Edinho e secretários vistoriam Via Expressa e Avenida 36 para verificação das obras necessárias - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho e secretários vistoriam Via Expressa e Avenida 36 para verificação das obras necessárias

O prefeito Edinho e secretários municipais continuaram nesta segunda-feira (2) as vistorias ao trabalho de recuperação dos pontos de Araraquara mais atingidos pela tempestade registrada na última semana.

Foram visitados, nesta segunda, o trecho da Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa) abaixo do Terminal Central de Integração (TCI) e o local do desmoronamento das pistas da Avenida Padre Francisco Salles Colturato (Avenida 36), por onde passa o Ribeirão das Cruzes.

Desde que as fortes chuvas causaram transtornos na cidade, Edinho e secretários estão vistoriando os principais pontos afetados e com danos nas vias públicas, o que também inclui ruas do Parque São Paulo, do Jardim Botânico e do Santa Angelina.

Na Via Expressa sob o TCI, as equipes de diversos setores do Município realizam revisão da rede de esgoto, inspeção das galerias pluviais, recomposição do pavimento asfáltico e dos calçamentos, além de limpeza geral. No período da tarde, uma faixa da pista sentido Centro/Roseiras foi liberada para o tráfego de veículos — a outra pista, Roseiras/Centro, segue interditada.



Estão envolvidos nesse trabalho de inspeção e recuperação do local as secretarias de Obras e Serviços Públicos, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), entre outras equipes.

À tarde, Edinho e secretários se reuniram com os engenheiros cabo PM Heber e cabo PM Dias, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, na Avenida 36. O órgão estadual está colaborando na análise técnica das obras que serão necessárias para que, posteriormente, possa ser feito o orçamento e a captação de recursos para a execução. Os postes de energia elétrica instalados naquele trecho foram substituídos pela CPFL e colocados em local fora de risco.

Edinho destacou que os problemas mais complexos causados pelas chuvas ainda não têm data para serem solucionados — como são os casos, por exemplo, da Avenida 36, da Avenida Armando de Salles Oliveira (Santa Angelina), da Rua Nove de Julho (Jardim Botânico) e da Avenida Francisco Martins Caldeira Filho (Parque São Paulo). Procurados pelo prefeito, o Governo do Estado e o Governo Federal se dispuseram a repassar recursos ao Município para essas obras.

“Peço paciência à população de Araraquara. As obras maiores, como da Avenida 36, do Parque São Paulo, da [avenida] Armando de Salles Oliveira, da [rua] Nove de Julho, nós precisamos fazer os estudos de engenharia. Não é simples, chegar lá e fazer. Nós daremos os prazos quando tivermos a dimensão do tamanho da obra que terá que ser feita e o tempo que leva para ser executada. Estamos trabalhando muito para a recuperação da nossa cidade”, afirmou o prefeito em transmissão pelas redes sociais.



Edinho novamente demonstrou solidariedade aos familiares das vítimas da tragédia da Avenida 36. Além disso, também pediu muita força para toda a cidade superar mais esse desafio dos danos causados em vias públicas.

“Uma cidade que venceu uma pandemia, a maior tragédia humanitária da história brasileira, também terá força para superar essa tragédia natural. Em breve, estaremos entregando a cidade de Araraquara em plenas condições de uso, resolvendo os problemas estruturais”, relatou Edinho.

Entre a última quarta-feira (28) e a quinta-feira (29), Araraquara registrou 200 mm de chuvas em 24 horas, sendo 130 mm concentrados em apenas 6 horas — muito acima da previsão de institutos de meteorologia e alertada pela Defesa Civil para chuvas de 140 mm durante quatro dias, de terça (27) a sexta (30). “A cidade foi atingida por uma tromba d’água. É a maior tragédia natural da história de Araraquara, e espero que isso nunca mais se repita”, complementou Edinho.

Estiveram nas visitas desta segunda-feira o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; a secretária de Saúde, Eliana Honain; a secretária de Comunicação, Priscila Luiz; além de coordenadores, gestores municipais, servidores da Prefeitura e do Daae.

WhatsApp Edinho Prefeito