Emoção marca entrega da nova sede dos cooperados da Sol Nascente - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Emoção marca entrega da nova sede dos cooperados da Sol Nascente

Um sábado (15) de festa e muita emoção para os cooperados e familiares marcou a entrega da nova sede da Sol Nascente, com a presença do prefeito Edinho, secretários, coordenadores municipais e demais autoridades. A Cooperativa Social de Trabalho em Recuperação de Materiais dos Egressos Prisionais de Araraquara Sol Nascente é um dos empreendimentos incubados pela Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS), vinculada à Coordenadoria Executiva do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, da Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico.

O objetivo da Sol Nascente, fundada eformalizada no ano de 2020, com o objetivo de inserir egressos e egressas prisionais do Estado de São Paulo no mercado econômico, por meio do trabalho fundamentado no interesse geral da sociedade, oportunidade que muitas vezes é negada a essas pessoas, vítimas da discriminação e do preconceito.

O espaço, localizado na Avenida Nossa Senhora Aparecida, 133, no Jardim Pinheiros, foi criado na gestão municipal anterior como área de convivência utilizada pelos familiares em visita aos reeducandos da Penitenciária, mas estava desativado. A área pertence à Prefeitura que, por meio da IPECS, concedeu permissão de uso à cooperativa para que o grupo construísse a sede própria para realizar suas atividades, incluindo formação, manutenção de horta orgânica, compostagem e guarda de equipamentos, além de receber novos egressos advindos da unidade penitenciária, orientando-os após o cumprimento da pena.

Em sua fala no ato de descerramento da placa, que teve como cerimonialista a coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, o prefeito Edinho relembrou que o espaço há havia sido criado para acolhimento das famílias dos egressos, estava sem destinação e agora está sendo reinaugurado para continuar cumprindo sua função inicial, além de criar oportunidade de reinserção dos egressos na sociedade e no mercado de trabalho. Ele também agradeceu as parcerias de empresários que participaram da iniciativa.

“Para ocupar um cargo público, tem que ser empatia. E a herança do gestor público, é o legado que deixamos. É preciso ter coragem, porque tratamos muitas vezes de temas difíceis. Todos nós cometemos erros e temos que pagar por eles. Mas depois disso, temos que ter uma segunda chance, ter direito ao trabalho. Até onde eu sei, o Brasil não tem pena de morte. E se quem cometer um erro na vida não tiver direito à segunda chance, estaremos decretando a pena de morte dessa pessoa. Mas infelizmente, a sociedade é hipócrita. Se a pessoa pagou pelo seu crime, pelo seu erro, a pessoa tem que ter direito a recomeçar, tendo direito ao trabalho. Fizemos no nosso governo o programa dos apoiadores de combate à dengue e dos apoiadores de combate à Covid com os egressos. A porta de saída para o egresso que trabalhou nesses nossos programas de reinserção é o cooperativismo, que é a porta de entrada para a construção da dignidade”, declarou o prefeito.

A deputada estadual Thainara Faria (PT), também presente no evento, parabenizou os cooperados e familiares pela conquista e enalteceu o trabalho que vêm realizando na cooperativa. “Quero aproveitar, em nome do Estado de São Paulo que hoje aqui representou, para também pedir desculpas a cada pessoa egressa do sistema prisional, porque, para chegar nesse ponto, é porque o Estado falhou, porque todas as outras políticas públicas do Estado falharam”, disse a deputada estadual. “Todos têm direitos e deveres.  Os deveres com o Estado, vocês já cumpriram”, acrescentou.

O presidente da Câmara, vereador Paulo Landim, também falou aos presentes, enaltecendo a importância do cooperativismo. “ O cooperativismo é o progresso desse país. E isso que estamos vendo aqui é a cara do nosso governo, que pensa nas pessoas que mais precisam.

O presidente da Sol Nascente, Edgar Gomes Martins, um dos fundadores da cooperativa, agradeceu os presentes na festa de entrega da nova sede, especialmente o prefeito Edinho e todos os parceiros que possibilitaram mais essa conquista dos cooperados. “O prefeito Edinho sempre teve a sensibilidade de olhar para as pessoas em situação de vulnerabilidade e as discriminadas. Por isso, admiro o prefeito como pessoa e como um líder. Essa conquista é fruto do trabalho e da luta de todos nós da cooperativa”, declarou.

O tesoureiro e também fundador da Sol Nascente, Mooslin Ribeiro Batista, também agradeceu emocionado os convidados e destacou a importância da cooperativa para os egressos do sistema prisional. “O egresso tem capacidade de mudar de vida, o que falta é oportunidade.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, fez um pronunciamento em nome dos demais secretários presentes, enfatizando a importância do cooperativismo e das políticas públicas de reinserção no mercado de trabalho.

O secretário municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, e o vereador Alcindo Sabino (PT) também estiveram à frente no ato de descerramento da placa de inauguração da nova sede.

Após o ato, a festa continuou com brinquedos infláveis, pipoca, cachorro quente e refrigerante para diversão das famílias que prestigiaram a festa.

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito