Orçamento Participativo elege reforma e ampliação do CER Zilda Martins Pierri - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Orçamento Participativo elege reforma e ampliação do CER Zilda Martins Pierri

O CER Zilda Martins Pierre, no Jardim Paraíso, será reformado e ampliado. Com 80 votos, a obra venceu outras cinco propostas e foi eleita na primeira Plenária Regional da edição 2023 do Orçamento Participativo, programa onde a população elege os investimentos a serem feitos pela Prefeitura. A plenária, que teve a participação de 190 pessoas, foi realizada na noite desta segunda-feira (28), na própria unidade escolar.

O prefeito Edinho parabenizou a comunidade pelo engajamento. “O CER Zilda Martins Pierre atende toda essa região e de fato é uma demanda muito importante. Não que as outras propostas não sejam, mas passou essa e a população escolheu essa como prioridade um. Eu fico muito feliz em ver como Araraquara abraçou o Orçamento Participativo como uma forma de governo. É uma forma de governar com o povo, uma forma de governar ouvindo o povo. Ao invés do poder ficar na mão do prefeito, dos secretários, dos vereadores, o poder é exercido pelo povo. É o povo organizado, é a população organizada que escolhe o que é importante para a cidade”, comentou.

A Região 1 do Orçamento Participativo envolve os bairros Jardim Paraíso 1 e 2, Residencial Vale do Sol, Residencial Águas do Paiol, Altos do Jaraguá, Jardim Nova Araraquara, Residencial Élvio Lupo 1 e 2, Nascente do Jaraguá, Jardim São Bento, Parque Arcos da Lapa, Parque Arpoador, Parque Atlanta, Parque Tropical, Residencial Acapulco, Parque Igaçaba, Estância das Rosas, Vitta Residencial, Jardim Maria Luiza 1, 4 e 5, Jardim Botânico, Bosque da Saúde, Buona Vita do Horto, Cambuí, Cidade Jardim, Condomínio Gran Village, Damha 1, 2 e 3, Flamboyants 1 e 2, Portal das Araucárias, Residencial Riacho Doce, Chácara Flora, Parque Planalto e Recanto dos Nobres.

Essa foi a primeira Plenária Regional do ano. Ao todo, serão 11 plenárias onde serão votados as obras ou programas baseados nas prioridades eleitas em 27 reuniões na fase sub-regional. A fase sub-regional do programa apontou quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo).

Além das plenárias sub-regionais e regionais, OP 2023 conta com sete plenárias temáticas. A primeira temática do ano foi a Plenária Temática das Mulheres, que foi realizada em março e elegeu a ampliação do espaço Quilombo Rosa. No último dia 10, foi realizada a Plenária Temática da População Negra, que elegeu a construção de uma sede para o Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”. Na última quinta (18), a Plenária das Pessoas com Deficiência elegeu a ampliação do Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”. As outras temáticas são as Plenárias da Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade.  A última plenária do ano está prevista para 6 de julho.

Também participaram da plenária a deputada estadual Thainara Faria (PT); o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, o vereador Paulo Landim (PT); os vereadores Alcindo Sabino (PT) e Guilherme Bianco (PCdoB), além de secretários, coordenadores e gestores municipais.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

A programação completa é divulgada no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.

WhatsApp Edinho Prefeito