Em Araraquara, Simone Tebet comanda debate sobre reforma tributária - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Em Araraquara, Simone Tebet comanda debate sobre reforma tributária

Na tarde desta quinta-feira (13), o Centro Internacional de Convenções de Araraquara “Dr. Nelson Barbieri”, localizado no Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR), recebeu um debate que contou com a participação de Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, que foi recebida pelo prefeito Edinho para abordar o tema da reforma tributária no Brasil. Antes do debate, ela comandou a Aula Magna da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr), Campus Araraquara – Unesp. 


A solenidade no CEAR contou com a presença de lideranças políticas de todo o estado de São Paulo, o que foi elogiado pela ministra. “Vocês, simplesmente por estarem aqui, já falam que estão preocupados com o Brasil, que estão preocupados com uma reforma tributária que seja justa. Vocês sabem do momento histórico que estamos vivendo, sabem da necessidade de recursos virem para o Brasil, em outros parâmetros, e estão acima de tudo aqui, em uma tarde ensolarada, para dizerem que amam o Brasil, mas querem um Brasil diferente do que estamos vendo. Agradeço imensamente ao carinho do prefeito Edinho e digo que essa é a cara do Brasil que nós queremos, um Brasil que ama a democracia e, embora tenhamos posições ideológicas diferentes, partidos diferentes, nos somamos em uma amizade fraterna em nome do Brasil que nós queremos, um Brasil inclusivo, um Brasil que não deixe ninguém para trás, que não admite ser o celeiro do mundo e que tem que dormir todas as noites vivenciando a triste realidade de ter cinco milhões de crianças passando fome no país”, apontou.

Simone Tebet citou duas frentes fundamentais para se buscar a justiça social no Brasil, sendo a primeira o arcabouço fiscal, que é um conjunto de regras que têm como objetivo evitar o descontrole das contas públicas. “Estamos em um momento muito importante. Temos duas balas fundamentais para alavancar o crescimento e gerar emprego no Brasil. Temos uma bala de bronze, que é o arcabouço fiscal. É um nome estranho, mas nada mais é do que arrumar a própria casa. É olhar para dentro da máquina pública e falar se estamos gastando muito ou estamos gastando pouco. É falar se estamos gastando muito em políticas ineficientes que nem são de interesse do povo brasileiro e estamos deixando de atingir ações relevantes e projetos prioritários e estamos colocando pouco dinheiro onde a população mais precisa. Quando falamos de arcabouço fiscal, não estamos falando de cortar gastos. Estamos falando que o Brasil gasta muito e gasta mal. Está na hora do Brasil gastar bem o pouco dinheiro que tem, que é fruto do suor e do trabalho do povo brasileiro que paga seus impostos”, ressaltou.

Para ela, o segundo fator fundamental para essa meta está na reforma tributária. “Tem uma bala ainda mais importante, que é a bala de prata. Ela que vai matar o monstro do desemprego, da miséria, da desigualdade social. Ela que vai permitir que as indústrias brasileiras sejam competitivas com indústrias internacionais, que indústrias brasileiras possam se instalar novamente no interior de São Paulo, no Nordeste brasileiro, gerar emprego e renda. Não haverá crescimento duradouro no Brasil se não tivermos um arcabouço tributário eficiente. Me perguntam porque eu acredito que essa reforma tributária vai sair agora, se há 30 anos falamos de reforma tributária. A resposta é que o sistema tributário no Brasil foi fazendo puxadinhos e virou um manicômio, foi fazendo puxadinhos e a casa vai cair porque não temos alicerce. O alicerce não comporta tanto puxadinhos, que leva a renúncias fiscais de quase 400 bilhões de reais”, justificou.

Presença marcante

O prefeito Edinho destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela ministra. “A ministra Simone Tebet tem uma importância significativa para o Brasil, para a reconstrução e reorganização do Estado brasileiro, para a reconstrução das políticas públicas do nosso país, na construção das diretrizes da política econômica, na construção das diretrizes de uma reforma tributária que é tão importante para o Brasil como de outras reformas. A ministra, na minha avaliação, é hoje uma das maiores lideranças da república brasileira, uma mulher que ocupa um cargo de extrema relevância, que nos orgulhou e orgulhou todas as mulheres brasileiras ao disputar as últimas eleições presidenciais, que foi fundamental na construção de uma ampla aliança democrática no Brasil e é hoje um símbolo de uma base democrática para que o presidente Lula possa liderar o Brasil nessa difícil missão de reunificar o povo brasileiro e de isolar as forças antidemocráticas que muitas vezes persistem em afrontar a nossa democracia”, analisou.

