Edinho entrega Unidade Básica de Saúde à população do Valle Verde - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho entrega Unidade Básica de Saúde à população do Valle Verde

A Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (11) a solenidade de entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Valle Verde, que vai atender uma população de aproximadamente 8 mil pessoas do bairro. A unidade de saúde, mais uma conquista da região norte garantida pelo Orçamento Participativo (OP), faz uma justa homenagem ao médico Ednan Nogueira, pediatra que muito contribuiu para o fortalecimento da área da saúde do município.

A UBS do Valle Verde “Dr. Ednan Theodoro Nogueira” recebeu investimento da ordem de R$ 1.163.069,30 para a construção, além de equipamentos e mobiliários. Para a obra civil, a Prefeitura recebeu recursos do governo do Estado de São Paulo, da Secretaria Estadual de Saúde, por meio de emenda parlamentar de autoria da deputada estadual Márcia Lia (PT), no valor de R$ 1 milhão. Na UBS, atuarão duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, farmacêutico, além de equipe de apoio na limpeza e administrativo.



“Hoje é um dia muito importante, principalmente pela relevância que essa unidade de saúde terá para a população do Valle Verde”, declarou o prefeito Edinho no início de sua fala, antes de agradecer os presentes, entre eles os vereadores, a deputada Márcia Lia, a deputada eleita Thainara Faria (PT), a presidente do Conselho do Orçamento Participativo (COP) Aida Matine e os familiares do médico homenageado.

“Essa é uma obra do Orçamento Participativo, que é o único método possível de ouvir a população; ela diz o que é importante. Governar é elencar prioridades e eu consigo, com o OP, fazer um planejamento de investimentos, de curto, médio e longo prazos, ouvindo a população para atender às suas demandas, de acordo com o que as pessoas consideram mais urgente. É uma forma de ouvir o povo. Temos condições de fazer esse planejamento com base naquilo que aparece como prioridade para a população”, defende Edinho. “E essa unidade de saúde é consequência disso. Essa inauguração vem tão carregada de simbolismo também porque eternizamos, do ponto de vista material, o legado do Dr. Ednan Nogueira. Ele tinha uma capacidade de trabalho absurda e coordenou a rede unidade básica do município nos meus primeiros mandatos já aposentado, com mais de 70 anos, trabalhando como um menino de 25 anos. Quando faltava médico na unidade básica, ele mesmo ia cobrir o plantão do profissional. Dr. Ednan tinha sim uma fala dura, mas era acolhedor, sabia ouvir, tinha empatia. Então, ter a oportunidade de inaugurar essa unidade, com o tamanho da sua amplitude social, e fazer essa homenagem para o Dr. Ednan, é para mim uma dádiva. Sou grato ao dr. Ednan e essa homenagem é uma forma de demonstrar essa gratidão a todo o povo de Araraquara”, concluiu o prefeito.



A anfitriã da solenidade foi a médica de Saúde da Família, Adriana Ventura, que vai coordenar as equipes da unidade. Ela recebeu e cumprimentou as autoridades e convidados presentes na solenidade.

Entre eles, Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, que falou em nome de todos os secretários e gestores municipais presentes. Agradeceu a população pela mobilização, que garantiu a eleição da obra tão necessária ao bairro no Orçamento Participativo (OP) e a parceria com os vereadores na construção e fortalecimento do SUS. Também agradeceu a deputada Marcia Lia pela sensibilidade em atuar junto ao Estado para garantir recursos para a obra.

“Gratidão a todos que participaram na realização dessa obra. Aqui estamos fazendo equidade, um princípio previsto na constituição do SUS, que é dar mais a quem precisar de mais”, ressaltou, destacando ainda nos seus agradecimentos a médica Adriana Ventura e o vice-prefeito Damiano Neto, o Conselho Municipal de Saúde e os servidores da saúde.  Também agradeceu a família do dr. Ednan Nogueira por ter permitido a denominação da unidade em sua homenagem.

“Aprendi muito com essa pessoa especial. Ele me dava força, carinho, amor. A gente ria e chorava em momentos difíceis, sempre tentando buscar soluções. Hoje, Araraquara reconhece o seu valor. O nome que está escrito na entrada desta unidade representa muito, representa um profissional ímpar, trabalhador, dedicado, com compromisso e empatia com o outro. Fui muito privilegiada por ter convivido e trabalhado com o dr. Ednan”, finalizou.



Emocionada com as palavras de Eliana Honain, a deputada estadual Marcia Lia (PT), autora da emenda parlamentar que possibilitou a construção da UBS Valle Verde, também enalteceu a pessoa do Dr. Ednan, a quem descreveu como uma pessoa incansável, sensível, corajosa e um grande amigo. “Sabemos da importância de cada equipamento público colocado aqui nessa região, tão populosa. Estamos à disposição desta comunidade. É muito bom saber que essa unidade terá a benção do Dr. Ednan”, afirmou a deputada estadual.

O vereador Paulo Landim (PT), presidente da Câmara Municipal, falou em nome do Executivo. “Hoje estamos dando mais um passo na garantia de direitos fundamentais. Essa UBS foi escolhida como prioridade pela comunidade local no Orçamento Participativo. Foi o povo que escolheu, decidiu o que era mais urgente. Isso é administrar para as pessoas, para a população”, declarou Paulo Landim, mencionando os vereadores presentes: Aluisio Boi (MDB), Emanoel Sponton (Progressistas), Alcindo Sabino (PT), Carlão do Jóia (Progressistas), Fabi Virgínio (PT) e Marchese de Rádio (Patriota).

A solenidade contou também com a apresentação musical do projeto Afrosom, com alunos das oficinas culturais da Secretaria Municipal de Cultura que ocorrem na EMEF Henrique Scabello, do Jardim das Hortências, sob a regência do educador Guilherme Bridarolli e a participação do maestro Luizinho Silva.

Homenagem
“Em nome da minha família, quero agradecer a todos que trabalharam para que esse projeto se tornasse realidade. Meu pai teve três grandes paixões: a família, a medicina e o piano. Entre o piano e a medicina, a medicina falou mais alto. É por isso que essa homenagem dando seu nome a uma unidade de saúde é tão significativa; tanto para nossa família, quanto para todos que o conheceram e conviveram com ele. Não poderíamos imaginar seu nome ligado a nenhuma outra área de atuação, senão a saúde, profissão que ele abraçou e exerceu com tanta dedicação, dignidade e carinho”, declarou Maria Eneida Alves Nogueira, filha do médico Ednan Nogueira, homenageado com a denominação da UBS.

Também estavam presentes a esposa do médico, Delta Alves Nogueira; os filhos José Augusto e Marcelo Alves Nogueira, os netos Paulo, Filipe, Letícia, Beatriz e Luísa Nogueira e as noras Mara Silvia Frabeti Nogueira e Denise Tosetto Nogueira.

O médico Ednan Theodoro Nogueira nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, no dia 9 de junho de 1926 e, ainda pequeno, veio com a família para Araraquara.

Milhares de araraquarenses nasceram sob os cuidados do pediatra, tanto em atendimentos particulares como também na saúde pública.

Faleceu em Araraquara, em 13 de agosto de 2019, aos 93 anos, após décadas de valorosa contribuição para o fortalecimento da área da saúde do município.

WhatsApp Edinho Prefeito