Prefeito recebe equipe da ESALQ/USP que realiza inventário das árvores de Araraquara - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Prefeito recebe equipe da ESALQ/USP que realiza inventário das árvores de Araraquara

O prefeito Edinho recebeu nesta sexta-feira (10), junto com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP de Piracicaba, e as engenheiras agrônomas Giovana Chiavegati, Caroline de Souza Almeida, Maria Clara Guido Ferreira da Silva e Santa da Silva. O objetivo do encontro foi apresentar o Inventário Arbóreo que está sendo realizado pela equipe da universidade em todas as regiões de Araraquara.

De acordo com o prefeito, é a primeira vez na história de Araraquara que esse inventário é elaborado. “Com essa pesquisa e o relatório que será feito posteriormente, será possível saber quantas árvores a cidade tem, como elas estão e quantas árvores ainda podem ser plantadas e em quais locais”. Edinho destaca que a iniciativa deve melhorar a qualidade de vida da população. “É um trabalho fundamental para a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida em Araraquara”.

O prefeito aproveitou para agradecer o trabalho realizado pela universidade em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. “Agradeço muito à equipe do professor Demóstenes, assim como toda a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, nas pessoas do secretário, José Carlos Porsani, da coordenadora de Áreas Verdes e Combate à Poluição, Luciana Fernandes, e do gestor de projetos Márcio Isaías, que estiveram na reunião”.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, reforçou a qualidade do trabalho realizado pela equipe da universidade. “Foi muito importante trazer o professor Demóstenes para Araraquara. O trabalho que ele faz é reconhecido em todo estado, em todo país e até em nível internacional”. Segundo ele, a iniciativa deve ser reconhecida pelo programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado. “Então hoje nós vamos ser reconhecidos no selo VerdeAzul por mais essa missão de ter os dados de Araraquara, a parte climática, os problemas que nós estamos passando hoje que são universais. Esse inventário irá nos ajudar a prevenir muitos desses problemas”.

O secretário destacou o trabalho de manutenção da arborização que já vem sendo feito na cidade. “Nós já retiramos mais de 1.2000 árvores que traziam problema para Araraquara, em compensação nós já fizemos o plantio de mais de 22 mil mudas em toda cidade”. Porsani também agradeceu a parceria com o professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho e toda equipe da universidade.

Diagnóstico da arborização
O professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP de Piracicaba, afirmou que esse trabalho de extensão universitária é muito importante. “Nós da universidade temos uma grande satisfação de poder estender esse tipo de tecnologia, esse tipo de técnica, que é diagnosticar toda arborização por meio de amostragem e por meio de sensoriamento remoto”. De acordo com ele, o inventário arbóreo irá fornecer dados importantes sobre a arborização na cidade. “Então a gente consegue obter dados importantes de onde tem muita árvore e de onde precisa ter, também baseado no microclima, em análises microclimáticas e usando sensoriamento remoto, imagens de satélite que registram temperatura de superfície, nós conseguimos mapear a cidade inteira”.

O professor acrescentou que as manchas mais quentes da cidade devem ser vistas como prioritárias. “Essas áreas serão prioritárias para aumentar a sombra de copas de árvores, para melhorar a saúde e o conforto da população de Araraquara”, concluiu.

WhatsApp Edinho Prefeito