Edinho e Eliana Honain visitam obras do novo NGA3 e Ambulatório Trans
O prefeito Edinho e a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, visitaram na manhã desta quinta-feira (20) as obras do novo NGA3 e do ambulatório trans, que estão em fase de acabamento no bairro do Quitandinha. Ambos são demandas eleitas no Orçamento Participativo (OP).
O investimento total é de aproximadamente R$ 5.3 milhões, que vão garantir estrutura completa para o atendimento de especialidades oferecidos no NGA3, incluindo salas de administração, de medicações e de reuniões, consultórios e sala de espera, além de vestiários e sanitários feminino e masculino, lavanderia, cozinha, refeitório, entre outras instalações. O novo espaço para especialidades atende demanda da plenária temática da Cidade do OP. Já o ambulatório Trans, cuja implantação atende demanda da plenária temática LGBTQIA+, contará com consultórios, sala de espera, sanitários masculino e feminino, e copa, entre outras instalações.
“Essa é a maior obra da saúde da história de Araraquara, que não vai precisar se preocupar com estrutura para atendimento de especialidades até o final da primeira metade do século 21. E aqui teremos o ambulatório trans para atender toda a nossa população e também a nossa região. Hoje, o NGA 3 funciona num prédio antigo, na Rua Padre Duarte com a Avenida José Bonifácio, um prédio antigo, da década de 70, que não atende mais a nossa população e a população da região. E nós somos referência regional”, declarou o prefeito.
Eliana Honain também destacou a estrutura que está sendo construída, já em fase de acabamento, ressaltando que serão 52 consultórios no prédio.
No NGA3, os serviços oferecidos incluem atendimento secundário especializado nas modalidades de cirurgia vascular, cirurgia gástrica, cirurgia ortopédica, cirurgia plástica, cardiologia adulto e infantil, dermatologia, endocrinologia, neurologia adulto, nutrição, oftalmologia, otorrinolaringologia, nefrologia, pneumologia adulto e infantil, reumatologia e urologia.
O atendimento no ambulatório trans contará com equipe multidisciplinar, por assistente social, psicólogo, psiquiatra, endocrinologista, ginecologista, fonoaudiólogo e urologista, de acordo com a portaria do Ministério da Saúde que regulariza o processo transexualizador.
A nova sede do NGA3 e o Ambulatório Trans funcionarão no antigo Centro de Educação Profissionalizante de Araraquara (Cepar), no Quitandinha, na Avenida Alfredo Coelho de Oliveira, esquina com a Rua Hélio Morgante.
Também estiveram na obra, o vice-prefeito Damiano Neto, secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e os secretários municipais Sálua Kairuz, do Desenvolvimento Urbano; Sérgio Pelícolla, de Obras e Serviços Públicos, e Marcelo Mazetta de Direitos Humanos e Participação Popular.