecedeu o Samu), Centro Regional de Reabilitação de Araraquara, Centro de Controle de Zoonoses, Serviço de Inspeção Municipal, Sistema de Informação de Mortalidade e Sistema de Informação de Nascidos Vivos, Controle de Animais Peçonhentos e Serviço de Verificação de Óbito.

Entre 2006 e 2007, Lúcia Ortiz foi nomeada como coordenadora executiva de Vigilância em Saúde. De abril de 2007 a dezembro de 2008, também ocupou a função de secretária municipal de Saúde. E, entre 2008 e 2016, retornou a sua função de enfermeira, junto à Gerência de Educação Permanente. Em 2017, foi nomeada diretora executiva da Fungota, onde permanece até o momento.

Além da atuação na Prefeitura, Lúcia ainda foi, entre 2002 e 2010, coordenadora do curso de Enfermagem da Unip (Universidade Paulista). A homenageada também possui especialização em Enfermagem do Trabalho pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), licenciatura em Enfermagem pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara, especialização em Saúde Pública pela USP e mestrado em Ciências Nutricionais pela Unesp de Araraquara.

WhatsApp Edinho Prefeito