Orçamento Participativo: Região do Selmi Dei elege reforma e ampliação do Caic Rubens Cruz - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Orçamento Participativo: Região do Selmi Dei elege reforma e ampliação do Caic Rubens Cruz

O Caic Prefeito Rubens Cruz, no Jardim Roberto Selmi Dei, será reformado e ampliado. A obra foi eleita na plenária da Região 3 do Orçamento Participativo, programa que permite à população eleger as obras ou programas que receberão investimentos da Prefeitura. A plenária, que contou com a participação de 267 pessoas, foi realizada na noite desta segunda-feira (29), na própria unidade escolar.

O prefeito Edinho destacou que a plenária foi emocionante e as pessoas presentes demonstraram solidariedade com a proposta que foi eleita. ” O Orçamento Participativo não é só a escolha de uma obra. Além de ser uma forma de governar a cidade onde chamamos o povo para exercer o poder, chamamos o povo para que ele decida o que é importante para a cidade, também é um processo pedagógico. É onde a população aprende a entender que a Prefeitura não consegue resolver todos os problemas de uma única vez, que a Prefeitura faz a gestão de recursos que são limitados. A cidade tem centenas de problemas para serem resolvidos, mas o que fazemos é chamar o povo para que ele escolha, em cada região ou em cada plenária temática, aquilo que é mais importante naquele momento. É um processo pedagógico, de educação popular, de educação social. Foi isso que vivenciamos nessa plenária, que foi linda e emocionante”, explicou.

A Região 3 do Orçamento Participativo envolve os bairros Jardim Roberto Selmi Dei 1, 2, 3, 4, 5 e 6, Jardim São Rafael, Jardim São Rafael II, Jardim Serra Azul, Condomínio Vereda do Campo, Jardim Boa Vista, Jardim dos Oitis, Jardim Indaiá, Jardim São Francisco, Jardim Veneza, Residencial Monte Carlo, Residencial Reserva do Campo, Residencial Santa Luzia, Veredas do Campo, Jardim Adalberto Roxo 1 e 2, Jardim Boa Vista 2 e Residencial Vista do Horto.

Essa foi a segunda Plenária Regional do ano. Na primeira, realizada na última segunda-feira (22), a Região 1 elegeu como prioridade a reforma e ampliação do CER Zilda Martins Pierre, no Jardim Paraíso.

Ao todo, serão 11 plenárias onde serão votados as obras ou programas baseados nas prioridades eleitas em 27 reuniões na fase sub-regional. A fase sub-regional do programa apontou quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo).

Além das plenárias sub-regionais e regionais, OP 2023 conta com sete plenárias temáticas. A primeira temática do ano foi a Plenária Temática das Mulheres, que foi realizada em março e elegeu a ampliação do espaço Quilombo Rosa. No último dia 10, foi realizada a Plenária Temática da População Negra, que elegeu a construção de uma sede para o Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”. No último dia 18, a Plenária das Pessoas com Deficiência elegeu a ampliação do Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”. As outras temáticas são as Plenárias da Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade.  A última plenária do ano está prevista para 6 de julho.
Na plenária desta segunda, estiveram presentes a deputada estadual Thainara Faria (PT); o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT); os vereadores Aluisio Boi (MDB), Alcindo Sabino (PT) e Fabi Virgílio (PT); além de secretários, coordenadores e gestores municipais.

Próxima plenária

A próxima Plenária Regional do Orçamento Participativo está marcada para a próxima segunda-feira, 5 de junho, no CER Leonor Mendes de Barros (Parque Infantil), no Centro. A plenária decidirá a prioridade da Região 5, que inclui as sub-regiões do Centro e do Santa Angelina. Estão incluídos também os bairros São Geraldo, Jardim das Oliveiras, Vila Ferroviária, Jardim Maracanã, Vila Godói, Jardim Nova América, Vila Higia, Domingos Sávio I e II, Conjunto Habitacional Prof. Hermínio Pagotto, Residencial Parque da Fonte, Fonte, Vila Del Fiori, Jardim Biagioni, Vila do Servidor, Jardim Dom Pedro, Vila Girassol, Jardim Independência, Vila Harmonia, Jardim Primavera, Vila José Bonifácio, Jardim Residencial Barbugli, Vila Nina, Jardim Santa Rita de Cássia, Vila Yamada, Jardim Tangará, Loteamento Eldorado e Loteamento São Francisco.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

A programação completa é divulgada no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.

WhatsApp Edinho Prefeito