Edinho reforça apoio à inclusão e à luta contra o preconceito em caminhada de conscientização do autismo - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho reforça apoio à inclusão e à luta contra o preconceito em caminhada de conscientização do autismo

O domingo de céu azul garantiu o tom da caminhada que marcou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, dia 2 de abril.  O evento, organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara), com o apoio da Prefeitura de Araraquara, através da Assessoria de Políticas para Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular e o Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”, teve início às 8 horas, no Paço Municipal.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi estabelecido mundialmente em 2007, com o objetivo de difundir informações para a população sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno. A caminhada acontece em nosso município desde 2017. 

Karina Maia, coordenadora do Centro de Referência do Autismo, recepcionou os presentes destacando o evento como a forma de promover a inclusão e a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas especificidades e uma oportunidade para lembrar a todos que a inclusão é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O prefeito Edinho reforçou a importância da caminhada, porque, segundo declarou aos presentes na concentração do evento, a iniciativa destaca a pauta do autismo chamando a atenção da população para a luta contra o preconceito.

“O autismo sempre foi uma pauta importante para nosso governo; foi uma das primeiras agendas que fiz quando assumi a prefeitura em 2017. Me reuni com as mães e pais de crianças autistas para entender melhor a questão, ouvir e conversar sobre a importância da implementação de políticas públicas direcionadas”, declarou Edinho. “Lá, assumi o compromisso e cumprimos de criação do Centro de Referência do Autismo, o primeiro com atendimento SUS no nosso estado. Claro que ainda temos muito o que caminhar. Na administração pública existe construção cotidiana. E hoje, mais uma vez, na tradicional caminhada pela conscientização do autismo, nós reafirmamos nosso propósito de, juntos, continuarmos lutando por melhorias nas mais diversas vertentes por uma sociedade realmente mais igualitária, justa e sem preconceitos”, enfatizou o prefeito.

Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, também destacou a importância de manifestações públicas que disseminam informação sobre o autismo, como ferramenta de combate ao preconceito e garantia de inclusão.

“Essa iniciativa é importante para sensibilizar a população como um todo. Nosso governo busca a inclusão, para que todos tenham seus direitos garantidos, em todas as áreas. Por isso, criamos o Centro do Autismo, por isso implementamos políticas públicas de inclusão e garantia de respeito à pessoa com autismo. Gostaria de agradecer ao prefeito por essa sensibilidade, aos vereadores que tanto nos apoiam, a Ampara e todos os presentes neste evento”, ressaltou Eliana.

O vereador Emanoel Sponton (Progressistas) também saudou os presentes na concentração da caminhada, representando a Câmara Municipal, destacou a relevância do evento e de seu significado para a conscientização e para luta em defesa dos direitos das pessoas com autismo.

Também participaram do ato, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Boi (MDB), e o vereador Alcindo Sabino (PT).

Pouco depois do breve ato na concentração da caminhada, os participantes saíram em direção à Rua Nove de Julho com faixas e cartazes, acompanhado da Carreta da Alegria, que garantiu a animação das crianças e também dos adultos, seguindo até o Parque Infantil, onde atrações de recreação aguardavam as famílias. As crianças aproveitaram os brinquedos infláveis, acompanhados de pipoca e algodão doce.

WhatsApp Edinho Prefeito