Aproximadamente 500 pessoas curtem o "Ruas de Lazer" no Hortências - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Aproximadamente 500 pessoas curtem o “Ruas de Lazer” no Hortências

O domingo (2) foi de muita diversão na Emef Henrique Scabello, no Parque das Hortências, que recebeu a segunda edição do projeto “Ruas de Lazer”, uma atividade que integra a programação do “Prefeitura nos Bairros”, programa que tem o propósito de levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. Com atividades de esporte, cultura e lazer para toda a família, a ação atraiu aproximadamente 500 pessoas, que aproveitaram uma ampla programação realizada por meio de uma ação conjunta entre várias secretarias municipais da Prefeitura de Araraquara.

O evento contou com diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, cama elástica, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas com os monitores de educação física das Escolinhas de Esportes. As modalidades oferecidas foram atletismo (com o professor Bonifácio), futebol (professores Jaelson e Edmilson), taekwondo (professor Tiago), vôlei (professor Marinho) e xadrez (professor Celso). Para os adultos, por meio do programa “Saúde na Praça”, foram oferecidas aulas de ritmos (com a professora Jéssica) e ginástica geral (professor Daniel). Além disso, o encontro foi marcado por duas apresentações culturais: canto, coral e percussão com o Grupo Afrosom (com regente/educador das Oficinas Culturais Guilherme Bridarolli) e a Orquestra de Violões (regente/maestro Luizinho Silva).

O prefeito Edinho marcou presença do evento e destacou a importância do “Prefeitura nos Bairros” para a região atendida. “Esse é um projeto que tem essa concepção: a Prefeitura vai até o povo, quer ouvir o povo, quer saber as demandas da região e resolver os problemas da região. E também é uma forma de descentralizar o lazer. Os bairros da população trabalhadora geralmente não têm muito acesso ao lazer e essa é uma forma de trazermos mais lazer para as regiões onde é realizado o projeto. Muito obrigado a todos os servidores e servidoras que trabalham para oferecermos políticas públicas para a nossa população”, destacou.

O coordenador de Participação Popular, Renato Ribeiro, destacou que a iniciativa cumpriu seu propósito. “O Ruas do Lazer tem o objetivo de trazer cultura, esporte e lazer para as regiões que mais precisam e foi muito bonito ver a comunidade participando em peso neste domingo. A presença de diversos secretários e gestores é sinal do caráter popular e participativo da gestão do prefeito Edinho, que sempre estimula o fortalecimento da relação entre o governo e a população”, comentou.

O evento também contou com a presença dos vereadores Emanoel Sponton (Progressistas), Aluísio Boi (MDB) e Alcindo Sabino (PT), além de diversos secretários e coordenadores municipais.

Prefeitura nos Bairros

O “Prefeitura nos Bairros” é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Além disso, o programa conta com o plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Além do cadastro para castração de animais, estão disponíveis a divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o “Minha Casa, Minha Vida”, Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas, dentre outros. Seu tempo médio em cada região dura entre 10 e 15 dias.

Região do Hortências

Essa segunda fase da edição 2023 do “Prefeitura nos Bairros”, que foi lançada na última segunda-feira (27), atenderá até esta quinta-feira (6) a região do Parque das Hortências, que envolve ainda os bairros Jardim Cruzeiro do Sul 1 e 2, Jardim Del Rei, Jardim Arco Íris, Jardim Athenas, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Dumont, Jardim Esplanada, Jardim Ieda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre, Vila Bonilha, Adelino Silva, Condomínio Satélite e Residencial Nossa Senhora Aparecida.

Enquanto as equipes de manutenção e zeladoria atuam nas ruas da região, o atendimento social é oferecido na Emef Henrique Scabello, no Hortências, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30.

WhatsApp Edinho Prefeito