O debate também contaria com a presença do deputado federal Baleia Rossi (MDB), autor da PEC 45/2019, a chamada PEC da Reforma Tributária, que altera o sistema tributário nacional. O deputado, no entanto, não pôde estar presente por conta de uma forte gripe. Ele foi representado pelo prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), que é presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, que destacou a importância do debate. “Esse auditório lotado representa o carisma e o carinho que a Simone Tebet representa para todos os brasileiros. É muito importante a população de Araraquara e região reunida para ouví-la e o Edinho está de parabéns. Sempre digo que temos três etapas que devem ser cumpridas na nossa vida pessoal e também na nossa vida profissional. Sempre temos, diante de problemas e adversidades, que fazer um diagnóstico. Com o diagnóstico, fazemos um planejamento e, com ele, finalizamos para a ação. O presidente Lula colocou em Simone Tebet a maior responsabilidade de todas, que é de fazer o diagnóstico e o planejamento desse país. O planejamento é a etapa mais importante para que possamos ter igualdade social”, ressaltou.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), elogiou o tema proposto para o debate. “A reforma tributária é muito importante e penso que devemos taxar o tabagismo porque a saúde hoje está debilitada e devemos começar a pensar em taxar o tabagismo, assim como taxar também as grandes fortunas”, opinou.

O vereador Aluisio Boi (MDB), vice-presidente da Câmara de Araraquara, também valorizou a presença da ministra. “Tenho certeza de que o exemplo da vinda da ministra hoje vai servir para motivar o empoderamento das mulheres. Vemos muitas mulheres aqui e vemos a esperança da renovação da política com as mulheres presentes e isso é fundamental, mas acima de tudo destaco aqui a capacidade, coesão, equilíbrio, ética, trabalho e respeito que a Simone Tebet representa”, pontuou.

O deputado estadual Léo Oliveira (MDB) também falou sobre a importância da presença da ministra. “Eu sou um elo aqui hoje dessa grande corrente representada por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, vereadoras, lideranças políticas, para ouvir um pouco mais sobre a PEC 45, que foi apresentada pelo nosso líder, o deputado Baleia Rossi. Essa PEC trata da reforma fiscal, da transformação do nosso sistema tributário tão complicado para um sistema mais justo e mais eficaz. Somente com a aprovação dessa reforma nós teremos mais avanços para o destravamento da nossa economia e um Brasil mais justo e igualitário para todos”, frisou.

A deputada estadual Thainara Faria (PT) se mostrou orgulhosa por recepcionar Simone Tebet em Araraquara. “Sabemos que a política é solitária para nós, mulheres, mas assistir seus vídeos na defesa do povo brasileiro na CPI da Covid, ver a sua postura enquanto mulher pública que dedicou de fato a maior parte dos seus anos de vida a defender os nossos direitos, é um orgulho para nós. Estou muito honrada em partilhar essa mesa com você e digo que, se podemos ter um país onde temos políticas como a Simone Tebet, temos que agradecer, apoiar, acompanhar e ouvir o que ela tem a dizer”, falou.

Luizinho Noli (PL), prefeito de Santa Lúcia e presidente do Consórcio de Municípios da Região Central (CONCEN), se prontificou a colaborar com as ações do governo federal. “Coloco o nosso consórcio à disposição para as ações do governo. Se precisar de nós, dos prefeitos dos nossos municípios da região central, estamos à disposição. Seja bem vinda à nossa região”, resumiu.

O encontro contou ainda com a presença dos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Carlão do Jóia (Patriota), João Clemente (PSDB), Edson Hel (Cidadania), Gerson da Farmácia (MDB) e Luna Meyer (PDT), além de secretários, coordenadores, gestores e servidores municipais. Também marcaram presença prefeitos e vereadores das cidades de São Joaquim da Barra, Bebedouro, Cássia dos Coqueiros, Bauru, Brodowski, Cordeirópolis, São Simão, Guatapará, Jaboticabal, Américo Brasiliense, Dois Córregos, Bariri, Pederneiras, Santa Rosa do Viterbo, Itapuí, Jaboticabal, Gavião Peixoto, Ibitinga, Monte Alto, Guariba, Trabiju, Nova Europa, Corumbataí, Jaú, Serrana, Cajuru, Leme, Boa Esperança do Sul, Itápolis, Tabatinga, Monte Azul Paulista, Guará, Dobrada, Ribeirão Bonito, Motuca, Borborema, Ribeirão Corrente e Taquaritinga.

WhatsApp Edinho Prefeito