Edinho assina ordens de serviços para fomentar cicloturismo em Bueno de Andrada - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho assina ordens de serviços para fomentar cicloturismo em Bueno de Andrada

O prefeito Edinho, secretários e coordenadores municipais participaram, na manhã de sábado (15), na Emef Eugênio Trovatti, no Distrito de Bueno de Andrada, da assinatura das ordens para início das obras de implantação de área de convivência e apoio turístico no Distrito de Bueno e de sinalização para o cicloturismo no município de Araraquara. São dois convênios com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens, que somam pouco mais de R$ 752 mil e tem como objetivo o fomento turístico da região.

Desde 2017, Araraquara é classificada pelo Governo do Estado como um município de interesse turístico. Além do polo gastronômico estabelecido no Distrito, tendo como atração principal as Coxinhas de Bueno, cerca de 30 mil ciclistas rodam pelas estradas rurais da região, com concentração maior nos fins de semana.

A primeira ordem de serviço garante o início das obras de implantação de uma área de convivência e apoio turístico na Avenida Doutor Nilo Rodrigues da Silva, no pátio de estacionamento da Estação Ferroviária de Bueno de Andrada. E a segunda ordem de serviço é para a sinalização turística para o cicloturismo, com fornecimento, confecção, transporte e instalação de placas de sinalização turística e de conscientização ambiental, totens de identificação no início dos circuitos e balizadores de solo com impressão de sistema QR Code.

O prefeito Edinho agradeceu os presentes, a acolhida da equipe da Emef e ressaltou a importância dos dois projetos para o desenvolvimento turístico da região.

“É um dia especial para nós que sempre acreditamos no potencial turístico de Bueno de Andrada. É um passo importante para a profissionalização do turismo que nasceu e cresceu de forma espontânea aqui em Bueno. Esse recurso do governo estadual é resultado de uma articulação de anos e um reconhecimento ao potencial de Bueno. Vamos construir um local de acolhimento e uma estrutura de orientação turística”, enfatizou Edinho. ”O potencial turístico de Bueno se destaca pelas fazendas com traços da arquitetura do século XIV, depois se caracterizou pelo turismo gastronômico, por conta das Coxinhas Douradas que ganharam notoriedade com artigo do escritor Ignácio de Loyola Brandão. Essas iniciativas vão incrementar as atividades nesta região, que hoje já é o mais importante ponto turístico de Araraquara”, avaliou o prefeito, que, juntamente com a engenheira civil Danila de Freitas Santos, representante da empresa Araplan Engenharia e Gerenciamento, assinou as ordens de serviço.

Além de Edinho, também fizeram parte da frente de autoridades, o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Landim (PT); o coordenador de Indústria, Comércio, Tecnologia e Turismo, Alexandre Kopanakis, representando no ato o vice-prefeito e secretário do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Damiano Neto; o presidente da Morada do Sol Turismo Eventos e Participações S/A, Manoel de Araújo Sobrinho, e a presidente do Conselho Municipal do Turismo de Araraquara (Comtur), Luciana Nucci de Paula.

Todos ressaltaram a relevância dos projetos no fomento do potencial turístico de Bueno, principalmente do cicloturismo rural, que foi uma demanda apresentada pelo Comtur, a partir dos debates da Conferência Municipal de Turismo.

O evento terminou com apresentação de maracatu com o Grupo Sementes Crioulas, regido pelo professor Jorge Rufino, um trabalho desenvolvido pelas Oficinas Culturais gratuitas do município, no Valle Verde.

WhatsApp Edinho Prefeito