Edinho parabeniza Matriz São Bento pelo título de Basílica Menor - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho parabeniza Matriz São Bento pelo título de Basílica Menor


A Igreja Matriz de São Bento, que possui ligação histórica com a fundação de Araraquara, recebeu na terça-feira (14) o título de Basílica Menor, concedido pelo Vaticano. É a primeira Basílica Menor da Diocese de São Carlos, que abrange 29 municípios.

De acordo com o documento Domus Ecclesiæ, das normas de concessão do título, a igreja deve ter “particular importância para a vida litúrgica e pastoral”, além de importância espiritual e histórica. Isso significa que a Matriz São Bento tem agora um vínculo particular com a Igreja Romana e com o Papa Francisco.

O prefeito Edinho parabenizou a Matriz São Bento em suas redes sociais. “A Matriz São Bento faz parte da nossa história e esteve diretamente ligada ao surgimento de Araraquara, em 1817. E, agora, recebe esse reconhecimento histórico. Parabéns ao padre da Matriz São Bento, Rodolfo Faria, ao bispo da Diocese, Dom Luiz Carlos Dias, e a toda a comunidade da paróquia”, afirmou Edinho.

O processo para o pedido de concessão do título começou em junho de 2022, com o aval do bispo Dom Luiz Carlos Dias e da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), de acordo com a Diocese. Em seguida, foi respondido um criterioso questionário enviado pelo Dicastério do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, com dados históricos e artísticos da Matriz São Bento.

Durante a reunião geral do clero, na terça-feira, Dom Luiz Carlos Dias informou a todos que a Diocese de São Carlos tem sua primeira Basílica Menor. O documento, vindo do Vaticano e assinado pelo Cardeal Dom Arthur Roche, foi entregue ao padre Rodolfo Faria. Em breve, a data de instalação da Basílica Menor Matriz São Bento será divulgada.



Existem cerca de 80 Basílicas Menores no Brasil. As Basílicas Maiores, que são quatro, ficam em Roma e possuem um altar maior, onde apenas o Papa e seus delegados podem celebrar.

Uma Basílica deve ter ligação a um santo de devoção e ter celebrações litúrgicas, como Eucaristia e confissões, que sejam cuidadas com zelo. Ainda, os fiéis podem conseguir indulgências plenárias em datas específicas, como em solenidades e no aniversário da concessão do título da Basílica.

História
A Igreja Matriz de São Bento é um dos símbolos mais importantes de Araraquara. É a paróquia mais antiga da Diocese de São Carlos, sendo mais antiga que a própria diocese, e completou 205 anos de fundação em 2022. É o marco zero da cidade, pois no local onde hoje se encontra a igreja foi construída a capela que deu origem ao município e à paróquia. Seu fundador, o fluminense Pedro José Neto, está enterrado sob o altar desde novembro de 1819.

A importância histórica da Matriz São Bento, que deu nome à freguesia – São Bento de Araraquara – por muitos anos, vai além da fundação do município. A cripta tem cerca de 1.425 lóculos e dois sacerdotes sepultados, sendo a única na cidade. Enterrados sob o altar estão os restos mortais de dezenas de fiéis que ajudaram a construir a fé católica na região, ainda no século XIX, no “Sertão de Araraquara”.

Como era a única capela existente nas proximidades que tinha um padre, a capela de São Bento era procurada para que casamentos, batizados e outros sacramentos fossem realizados. Seu acervo tem imagens de São Bento, São José, Nossa Senhora e Sagrado Coração de Jesus e Maria com mais de 130 anos, além de outras imagens, itens centenários e uma relíquia de segundo grau do padroeiro.

A igreja tem capacidade para 2 mil pessoas sentadas e um coro para 700 pessoas. Para atender os paroquianos, são celebradas duas missas de segunda a sexta-feira, três missas aos sábados e três missas aos domingos. As missas reúnem cerca de 3.500 fiéis. Também há visitas aos enfermos nos hospitais, realizados pelo pároco, e exéquias. São realizados cerca de 450 batizados e mais de 50 casamentos anualmente.

Em sua jurisdição paroquial estão a Igreja Santa Cruz, o Cemitério São Bento, a capela Nossa Senhora Auxiliadora (Colégio Progresso), capela Sagrado Coração de Jesus (Hospital Santa Casa), capela Santo Antônio (Hospital São Francisco), capela do Externato Santa Terezinha e a capela da principal maternidade da região, a Gota de Leite, que registra cerca de 200 nascimentos por mês.

*com informações da assessoria de imprensa da Diocese de São Carlos e da Pastoral de Comunicação da Igreja Matriz São Bento

WhatsApp Edinho Prefeito